Chantagem é uma palavra forte. Felizmente, esse crime geralmente não é cometido contra pessoas comuns, mas o que acontece com frequência é uma chantagem emocional. Chantagem emocional é um conceito bastante simples. Envolve colocar alguém sob seu controle através do uso de manipulação psicológica e jogos mentais.

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10 sinais de que alguém está tentando chantagear você emocionalmente

O problema com esse tipo de chantagem É como isso pode ser sutil. Você pensa que não é suscetível, mas chantagistas especializados são capazes de arrastar lenta e seguramente sua influência sob a sua pele quando você não está prestando atenção. É por isso que você deve considerar os sinais de alerta quando alguém tenta chantageá-lo emocionalmente.

1. Faz você se sentir culpado

Fazer você se sentir culpado é um comportamento muito comum dos chantagistas emocionais. O objetivo é fazer você se sentir mal por algo que disse ou fez, ou se sentir mal por eles.

Os chantagistas esperam que isso faça você desistir e comprometer suas crenças ou declarações por simpatia.
Principalmente, esse método usa sua compaixão contra você As coisas pioram ainda mais se o chantagista tiver o apoio de outras pessoas.

A parte mais difícil disso tudo é que, geralmente, um manipulador emocional especialista nunca terá que culpá-lo abertamente. Eles implicarão sua culpa de alguma forma, geralmente através de frases como:

  • "Eu realmente acho que será difícil para mim, mas também consigo pensar em alguma coisa."
  • "Fiz isso porque achei que seria um grande símbolo. da nossa amizade / relacionamento, mas se você não sentir o mesmo, acho que vou aprender a parar de fazê-lo. "
  • " Bem, eu fiz isso porque você não se importa muito comigo de qualquer maneira. "
  • " Conversei com (insira para a pessoa), e eles concordam comigo que você não está sendo razoável. "
  • " Como se você estivesse em dívida comigo, não é? "
  • " Tem certeza de que deseja deixar coisas assim, comigo sendo somente nesta situação? ”

2. Gaslighting

O Gaslighting envolve distorcer situações, eventos ou declarações de maneiras que não aconteceram. Basicamente, isso significa que chantagistas emocionais tentarão mudar uma história para que ela se adapte melhor aos seus caprichos, mesmo que não tenha sido o que aconteceu.

Isso pode afetar sua saúde mental, pensamento positivo, senso de si e, finalmente, sua percepção da realidade.

Aqueles que usam esse método de manipulação têm uma maneira de fazer você se sentir como se estivesse enlouquecendo e, a longo prazo, isso pode ser extremamente prejudicial. Aqui estão algumas frases comuns que essas pessoas usam:

  • “Você é louco, não foi o que aconteceu.”
  • “Na verdade, aconteceu do jeito que eu disse. Você não se lembra?
  • “Acalme-se! É apenas uma piada. "
  • " Você é um pouco sensível, hein? "
  • " Você está realmente exagerando as coisas. "
  • " Por que mencionar isso? Deixe para lá. ”
  • “ Eu nunca disse ou fiz essas coisas. Você deve ter imaginado isso.
  • “Você sempre chega a conclusões erradas.”
  • “Não seja tão inseguro.”
  • “Você pode precisar de ajuda mental.”
  • “Se você estivesse ouvindo ou prestando atenção, saberia que … "
  • " Você está pensando demais nas coisas. Nem é tão complicado. ”

Enfrente a luz do gás reiterando que o que eles disseram não é sua realidade e defenda as coisas como você se lembra delas.

3. Incentivos

Alguns chantagistas oferecem algum incentivo para convencer alguém a fazer o que eles querem . Eles podem oferecer um presente ou favor e, alternativamente, uma ameaça. Eles podem ameaçar você colocar em perigo algo que eles sabem que significa muito para você e sugerir que eles poderiam fazê-lo quando quisessem, se você não fizer o que eles querem.

Por outro lado, se eles já fizeram algo bom para você no passado. , eles podem usar esse velho favor para convencê-lo de que é hora de você fazer algo por eles.

4. "Proteção"

Quando alguém tenta chantagear você emocionalmente eles assumem o papel de protetor, porque podem fazer o que quiserem sob o pretexto dessa "proteção". Alguém que está tentando chantagear você provavelmente o controlará e afirmará que é para um bem maior. Eles podem dizer coisas como:

  • “Eu faço tudo isso por você.”
  • “Estou apenas cuidando de você.”
  • “Eu me importo com você, é por isso que estou fazendo isso.”
  • “Você não aprecia tudo O que eu fiz por você? ”
  • “ Eu só tenho em mente seus melhores interesses. ”

Eles usam essas frases principalmente como um meio de controlar as pessoas ao seu redor enquanto fingem não ser chantagistas, um sucesso fácil para eles, pois que a maioria das pessoas vítimas de abuso emocional tem dificuldade em identificar qualquer tipo de abuso como abuso. Alguns até veem essas ações de maneira positiva.

É importante lembrar que a gentileza de alguém em relação a você não o endivida. Você não tem obrigação de suportar coisas de que não gosta apenas porque alguém tem boas intenções, e especialmente se essas intenções são secretamente ruins e apenas disfarçadas.

