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<p style= Os alimentos fermentados são um dos melhores suplementos que você pode adicionar à sua dieta. Não só porque são muito versáteis na cozinha (e são muito ricas), mas porque são uma das melhores maneiras de cuidar de sua saúde.

Desta vez, informamos quais são, quais benefícios eles trazem para nossa saúde e como você pode incluí-los seu dia a dia

O que são alimentos fermentados?

Muito brevemente, os alimentos fermentados são aqueles que nos dão probióticos (as bactérias benéficas para o nosso microbiota) intestinal) e que são conseguidos através da fermentação.

Na verdade, a história dos alimentos fermentados remonta à antiguidade e é por isso que em todas as culturas encontramos este tipo de alimento. De iogurtes a pães através de todos os tipos de vegetais fermentados.

Além disso, na grande maioria dos casos, a fermentação não apenas prolonga a vida útil dos alimentos, mas também preserva melhor as vitaminas e minerais presentes neles.

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Um exemplo claro é o da vitamina C e do chucrute, cuja oxidação diminui devido ao processo de fermentação. Uma característica que tornou possível para o capitão Cook lutar contra o escorbuto no século XVIII. Conseguir desta maneira não apenas remediar uma doença mortal, mas também resolver um mal que era muito comum entre os marinheiros.

Quais os benefícios que os alimentos fermentados fornecem?

No parágrafo anterior e falamos de um benefício dos alimentos fermentados ; em particular, a melhor conservação da vitamina C. No entanto, os benefícios que obtemos incluindo a fermentação em nossa dieta são muito diversos:

  • Eles são mais nutritivos e mais fáceis de digerir
  • fornecer enzimas digestivas que nos ajudam melhor assimilar alimentos
  • A fermentação aumenta algumas vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo, tais como as de grupo B e vitamina K2
  • Eles favorecem a saúde intestinal e, portanto, a nossa saúde geral. Além disso, eles modulam nosso sistema imunológico
  • Eles enriquecem nossa microbiota e aumentam sua diversidade
  • Eles regulam os níveis de açúcar no sangue
  • Eles são anti-inflamatórios e promover a desintoxicação correta do organismo

Além disso, e embora todos os alimentos fermentados tenham benefícios, não devemos esquecer que é aconselhável incluir diferentes tipos. No final do dia, um dos aspectos mais interessantes deste tipo de alimento é precisamente a diversidade bacteriana que os caracteriza. E isso irá variar um pouco dependendo do que estamos fermentando

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Mesmo no caso de vegetais fermentados. Não obteremos os mesmos benefícios ao fermentar o repolho para fazer chucrute do que fermentar cebolas, azeitonas ou picles para preparar picles.

Como incluir alimentos fermentados em nossa dieta?

você está perguntando como incluir alimentos fermentados em sua dieta. E a resposta é mais simples do que você espera. Especialmente depois de ver alguns exemplos de alimentos fermentados que você pode incluir em uma base diária:

  • Legumes lactofermented, como chucrute ou kimchi
  • Pão de fermento
  • Azeitonas e picles
  • Iogurte
  • Queijo (feito com leite cru)
  • Kefir (também conhecido como búlgaro ou tibico) leite
  • Água kefir
  • Kombucha
  • Miso
  • Tempeh [19659016] Tamari
  • Natto (uma das melhores fontes de vitamina K2)
  • Vinagre de maçã

Como você pode ver, muitos deles são alimentos típicos da dieta mediterrânea . Por exemplo, queijo, iogurte, azeitonas, picles, legumes lacto-fermentados ou vinagre de maçã

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 alimentos fermentados Propriedades

Além disso, dependendo do alimento fermentado que você escolher, ele servirá como um refrigerante, como um acompanhamento de legumes para seus pratos ou como um bom molho. Ou simplesmente como um lanche saudável, como é o caso das azeitonas ou do queijo.

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No entanto, quando falamos de alimentos fermentados Temos que lembrar de uma coisa. Se aplicarmos calor ou, como é costume pasteurizarmos esses alimentos, estaremos matando as bactérias benéficas. E, portanto, não estaremos recebendo os probióticos e os benefícios que estamos procurando.

Fermentação em casa: uma maneira fácil e barata de consumir alimentos fermentados

Por essa razão, e dado que às vezes é difícil encontrar alimentos fermentados realmente nos mercados, muitas pessoas optam pelas versões caseiras. Uma opção muito fácil de fazer, para a qual precisaremos apenas de alguns ingredientes, como sal, um coador, uma lata de fermentação ou um fungo ou cultura de partida. Além do tempo e paciência

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Na verdade, quando fazemos nossos próprios alimentos fermentados em casa, veremos que a coisa mais difícil de conseguir é precisamente o último ponto. Entretanto, garanto que valerá a pena esperar e sua saúde lhe agradecerá.

Finalmente, se você nunca fez fermentado em casa, recomendo que você experimente esta receita para fazer kefir e com esta receita para chucrute . E para nos contar os seus resultados nos comentários!

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