Publicado em 3/15/2019 8:30:35 CET

MADRID, 15 de março (EDIZIONES) –

Se ouvirmos sobre a melatonina, se sabemos, a primeira coisa que nos vem a cabeça são as palavras "dormir" e "dormir". É um hormônio produzido em nosso cérebro, especificamente no nível da glândula pineal. Sua produção e consequente secreção são realizadas de acordo com o nosso ritmo circadiano; isto é, do nosso ritmo de sono-vigília.

"É importante para a nossa saúde porque regula o ritmo sono-vigília, pelo que a sua produção começa em resposta à escuridão, isto é, quando a luz ambiente começa a diminuir e é máxima entre 2 e 4 horas Aproximadamente, seu déficit pode causar distúrbios para adormecer ", diz Juana Carretero, vice-presidente da Sociedade Espanhola de Medicina Interna (SEMI), com o resultado de . World of Dream, que é comemorado nesta sexta-feira.

É conhecido como o "hormônio do sono", admite ele, e os únicos distúrbios para os quais a melatonina é cientificamente comprovada são para crianças com distúrbios do sono, e que têm autismo ou algum tipo de retardo mental. Também é usado para pessoas cegas com distúrbios do sono, acrescenta. Ultimamente é amplamente utilizado na insônia de idosos e para regular o sono em pessoas que trabalham em turnos rotativos, relata o especialista.

Além disso, o Dr. Carretero lembra que a Sociedade Britânica de Psicofarmacologia recomenda a melatonina como um tratamento inicial para a insônia, e somente se falhar, diz que outras drogas devem ser iniciadas como indutor do sono.

Outros usos para aqueles poderiam ser benéficos como ele acrescenta, são para a regulação do nosso ritmo circadiano depois de uma viagem transoceânica, isto é, para nos ajudar contra o conhecido "jet lag"; bem como para prevenir enxaquecas; para tratar inquietação ou nervosismo associados à cessação do tabagismo; ou para evitar queimaduras solares

COMO O FATO DO CORPO

O chefe da Sociedade Espanhola de Medicina Interna explica neste contexto que a melatonina começa a ser fabricada após o terceiro ou quarto mês de nascimento, e desde lá aumenta progressivamente até os 3 anos de vida. Mais tarde, diz que permanece estável até a idade adulta, e é a partir dos 35 anos, como acontece com outros hormônios, quando seu nível diminui naturalmente. De fato, chama a atenção para o fato de que, em pessoas com mais de 75 anos, a concentração de melatonina é apenas um quarto do que uma pessoa pode apresentar na meia-idade da vida

. Especificamente, ele menciona que o corpo o faz na glândula pineal do cérebro, a partir de um aminoácido, o "triptofano", a cada 24 horas, e atinge seu pico máximo em três horas. Ele também tem um ritmo sazonal, com níveis mais altos no outono e inverno, onde as noites são mais longas e há mais horas de escuridão, acrescenta o especialista. "É por isso que tem sido relacionado com a aparência ou melhoria de algumas doenças, como esclerose múltipla ou transtornos afetivos", diz Carretero.

Neste ponto, ele também aponta que uma pessoa pode ter deficiência de melatonina se tiver ausência da glândula pineal, geralmente secundária à cirurgia. Além disso, ele acrescenta que, com a idade, a glândula pineal se calcifica e a produção é menor.

" Existem medicamentos como algumas drogas, que são usadas para hipertensão, como propanolol, alguns ansiolíticos ou hipnóticos, o uso de álcool ou cafeína, o que pode contribuir para sua menor produção . "adverte o membro da SEMI, ao mesmo tempo, especificando que o diabetes mal controlado com hiperglicemia mantida também diminui a sua produção.

Também destaca que, quanto mais quantidade de luz, menos melatonina. "Pessoas com hipertensão de predominantemente noturna, isto é, aquelas que não baixam naturalmente a pressão arterial durante o sono, podem bloquear o pulso normal de secreção de melatonina. A situação oposta pode ser encontrada, pessoas que têm produção excessiva de melatonina, por exemplo, aqueles com anorexia nervosa ou com síndrome dos ovários policísticos ", acrescenta.

Finalmente, embora muito raro, o Dr. Carretero esclarece que poderia ser a circunstância de que os receptores de melatonina distribuídos por todo o corpo não funcionem adequadamente.

Finalmente, o especialista da SEMI quer enfatizar que a melatonina é "apenas um sinal para induzir o sono", então ela considera fundamental educar desde a infância a higiene correta do sono: evite ambientes altamente iluminados antes de dormir ou ter televisão e dispositivos eletrónicos (computadores, telemóveis) ligados; não deixe luzes acesas à noite; e não dormir em um ambiente excessivamente quente

Ele ressaltou que seu uso tem sido proposto para o tratamento de certas patologias, como fibromialgia, epilepsia, sintomas da menopausa, osteoporose, envelhecimento ou síndrome do intestino irritável, de acordo com a apostila, embora lamente que não há ensaios no momento ensaios clínicos controlados que apóiam seu uso nessas circunstâncias.

Da mesma forma, aponta que seu uso não é recomendado em pessoas que tomam drogas anti-hipertensivas, sedativas ou hipnóticas, anticoagulantes ou imunossupressores . "Ter uma depressão ou diabetes também contraindica o seu uso, e não é recomendado na gravidez ou amamentação, nem em crianças em geral, exceto nos casos que discutimos inicialmente", diz o Dr. Carretero.

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