O consumo excessivo de açúcar e sal tem sido associado há muitos anos a uma ampla variedade de doenças. De fato, atualmente é aconselhável limitar seu consumo como parte de medidas para promover o bem-estar. No entanto, alguns ainda estão se perguntando qual é o pior em excesso.

Bem, por muito tempo, alimentos e gorduras salgadas são indicados como responsáveis ​​por um grande número de doenças. No entanto, à medida que os estudos científicos e alimentares progridem, muitas dessas idéias foram desmanteladas.

Ainda hoje, a maioria das doenças complexas está relacionada Com o alto consumo de açúcar. Então, o que é pior, açúcar ou sal? A seguir, abordaremos essa questão em detalhes.

O que é pior açúcar ou sal?

Sal

Foi relacionado à arteriosclerose e aumento da pressão arterial. A verdade é que os artigos mais recentes, como um publicado em The American Journal of Medicine duvidam cada vez mais dessa relação.

O sal é um elemento necessário para a vida e para transmissão de impulso nervoso. Ao contrário do açúcar, há uma quantidade mínima que deve ser consumida para que as funções vitais se desenvolvam adequadamente.

Por outro lado, o corpo não está preparado para sintetizá-lo endogenamente. É necessário consumi-lo através da dieta e seu déficit pode estar relacionado a diferentes complicações, algumas delas relacionadas à tireóide e suas patologias.

Os problemas que antigamente se relacionavam ao consumo de sal hoje estão associados a Um estilo de vida inadequado. Obesidade, estilo de vida sedentário e dietas hipercalóricas promovem arteriosclerose. Além disso, a pressão arterial também pode ser alterada por esses tipos de situações prejudiciais.

Embora seja importante evitar a ingestão excessiva de sal, é importante tomar uma quantidade mínima para que algumas funções vitais se desenvolvam. forma adequada

Não perca: Controlar a hipertensão: além do sal

Açúcar

É um dos ingredientes favoritos da indústria. Pela contribuição de sabor e textura, parece ser uma grande parte dos produtos processados. A OMS não estabelece a quantidade mínima necessária, mas a quantidade máxima recomendada.

É composta principalmente de glicose, substância necessária para a vida e para o metabolismo energético. No entanto, é um nutriente que o próprio corpo é capaz de sintetizar a partir de proteínas e ácidos graxos, portanto, não é essencial.

Mesmo considerando que, em situações esportivas, os requisitos variam, o consumo atual de açúcar está bem acima do recomendado.

Esse alto consumo está relacionado a uma maior probabilidade de sobrepeso e obesidade. Também tem um claro impacto no desenvolvimento de doenças complexas, como diabetes e alguns tipos de câncer, como indicado por um estudo publicado na revista PLoS One .

O que é pior em excesso?

Açúcar. Devido ao seu status de nutriente não essencial e à sua clara relação com a doença. Somente em situações esportivas um nutriente necessário se torna, mas o sal ainda é nesses casos.

Reduzindo o consumo de açúcar, até mesmo eliminando-o da dieta, traria muitas conseqüências benéficas para o organismo. Primeiro, o diabetes deixaria de ser uma doença endêmica.

Por outro lado, a taxa de obesidade seria reduzida e, com isso, muitos problemas de órgãos associados, como doenças cardíacas. Além disso, a incidência de certos tipos de câncer relacionados ao sistema digestivo se tornaria menos frequente.

 Açúcar
O alto consumo de açúcar está associado a um risco aumentado de doenças crônicas. É pior que o sal, já que não é essencial e sua eliminação da dieta produz muitos benefícios.

Descubra: Como o açúcar afeta o cérebro?

Como reduzir o consumo de açúcar?

Os principais problemas para enfrentar a redução da ingestão de açúcar são os costumes dos nossos paladares doces. A melhor coisa para começar é tentar substituir os produtos processados ​​altamente adoçados por suas versões livres de açúcares adicionados.

Mais tarde, começar a torná-los caseiros, sem usar açúcar como adoçante, pode ser uma ótima opção. Para dar sabor doce às preparações, uma ótima idéia é usar frutas. Embora contenham açúcar em sua composição, sua quantidade é significativamente menor do que a presente no açúcar de mesa.

A mudança no início será onerosa, de acordo com o costume, à palatabilidade dos produtos processados. No entanto, essa "necessidade" de produtos industriais será perdida com o tempo e a saúde será significativamente melhorada.

De qualquer forma e fora do debate sobre se o açúcar ou o sal são melhores, não devemos esquecer que nenhum excesso de comida é positivo, e que realmente o ideal é mudar em termos médios.

A dieta flexível permite, portanto, um certo consumo de açúcar com responsabilidade, bem como de sal. Talvez esse tipo de dieta seja a melhor opção para combinar saúde e prazer na hora do almoço.

O post Açúcar ou sal: o que é pior em excesso? apareceu pela primeira vez em Better with Health.

Comentarios

comentarios