Apesar de pouco conhecidos, os alimentos germinados são uma fonte de nutrientes importantes e têm um teor de proteínas, vitaminas, minerais e fibras até 20 vezes superior do que um grão comum. Além disso, são considerados bioativos devido ao seu alto valor substancial, ou seja, auxiliam na promoção da saúde e na prevenção de doenças.

Aqui estão algumas das principais vantagens do consumo desse tipo de alimento !

O que são alimentos germinados?

Grãos, leguminosas e sementes são o que iniciam o processo de criação de uma nova planta. Mas, para serem adequados ao consumo humano, eles precisam ser germinados. Esta técnica melhora o potencial nutricional, a digestão e até reduz a toxicidade de um alimento.

Como devem ser preparados esses alimentos?

Podem ser consumidos frescos e crus, mas à medida que sofrem desidratação industrial, quando germinam, tornam-se mais nutritivo e saudável. Descubra como fazê-lo abaixo:

  • Sementes, água e uma jarra de vidro são tudo de que você precisa para aproveitar ao máximo a energia vital presente nos brotos. Portanto, é melhor usar água da melhor qualidade possível para colocar as sementes de molho (de 8 a 12 horas).
  • A temperatura ideal para o preparo de um broto é em torno de 25 ° C. Se houver grande variação para mais ou menos, isso acelera ou retarda seu desenvolvimento.
  • Por fim, remova os grãos que não incharam ou que tenham uma aparência ruim e lave o restante.

O conteúdo de vitamina E presente nos brotos, ( que estimula o sistema imunológico e protege as células dos danos dos radicais livres) pode ser tão alta quanto 7,5 mg em uma xícara de brócolis em comparação com 1,5 mg na mesma quantidade de brócolis cru ou cozido. O teor de selênio pode ir de 28 mg contra 1,5 na mesma escala.

Preste atenção na escolha dos brotos

A germinação implica algumas regras que devem ser seguidas para o sucesso do método. Aprenda mais sobre alguns deles abaixo:

  • Remova as cascas dos alimentos antes de prepará-los, pois são difíceis de digerir.
  • Evite escolher sementes que estão murchas, quebradas ou deformadas.
  • Deve haver plena circulação de ar dentro do vidro onde estão crescendo. Portanto, você deve deixar o recipiente descoberto.

De acordo com pesquisas, os óleos vegetais, como os óleos de gérmen de trigo, girassol e cártamo estão entre as melhores fontes de vitamina E. Os óleos de milho e soja também fornecem alguma vitamina E.

Uma xícara de brotos pode ser uma alta dose de nutrientes, mesmo se você consumir apenas uma vez. Você pode obter 43% do valor diário recomendado de vitamina K, que é de grande ajuda para nossos ossos e para a formação e proteção de danos neuronais no cérebro.

Você também obtém 23% do VD em vitamina C e 16 % de folato, necessário para o DNA, o material genético encontrado em todas as células do corpo, e os aminoácidos, a base da proteína, sem os quais aumentariam nossas chances de desenvolver anemia, doenças cardíacas, infarto e câncer.

Os brotos também são uma excelente fonte de fibra, manganês, riboflavina e cobre, bem como menos, mas boas quantidades de proteínas, tiamina, niacina, vitamina B6, ácido pantotênico, magnésio, fósforo e potássio.

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