O peixe, as leguminosas, a carne ou os ovos são alguns dos grupos alimentares proteicos por excelência. Entre eles estão 18 que são deliciosos e ricos em proteínas. grandes grupos de macronutrientes que o corpo precisa para funcionar e que devem fazer parte da dieta. Por isso, e para facilitar a tarefa de escolhê-los no dia a dia, apresentamos uma lista de deliciosos alimentos ricos em proteínas.

O corpo os utiliza para construir e reparar tecidos (pele, ossos, músculos, órgãos). Além disso, também fazem parte de hormônios, enzimas e anticorpos.

As recomendações oficiais de ingestão variam entre 0,8 e 1 grama por quilo de peso corporal por dia. No entanto, essas quantidades podem ser aumentadas de acordo com as necessidades. Além disso, existem grupos de interesse especial, como mulheres grávidas, atletas, crianças em crescimento ou idosos.

Alimentos deliciosos ricos em proteínas vegetais

Embora sejam frequentemente classificados como alimentos proteicos de qualidade inferior, entre os vegetais há fontes notáveis ​​de aminoácidos essenciais. Além disso, entre eles estão produtos muito apetitosos para preparar deliciosas receitas.

1. Tofu

Uma das fontes de proteína vegetal por excelência, especialmente nos países asiáticos. Graças ao seu sabor e textura suaves, pode ser cozinhado de várias maneiras e absorve o sabor dos ingredientes que o acompanham.

2. Aveia

Comer aveia no café da manhã é uma maneira fácil de adicionar proteína à primeira refeição. Além disso, fornece fibra, magnésio, zinco e folato. Da mesma forma, é possível utilizar a aveia em outras preparações, como hambúrgueres, panquecas ou lanches energéticos.

3. Grão de bico

O grão de bico é uma das plantas cultivadas mais antigas. Sua origem é um tanto disputada, mas hoje se espalhou por vários continentes. Graças à sua textura e sabor combina com muitos ingredientes.

Todas as leguminosas são alimentos muito nutritivos. Neles abundam proteínas, fibras, vitaminas do grupo B e alguns minerais (ferro, cálcio, potássio, fósforo e zinco). Eles são perfeitos para uma dieta saudável.

Eles podem ajudar a reduzir o açúcar no sangue, regular a pressão arterial e reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Além disso, são saciantes e favorecem o trânsito intestinal. Finalmente, deve-se notar que eles contêm antioxidantes.

O grão de bico é uma leguminosa clássica nas dietas veganas, pois fornece uma série de nutrientes fundamentais.


4. Mais deliciosos alimentos ricos em proteínas: Quinoa

Esta é uma planta da mesma família do amaranto e é cultivada por sua semente comestível. É considerado um pseudocereal, mas devido ao seu teor de amido tem os mesmos usos que outros cereais.

Entre 16% e 20% do peso da quinoa pertence às proteínas. ] Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), eles podem ser considerados de alto valor biológico e são comparáveis ​​aos do leite.

5. Micoproteína

Sob este nome é conhecida uma fonte de proteína vegetal derivada da fermentação de um fungo ( Fusarium venenatum). O resultado é um produto que é comercializado na forma de cubos, filés, carne moída ou hambúrgueres.

As descobertas científicas permitem afirmar que a micoproteína é rica em nutrientes, principalmente proteínas e fibras. Além disso, descobriu-se que pode ter alguns efeitos positivos, como a capacidade de induzir a saciedade, reduzir a ingestão e modular os níveis de açúcar no sangue.

6. Lentilhas

Com 24 gramas de proteína por 100 gramas de produto seco, as lentilhas são outro alimento delicioso e rico em proteínas. Compartilham com o grão-de-bico e o feijão todos os benefícios e os pontos fortes das leguminosas.

As lentilhas são muito versáteis na cozinha, pois podem ser apresentadas em forma de salada, salteadas, cozidas ou em puré . Da mesma forma, há uma grande variedade deles (vermelho, amarelo, preto, verde).

7. Sementes de cânhamo

O cânhamo é uma maneira fácil e saborosa de ajudar a atender às necessidades de proteína . Basta adicionar uma colher de sopa por dia junto com iogurte, uma salada, um purê de legumes ou um prato de massa. Também pode ser misturado com sementes de abóbora, chia ou linhaça.

8. Amendoim

Também conhecido pelo nome deamendoimé a semente comestível de uma leguminosa ou leguminosa. No entanto, partilha muitas características nutricionais com as nozes, razão pela qual é muitas vezes equiparado a nozes, avelãs e cajus.

Podem ser apreciados inteiros, triturados ou em forma de creme. Assim, a gama oferecida pelo amendoim para adicionar proteína à dieta é muito fácil de se adaptar ao gosto de cada um.

