Em cada cultura encontramos pratos e ingredientes típicos amplamente conhecidos pela população local. Os sabores e aromas familiares são agradáveis, trazendo de volta memórias da infância e das nossas pessoas preferidas. No entanto, é benéfico aumentar a variedade de alimentos que comemos para aumentar a obtenção de nutrientes e fugir da monotonia. A seguir, apresentamos 3 alimentos exóticos que você pode incorporar em sua dieta para desfrutar de uma melhor qualidade de vida.

3 alimentos exóticos que você deve incluir em sua dieta

Sementes de Chia

Chia não é mais uma um alimento tão exótico tendo em conta que cada vez mais as pessoas o incorporam na sua rotina alimentar. Sua privilegiada contribuição nutricional e suas múltiplas propriedades foram endossadas por diferentes organizações e profissionais de saúde.

Segundo a FAO, as sementes de chia são excelentes fontes de energia, ácidos graxos essenciais, fibras, proteínas vegetais e minerais, como ferro e magnésio. Além disso, estudos recentes sugerem que seu consumo regular ajuda a reduzir o risco cardíaco e a regular os níveis de colesterol no sangue.

Essas sementes também são recomendadas para para auxiliar no gerenciamento de um peso saudável e na queima de gordura abdominal . Outra boa notícia é que existem muitas formas de consumi-la: em saladas, salteados, sopas, guisados, iogurtes, vitaminas, sumos, frutas, etc.

Maca peruana

A maca é uma raiz do Peru das quais três variedades são conhecidas: amarela, preta e vermelha. Em linhas gerais, destaca uma alta concentração de aminoácidos, vitaminas C, E e do complexo B, além de minerais como cálcio, ferro, magnésio e zinco. Mas cada variedade possui características específicas, que podem ser mais ou menos recomendadas de acordo com nossas necessidades.

A maca amarela é um dos alimentos exóticos mais acessíveis e reconhecidos por seu efeito energizante . Já o vermelho se destaca como antioxidante natural, sendo utilizado no combate a doenças degenerativas, articulares e de próstata. Por sua vez, a maca preta pode promover funções cognitivas e melhorar a fertilidade.

Atualmente, a maca peruana já é usada em tratamentos do sistema endócrino . Por outro lado, um estudo recente mostrou seu impacto positivo no humor e na memória. E sugere que seu consumo regular pode aliviar os sintomas de osteoporose, distúrbios metabólicos e alguns tumores.

Moringa

Esta é uma árvore nativa da Índia al às quais são atribuídas propriedades energéticas, nutricionais e medicinais múltiplas . Por muitos anos, foi praticamente desconhecido no Ocidente. No entanto, atualmente há até relatórios da FAO que falam sobre o potencial da moringa para otimizar a nutrição e a saúde geral dos seres humanos.

É um dos alimentos exóticos com maior teor de proteína (cerca de 30% de sua composição nutricional). Também é rico em vitaminas (A, C e E) e minerais (principalmente cálcio, ferro e potássio), sendo um excelente aliado do sistema imunológico.

A forma mais comum de consumo são as infusões de folhas secas mas também é transformado em pó como suplemento dietético. Entre seus diversos benefícios, destaca-se a ação antioxidante que combate o dano celular e os efeitos antiinflamatórios e anticâncer.

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