5. Punição

Existem maneiras saudáveis ​​de obter tempo e espaço para processar um desacordo. A disciplina não é uma delas. Isso implica um chantagista que indiretamente informa que você é o culpado pelo que aconteceu e que deve sofrer consequências:

  • Ignore-o por horas e horas após uma discussão
  • Está frio com você por dias
  • faça você se sentir ansioso, ciumento ou zangado
  • Recuse reconhecer sua tristeza ou emoções
  • Guarde informações de você para deixá-lo zangado

Eles parecem coisas insignificantes, mas o que realmente fazem é ensiná-lo devagar, mas sem dúvida, a lutar, desacordos ou outros problemas levarão a um tipo de "punição" que fará você se sentir ainda pior. E então você começará a fazer todo o possível para evitar essas divergências.

6. Eles dizem que vão se machucar

Um chantagista emocional pode ameaçar se machucar, em vez de ameaçar prejudicar os outros. Eles estão confiando na idéia de que você ficaria assustado e preocupado com eles, então eles estão implicando que, se eles se machucarem, você será o culpado. Eles podem dizer coisas como:

  • "Eu vou me machucar se você não fizer isso por mim."
  • "Se você não estivesse disposto a me ajudar, provavelmente terminaria minha vida"
  • "Se você sair, eu me matarei".
  • “Espero que você saiba que se eu não acordar amanhã, será por causa do que você fez.”
  • “Acho que vou ter novas cicatrizes depois de ter que lidar com tudo isso sozinho, hein?”

chantagistas emocionais acreditam que essas ameaças podem ajudá-los a obter controle sobre você. Também existem versões menos graves desses tipos de ameaças que não incluem auto-agressão física, mas ainda contam como chantagem emocional. Essas frases podem incluir:

  • "Faça isso por mim, ou ficarei muito chateado"
  • "Eu ficaria tão infeliz se você não me ajudasse com isso"
  • "Eu provavelmente chorarei a noite toda se você não fizer o que pedi"
  • “Eu pensei que você se importava o suficiente para fazer isso, e dói que esse relacionamento seja mais unilateral do que eu pensava.”
  • “Você vai arruinar meu dia inteiro”

7. Cálculo do comportamento

Um chantagista emocional geralmente calcula pois esta é a melhor aposta que eles têm para controlá-lo com evidências estatísticas ou objetivas.

Os números não mentem, mas uma amizade ou relacionamento saudável de qualquer tipo não implica regras e responsabilidades perfeitamente divididas em 50/50: elas exigem uma interação na qual é dada e recebida.

Um chantagista pode apresentar os seguintes comportamentos calculadores:

  • Eles fazem coisas para que você receba algo em troca
  • Eles mantêm uma pontuação perfeita do quanto fizeram um pelo outro
  • Eles sempre esperam que você compense o tempo que gastaram com você
  • Eles usam o comportamento positivo do passado como prova de que você deve algo a eles

8. Quando alguém tenta chantagear você emocionalmente, isso faz você se sentir culpado

Chantagistas emocionais nunca vão querer admitir que estão errados. Eles sempre encontrarão uma maneira de culpar você, recusando-se a assumir a responsabilidade. Frases comuns incluem:

  • “Veja o que você me fez fazer!”
  • “Eu não tinha como saber.”
  • “Você deveria ter sido mais claro.”
  • “Eu só fiz isso pelo que o que você fez primeiro! ”
  • “ Isso não é culpa minha. ”
  • “ Você deveria ter me parado. ”

9. Amenzas

Chantagistas costumam fazer ameaças para conseguir o que querem. Eles se comportam dessa maneira para ganhar controle sobre a situação. Praticamente, você deve obedecê-las ou correr o risco de sofrer as consequências. Essas são algumas das ameaças mais comuns feitas por chantagistas emocionais.

Ameaças contra si mesmas

Já cobrimos isso, mas vale a pena mencionar novamente: um chantagista emocional pode ameaçar se machucar para fazer você se sentir culpado e Ele fará todo o possível para não ser culpado por esse evento.

Ameaças contra o que é importante para você

Um chantagista emocional pode ameaçar quebrar seus pertences, machucar as pessoas que você ama ou arruinar suas chances de conseguir algo. Todos esses são sinais perigosos de agressão e não devem ser menosprezados.

Ameaças contra você

Se alguém está ameaçando você, isso é um assunto sério, e você deve ir à polícia e passar a noite com pessoas de confiança. Muitas pessoas cometem o erro de ignorar ameaças com um pensamento positivo, mas muitos relacionamentos fisicamente abusivos começam com abuso emocional. Proteja-se.

10. Eles lembram seus erros repetidamente

Não há problema em ser honesto e direto sobre as falhas de alguém. Mas lembrá-lo o tempo todo de cada pequeno passo em falso que ele cometeu não é saudável.

Qualquer pessoa que queira chantagear você pode fazer essas coisas para diminuir sua auto-estima e se comunicar com você em seu estado mais vulnerável. [19659008] Esse comportamento pode fazer você duvidar de si mesmo, e pode até deixá-lo ansioso e assustado. Você pode começar a duvidar de tudo o que faz, apenas para que o chantagista garanta que apenas eles são honestos com você.

Isso fará você confiar neles mais do que eles merecem, e pode fazer você sentir que ninguém mais poderia amar você.

Bibliografia

Zhang, J., Ding, C., Tang, Y., Zhang, C., e Yang, D. (2017). Uma Medida da Adversidade Social Crônica Percebida: Desenvolvimento e Validação. Fronteiras em psicologia 8 2168. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.02168

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