As dietas ricas em carnes vermelhas e processadas, cereais refinados e bebidas açucaradas, que estão associadas ao aumento da inflamação no corpo, aumentam o risco de desenvolver doenças cardíacas ou sofrer um derrame. Em comparação, o risco é menor se uma dieta rica em alimentos antiinflamatórios for seguida .

O efeito dos alimentos na saúde do coração não depende apenas de sua influência nos níveis de colesterol. Um estudo publicado no Journal of the American College of Cardiology detalha quais alimentos antiinflamatórios estão associados a baixos níveis de biomarcadores inflamatórios como interleucinas, quimiocinas e moléculas de adesão, que são associada aos estágios iniciais e finais da aterosclerose e, portanto, a muitas doenças cardiovasculares.

Há uma relação entre alimentação, inflamação e doença cardiovascular

Os pesquisadores usaram dados de homens e mulheres participantes dos chamados "Estudos de saúde dos enfermeiros I e II ", que coletou informações sobre hábitos alimentares e saúde durante 32 anos . Depois de excluir os participantes para os quais faltavam informações dietéticas ou que haviam sofrido anteriormente de doença cardíaca, derrame ou câncer, mais de 210.000 participantes foram incluídos na análise. Essas pessoas completaram uma pesquisa a cada quatro anos sobre sua ingestão alimentar.

O Dr. Jun Li, principal autor do estudo e pesquisador científico do departamento de nutrição da Chan School of Public Health da Universidade de Harvard, explica que "nosso estudo é um dos primeiros em a vincular um índice inflamatório alimentar baseado em alimentos ao risco de longo prazo de doença cardiovascular. "

O índice alimentar pró-inflamatório baseado em alimentos é baseado em 18 grupos de alimentos que, juntos, mostram as associações mais fortes com um aumento nos biomarcadores inflamatórios.

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Depois de controlar outros fatores de risco, como índice de massa corporal, atividade física, história familiar de doenças cardíacas e uso de multivitamínicos, participantes que consumiram dietas pró-inflamatórias tiveram um risco 46% aumentado de doença cardíaca e um risco 28% maior de acidente vascular cerebral, em comparação com aqueles que comeram alimentos antiinflamatórios.

Estes são os alimentos mais inflamatórios

De acordo com o estudo, os principais alimentos pró-inflamatórios acabaram por ser:

  • Carne vermelha e carne processada.
  • Viscera.
  • Carboidratos refinados (farinhas, açúcares e cereais).
  • Bebidas açucaradas.
  • Alimentos fritos .

Os alimentos naturais mais antiinflamatórios

Por outro lado, os pesquisadores apontam que consumir alimentos com altos níveis de antioxidantes e fibras ajuda a combater a inflamação. lamber. Esses alimentos são:

  • Vegetais com folhas verdes (couve, espinafre, repolho, rúcula).
  • Vegetais amarelos e laranja (abóbora, pimentão amarelo, feijão, cenoura).
  • Grãos integrais.
  • Café , chá e vinho.

Comer nozes todos os dias reduz a inflamação

Outro estudo, realizado pelo Instituto de Pesquisa Biomédica August Pi i Sunyer em Barcelona, ​​e também publicado no Journal of the American College of Cardiology prova que a incorporação de nozes na dieta diminui a inflamação e o risco de doenças cardíacas.

Pesquisadores espanhóis avaliaram como a incorporação de nozes na dieta normal melhora os biomarcadores inflamatórios. Um total de 634 participantes seguiram uma dieta com 30-60 g de nozes por dia durante dois anos . Posteriormente, foram realizadas análises que mostraram níveis significativamente reduzidos de inflamação no corpo em 6 entre 10 dos biomarcadores inflamatórios testados.

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O efeito antiinflamatório de longo prazo do consumo de nozes fornece uma nova perspectiva sobre seu benefício em relação ao risco de doença cardíaca além da redução do colesterol, explica o Dr. Montserrant Cofán, principal autor do estudo.

Para sublinhar a importância dos dois estudos que relacionam os alimentos anti-inflamatórios com a saúde cardiovascular, o Journal of the American College of Cardiology publica um comentário editorial dos Drs Ramon Estruch, Emilio Sacanella e Rosa M. Lamuela- Raventós, investigadores da Universidade de Barcelona e membros do grupo CIBER Obesidade e Nutrição, coordenado pelo Instituto de Saúde Carlos III de Madrid, onde afirmam que “uma melhor compreensão das propriedades anti-inflamatórias de certos alimentos fornece a base para conceber padrões alimentares mais saudáveis ​​que protegem contra doenças cardíacas. "" Ao escolher alimentos , devemos estar cientes de seu potencial pró-inflamatório ou antiinflamatório! ", concluem.

Referências científicas:

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