Existem dezenas de hormônios envolvidos no metabolismo que são essenciais para o controle de peso.

Atualmente, sabe-se que o peso não depende exclusivamente da quantidade de calorias ingeridas e gastou mas em como o corpo reage globalmente, e especialmente o sistema hormonal, à ingestão de certos nutrientes.

O papel do hormônio insulina no peso

Por exemplo, o hormônio insulina produzido pelo pâncreas, é essencial para controlar a taxa de glicose no sangue e para direcionar este combustível para as células.

É bem sabido que se muitos alimentos ricos em carboidratos de rápida absorção (açúcar, farinha branca …) são consumidos, picos indesejáveis ​​na produção ocorrem insulina e ao longo do tempo resistência à insulina (o hormônio perde eficácia) e diabetes podem se desenvolver. Além disso, a insulina ajuda o excesso de açúcar a se transformar rapidamente em gordura corporal.

Para controlar a taxa de glicose no sangue e a secreção de insulina, é aconselhável comer alimentos ricos em fibra (vegetais, frutas, grãos inteiros, legumes), faça cinco doses diárias e moderar as porções.

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A insulina funciona de maneira complementar com outro hormônio menos conhecido, glucagon, cuja missão é aumentar os níveis de glicose no sangue quando necessário, mobilizando os estoques de glicogênio encontrados no fígado . Alimentos protéicos (legumes, nozes, sementes ..) favorecem a síntese de glucagon.

Ao observar a ação dos hormônios, entende-se por que os nutricionistas os têm cada vez mais em conta ao desenvolver novas estratégias de controle de peso.

A dieta da zona: realmente funciona?

Bioquímico Barry Sears é famoso por projetar a chamada "Dieta da zona " cujo objetivo é manter a insulina e o glucagon em equilíbrio para prevenir a obesidade, diabetes e doenças cardíacas, entre outras doenças de alta incidência.

Sears recomenda um a cada 3 ou 4 horas, sempre com as mesmas proporções de calorias de carboidratos (40%), proteínas (30%) e gorduras (30%).

No entanto, a maioria dos nutricionistas considera que esta dieta, embora possa e sendo eficaz para perda de peso em curto prazo, fornece muita proteína e poucos carboidratos . Além disso, não está provado que ele realmente regula os níveis de hormônio; e o fato é que, além da insulina e do glucagon, existem muitos outros agentes que desempenham um papel no metabolismo.

Pesquisadores – estimulados pelas indústrias farmacêuticas em busca da pílula milagrosa contra a obesidade – estão lutando com um verdadeiro jargão de sinais hormonais ligados uns aos outros e relacionados aos sistemas imunológico e nervoso. Espera-se que com o tempo esta linguagem seja entendida, ainda indecifrada.

Estar com fome ou não: uma questão hormonal

Em qualquer caso, quando nos sentimos empurrados para a cozinha ou para a despensa podemos ter a certeza que um hormônio está envolvido. A fome é a consequência do trabalho conjunto de hormônios e neurônios.

Em uma estrutura do cérebro chamada hipotálamo, mensagens do corpo são traduzidas para a linguagem da consciência, envolvendo emoções que condicionam o comportamento . Quando o nível de açúcar no sangue ou no estômago está vazio, a pessoa sente fome ou talvez imagine seu prato favorito.

No centro das decisões do cérebro em relação à fome e saciedade existem dois tipos de neurônios que controlam a ingestão de alimentos:

  • Os neurônios aceleradores produzem o neuropeptídeo Y (NPY), que estimula a alimentação.
  • O segundo tipo atua como um freio: eles geram melanocortinas, que o inibem.

Este é um dos mecanismos por trás do fracasso das dietas usuais para emagrecer: quando a ingestão é reduzida, a secreção de NPY é ativada e as melanocortinas são bloqueadas. Em outras palavras: quanto mais você tenta perder peso, mais estimula a ingestão.

