Sirtuins são enzimas proteicas das quais você provavelmente nunca ouviu falar, ou talvez já tenha ouvido falar, mas nas últimas semanas e em conexão com a perda de peso da cantora Adele . Sua nova imagem revolucionou a mídia, que foi rápida em comentar que a causa dessa mudança é que a artista segue uma dieta chamada "sirtfood", a dieta sirtuin.

Na verdade, essas enzimas estão sendo investigadas por muitos anos agora, principalmente relacionado a envelhecimento retardado e longevidade, e ligado à restrição calórica. A teoria em que se baseia a dieta alimentar afirma que existem diferentes compostos nos alimentos que ativam a produção dessas enzimas. Especificamente, eles estimulam a SIRT1, que é o gene que codifica essas proteínas, que por sua vez têm um efeito antiinflamatório e de aumento metabólico em situações de obesidade e intolerância à glicose.

1. A "dieta sirtuin" ajuda a perder peso?

Muitos dos estudos se concentram não apenas na perda de peso, mas em obter tratamentos eficazes para diabetes e melhorar a expectativa de vida das pessoas com alto risco cardiovascular. Também são possíveis alvos terapêuticos em patologias associadas ao envelhecimento, nas quais podem melhorar a qualidade de vida nos últimos anos.

Na Espanha, a Universidade de Navarra realizou estudos sobre como a restrição calórica ativa a SIRT1 em pessoas obesas, favorecendo perda de peso e redução do estresse oxidativo. Se essa ativação pode ser induzida com alimentos (em vez de restrição calórica) está sendo estudado, mas a pesquisa ainda não é conclusiva em humanos.

2. O que é a "dieta sirtfood"?

The Sirtfood Diet é o livro de dois médicos britânicos, Aidan Goggins e Glen Matten, que propõem uma dieta com notável restrição calórica, baseada em sucos verdes e alguns alimentos que favorecem a ação dos sirtuins. Tornou-se famoso porque foi seguido por Adele, a chef de mídia Lorraine Pascale ou a modelo Jodie Kidd.

3. Por que você perde tanto peso?

A dieta anuncia que você perde mais de 3 kg por semana. É por causa dos sirtuins? Não. Extremamente hipocalórica (nos primeiros dias mal chega a 1.000 kcal), é uma dieta muito pobre em carboidratos. Isso supõe um esgotamento do glicogênio hepático e muscular junto com a água que o acompanha, e é isso que produz a perda de peso tão notável.

4. O que exatamente as sirtuínas fazem?

As sirtuínas são enzimas proteicas que modificam outras proteínas de uma forma que reduz o estresse oxidativo nas células e as ajuda a sobreviver em condições adversas. Eles promovem o reparo do DNA e aumentam sua eficiência energética.

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5. Qual é a relação entre sirtuins e longevidade?

Muita literatura científica relaciona os sirtuins a uma vida mais longa e saudável, graças à proteção celular que eles conferem. Mas quase todas as pesquisas estão relacionadas à restrição calórica (não à dieta) e ainda há muito pouca pesquisa de qualidade em humanos.

6. E eles não têm nada a ver com perda de peso?

Sabemos que SIRT1 e 3 são ativados por restrição calórica (que causa perda de peso em si) e que sua produção melhora problemas metabólicos, como glicose alta no sangue. Em teoria, se eles podem ser ativados com alimentos, nenhuma restrição é necessária.

7. As evidências científicas são consistentes?

Não, em humanos ainda não temos evidências conclusivas de que isso realmente acontece. De fato, vemos que a dieta que estamos discutindo é muito hipocalórica em várias de suas fases, razão pela qual continua a recorrer à restrição calórica para conseguir essa ativação dos SIRTs.

8. Quais alimentos contêm sirtuínas?

Alimentos vegetais ricos em antioxidantes são os que mais ativam a SIRT1. Não contêm sirtuínas, mas compostos, como alguns polifenóis, capazes de ativar sua produção. Alguns são couve, frutas vermelhas, chá verde e azeite de oliva extra virgem.

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9. E o vinho tinto?

Por mais que o vinho tinto contém polifenóis, que podem ativar a SIRT1, recomendando que não seja uma opção, pois quanto menos álcool melhor. Podemos encontrar polifenóis em outros alimentos sem consumir uma bebida alcoólica: uvas e outras frutas, cebolas, legumes, etc.

10. É razoável basear a dieta nesses alimentos?

Eles são alimentos saudáveis ​​e seu consumo é aconselhável (exceto vinho). Mas também existem muitos outros alimentos saudáveis ​​que essa seleção deixa de fora e não há razão para excluí-los, ainda mais quando não há evidências científicas conclusivas para apoiar a "dieta Sirtfood".

As evidências científicas relacionam a ativação da produção de sirtuína com uma restrição calórica, portanto, a estratégia de jejum intermitente (em voga nos últimos anos) poderia funcionar a esse respeito, de acordo com o Dr. Martin Wegman, da Universidade da Flórida.

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