9. Amêndoas

Um punhado de 30 gramas deste produto fornece cerca de 6 gramas de proteína. Mas além desta contribuição, deve-se notar que o consumo de nozes é altamente recomendado em qualquer momento da vida. no caso das mulheres). Também parece ter efeitos benéficos na pressão alta, inflamação sistêmica e alguns tipos de câncer.

Alimentos deliciosos ricos em proteína animal

Aqui estão alguns dos produtos proteicos por excelência. E embora fosse desejável reduzir os atuais níveis de consumo, eles também são excelentes e perfeitos para uma alimentação saudável.

10. Ovos

É um dos alimentos mais nutritivos e saudáveis ​​que podemos encontrar. Neste caso, as proteínas estão concentradas na clara do ovo, embora a gema forneça vitaminas e ácidos graxos não desprezíveis.

Segundo a American Heart Association, vitamina D, colina, luteína e zeaxantina. Graças a isso, comer ovos ajuda a reduzir o risco de degeneração macular e catarata.

É preferível mantê-los em temperatura fria e cozinhá-los completamente para minimizar o risco de salmonelose. As formas mais comuns de servi-los são cozidas, escalfadas, grelhadas, na forma de omelete ou mexido.

11. Sardinhas

Todos os peixes (brancos e azuis) são considerados fontes básicas de proteína. Além disso, têm a grande vantagem de serem altamente digeríveis e fáceis de preparar.

Peixes gordurosos como sardinha, salmão, atum ou cavalatêm uma quantidade significativa de ácidos graxos poliinsaturados ômega 3. Estes mostraram benefícios interessantes para a saúde e por esta razão pode ser aconselhável incluir 2 porções de pequenos peixes oleosos por semana.



12. Iogurte grego

O iogurte é um alimento básico para muitas culturas e o grego ganhou um lugar de destaque entre os produtos saudáveis ​​nos últimos anos. Ambos contêm uma grande quantidade de nutrientes que os tornam bons protagonistas de uma alimentação saudável.

13. Peito de frango

Sem dúvida, este é um dos alimentos ricos em proteínas mais populares e uma refeição regular. É uma carne tenra, suculenta e de fácil digestão

Oferece uma extensa lista de receitas e possibilidades na cozinha. O mais aconselhável é retirar a pele antes de consumi-la. Dessa forma, a quantidade final de gordura saturada é reduzida sem perder nutrientes de destaque.

14. Queijo

Fazer queijo é uma das formas mais antigas de conservar o leite. E também acaba por ser uma das preparações lácteas mais requintadas com uma variada gama de sabores.

Todos os nutrientes presentes no leite são multiplicados no queijo. Quanto mais curado ou seco, maior a proporção de proteínas, lipídios, vitamina A e minerais como fósforo e cálcio.

Os queijos são uma variedade láctea que pode ser consumida em diferentes formas.

15. Kefir, outro alimento delicioso rico em proteínas e probióticos

Outro alimento delicioso rico em proteínas é o kefir. Nesta ocasião, nos encontramos diante de uma bebida fermentada. Portanto, é líquido, um pouco espumoso e de consistência cremosa.

Com nutrientes semelhantes aos do iogurte, destaca-se pelo conteúdo de bactérias probióticas e leveduras. Seus possíveis efeitos benéficos à saúde estão sendo estudados, dentre os quais se destacam as propriedades anti-inflamatória, antioxidante, reguladora do trânsito intestinal e antimicrobiana.

16. Carne bovina

Entre todas as carnes bovinas, a de vitela é uma das mais consumidas. Possui alto teor de proteína que é acompanhado por outros nutrientes de destaque, como vitamina B12 e ferro.

Pode ser usado em ensopados, com molho, assado ou grelhado. É aconselhável aproveitar os cortes mais magros, fazer uso moderado e evitar qualquer tipo de processamento derivado da carne bovina.

17. Mexilhões

Moluscos e crustáceos são muitas vezes esquecidos ao recomendar comidas deliciosas. Estes também são muito atraentes em nível nutricional. Por exemplo, os mexilhões fornecem proteínas, ferro, selênio, zinco, folato e vitamina B12.

18. Camarões

Estamos diante da rainha dos crustáceos; um produto muito saboroso e suculento . Geralmente são um ingrediente reservado para ocasiões especiais. Mas existem preparações simples e válidas para todos os dias: tortilhas, ovos mexidos, arroz ou legumes com camarão.

Acrescente alguns desses alimentos deliciosos e ricos em proteínas todos os dias funcionamento do corpo. Deve estar presente todos os dias na dieta e é preferível distribuir a sua ingestão nas 3 refeições principais. contribuem para a obtenção de aminoácidos essenciais. E é preciso ter cuidado com o resto das escolhas alimentares para poder usufruir de todos os benefícios que ela nos pode trazer. Talvez lhe interesse…

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