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E há ainda mais hormônios que conspiram contra as dietas:

Leptina: o "hormônio da gordura"

leptina (do grego leptos fino) é secretado por células de gordura destinadas ao cérebro. Quando a quantidade de gordura armazenada aumenta, a leptina é liberada na corrente sanguínea, o que informa ao cérebro que tem comida suficiente e deve suprimir o apetite e aumentar o gasto de energia (a taxa de metabolismo e temperatura corporal)

Verificou-se que pessoas obesas sofrem de resistência à leptina e que não param de sentir fome quando os seus níveis aumentam. Também é conhecido que dietas de baixa caloria causam uma queda acentuada nas concentrações de leptina e, portanto, predispõem a recuperar o peso perdido.

Por outro lado, os pesquisadores encontraram uma relação entre os níveis de leptina, obesidade e deficiência de zinco. Portanto, pode ser interessante garantir a ingestão desse mineral, que também é essencial para o funcionamento do sistema imunológico e da sexualidade. O zinco é encontrado em ovos, grãos inteiros, certas sementes e legumes.

Grelina: o "hormônio da fome"

O hormônio grelina secretado pelo estômago e no Uma proporção menor no início do duodeno e outros órgãos, constitui outro tipo de sinal de alerta. Seus níveis aumentam abruptamente quando o estômago está vazio e indicam ao cérebro que é hora de gerar uma sensação de fome e secretar sucos gástricos.

Quando o estômago está cheio, os níveis caem mas o grau de declínio varia dependendo do que foi comido: carboidratos e proteínas alcançam uma supressão mais eficaz do que as gorduras . Isso ajuda a entender por que uma dieta rica em gordura favorece o sobrepeso, independentemente de contribuir com mais calorias.

As preferências pessoais também influenciam o apetite, que são registrados no corpo por meio de associações entre aromas, memórias, emoções, neurotransmissores e hormônios.

A dopamina, uma substância envolvida em sensações de prazer e dependência de drogas, é desencadeada na primeira vez que uma pessoa prova um alimento que como . Então, cada vez que é detectado pela visão ou pelo cheiro novamente, a descarga ocorre com antecedência .

Quando a bioquímica está em movimento, a razão tem dificuldade em se afirmar. É por isso que é fácil escolher alimentos inadequados .

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Como comer para regular o metabolismo?

Está longe de inventar uma dieta que seja capaz de controlar a produção de todos os hormônios mas a maioria dos especialistas concorda com a necessidade de limitar a ingestão de alimentos com alto índice glicêmico (especialmente doces e alimentos feitos com farinhas refinadas) e gorduras saturadas e hidrogenadas.

A dieta deve fornecer alimentos gordurosos benéficos em quantidade suficiente como Azeite virgem, linho, nozes, amêndoas e avelãs. O corpo produz alguns hormônios (como testosterona, progesterona ou prostaglandinas antiinflamatórias) a partir de certas gorduras fornecidas pelos alimentos. É por isso que dietas deficientes em ácidos graxos podem causar uma variedade de distúrbios hormonais.

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A glândula tireóide precisa de certos nutrientes para secretar hormônios que regulam o metabolismo basal e afetam o desenvolvimento dos sistemas fisiológicos, especialmente o nervoso. De acordo com vários estudos, seguir dietas muito restritivas e com baixo teor de nutrientes diminui a síntese do hormônio tireoidiano mais ativo triiodotironina ou T3.

Pessoas que seguem dietas muito restritivas, em vez de T3 ativo , produzem uma substância que não tem papel como acelerador metabólico.

Um dos distúrbios mais frequentes que afetam a tireoide é a deficiência de iodo que pode causar bócio – aumento da glândula – e um hipotireoidismo manifestado por um ligeiro aumento de peso. Em casos de hipotireoidismo, é aconselhável aumentar o consumo de alimentos ricos em iodo como sal marinho ou algas.

Em contraste, hipertireoidismo aumenta o metabolismo e pode levar a uma perda de peso, embora você também possa ganhar peso porque aumenta o apetite. Neste caso, é recomendado seguir uma dieta hipocalórica balanceada adaptada às características físicas e à atividade do paciente. Alimentos com alto teor de iodo e suplementos nutricionais que o incluem devem ser evitados, é claro.

Por outro lado, o rabanete contém rafinina, que normaliza a produção de tiroxina (T4 ) e calcitonina . Este é um hormônio que controla a quantidade de cálcio liberada no sangue e afeta seu depósito nos ossos. Você pode comer de um a três rabanetes vermelhos em suco por dia.

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