Hoje, o número de pessoas que começam a adotar uma dieta vegetariana está aumentando, seja por razões éticas em relação aos animais ou gostos pessoais.

Muitas pessoas pensam que parar de comer carne pode causar problemas de saúde e preferem continuar a comê-lo de vez em quando. O que eles não sabem é que existem alimentos saudáveis ​​que também fornecem os nutrientes e minerais que eles fornecem. Claro, às vezes eles são difíceis de obter.

Por esta razão, é importante que a dieta seja cuidadosamente planejada a fim de prevenir a desnutrição e desfrutar de um estilo de vida saudável. Por outro lado, a adoção de uma dieta vegetariana oferece uma série de benefícios para a saúde, como os seguintes:

  • Menores níveis de colesterol.
  • Diminuição da pressão arterial.
  • Menor consumo de gorduras saturadas. ] Menor risco de sofrer de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer
  • Adopção de um peso corporal saudável

Tipos de dietas vegetarianas

Existem muitos tipos de dietas vegetarianas, diferindo no tipo de comida que podem ou não consumir.

Quando as pessoas pensam em uma dieta vegetariana geralmente pensam em uma dieta que não inclui carne ou peixe . Mas as dietas vegetarianas variam em alimentos que incluem e excluem:

  • Lactovegetarianos: excluem carne, frango, peixe e ovos, bem como alimentos que contenham esses produtos. As pessoas que adotam esse tipo de dieta podem consumir produtos lácteos, como leite, queijo, iogurte e manteiga.
  • Ovovegetarians: exclui carne bovina e frango, frutos do mar e produtos laticínios, embora permitam ovos
  • Ovo-lacto vegetarianos : não permite o consumo de carne de frango e peixe, mas permite produtos lácteos e ovos.
  • Pescetariana : excluir carne e frango, laticínios e ovos, mas permite que os peixes.
  • Vegan: não permite o consumo de qualquer tipo de carne ou qualquer alimento que contenha alguns produtos derivados de um animal, como leite e ovos

Algumas pessoas escolhem seguir uma dieta semi-vegetariana (também conhecida como dieta flexitária) que é principalmente uma dieta baseada em vegetais, mas inclui carne, produtos lácteos ovos, frango e peixe Ocasionalmente ou em pequenas quantidades.

Nutrientes a considerar ao adotar uma dieta vegetariana

As pessoas que desejam adotar uma dieta vegetariana devem garantir que obtenham a quantidade suficiente dos seguintes nutrientes:

] Ferro

 Alimentos vegetais
Embora o ferro seja um mineral abundante na carne, há vegetais com uma proporção muito alta desse mineral.

É um mineral que é encontrado em abundância na carne vermelha. Desempenha um papel fundamental na produção de glóbulos vermelhos que são células que ajudam a transportar o oxigênio por todo o corpo. Uma boa opção para obter ferro na dieta vegetariana são legumes, brócolis, passas, trigo e tofu.

Os cereais fortificados com ferro são uma boa fonte. Contudo, o ferro que não é de origem animal é mais difícil de digerir . Para compensar este problema, a ingestão de vitamina C é importante, pois ajuda a sua absorção e digestão.

Leia também: Anemia ferropriva: recomendações dietéticas

Proteínas

Proteínas são nutrientes compostos de poucas unidades aminoácidos básicos. Existem 20 aminoácidos diferentes que se combinam para formar proteínas diferentes. Esse nutriente é essencial para manter a pele, os músculos e os órgãos em boas condições.

Uma proteína completa é aquela que contém em sua estrutura todos os aminoácidos que o corpo necessita. ] Essas proteínas são o que a carne tem. No entanto, há também opções para pessoas que querem adotar uma dieta vegetariana que pode combinar entre si para fornecer esse tipo de proteína, como arroz e legumes ou milho e feijão

 Salada de quinoa
Combinando corretamente os vegetais que pudermos para alcançar um suprimento ideal de proteínas de qualidade

Outros alimentos que podem ser incluídos na dieta vegetariana e que fornecem proteínas, embora não sejam completos, são:

  • Ovos
  • Quinoa
  • Nozes
  • Sementes [19659005] Grãos
  • Tofu
  • Leite de soja

Por outro lado, é possível que, no início da adoção de uma dieta vegetariana, por que as dietas ricas em proteínas sejam satisfatórias? passar fome, porque as proteínas são nutrientes muito saciantes. No entanto, você não tem que exagerar muito mais comida apenas para preencher a falta de carne . Você pode comer mais vegetais em um prato sem passar por cima de calorias.

Alguns deles, como aspargos, ervilhas ou brócolis saciam o apetite e contêm um alto teor de proteína .

para adotar uma dieta vegetariana …

Todos aqueles que decidem adotar uma dieta vegetariana não devem se preocupar se não encontrarem alimentos com os nutrientes essenciais necessários para o bom funcionamento do organismo . Como vimos, o "mundo das plantas" oferece alimentos que juntos fornecem os nutrientes necessários.

No entanto, você não pode esquecer de organizar bem as suas refeições para que não haja deficiência de qualquer nutriente “/>

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