Ser vegano é totalmente compatível com a prática de esportes com desempenho máximo. As dietas veganas e vegetarianas são adequadas para todas as fases da vida. Eles também são válidos para atletas e atletas. Neste artigo, vamos lhe dizer quais alimentos você deve comer se for um atleta vegano.

A dieta vegana fornecerá todos os nutrientes específicos necessários se você escolher os alimentos certos e planejar bem os cardápios. A dieta do atleta vegetariano deve ser bem planejada para evitar deficiências nutricionais melhorar seu desempenho e prevenir lesões.


Dieta em um atleta vegano

Uma dieta vegana não é incompatível com esportes, embora exija uma abordagem maior dos nutrientes que ingerimos.

Uma pessoa vegana pode ter motivações ideológicas ou de saúde, ou simplesmente escolha esta opção porque é o tipo de comida que você mais gosta. Mas seus cardápios podem ser tão equilibrados quanto os de uma pessoa onívora. E, claro, não é incompatível com a prática de um esporte, e mesmo com ser um atleta profissional.


Uma dieta vegana para atletas deve levar em conta as necessidades de um atleta. E, por exemplo, tomar um cuidado especial para substituir proteínas, tão presentes em alimentos de origem animal.

Existem atletas realmente veganos?

A resposta a esta pergunta é um retumbante sim. E também atletas que competem em todos os esportes. Nós mostramos alguns exemplos:


  • Lizzy Hawker Ultrafondista e 5 vezes vencedor do Ultra Trail Montblanc.
  • Edwin Moses 2 vezes campeão olímpico de 400m com barreiras.
  • Dave Scott triatleta vegan, 6 vezes vencedor de Iroman Hawaï
  • Alberto Pelaez Serrano vegan e ultrafondista
  • Serio Agüero "El Kun ", jogador de futebol.
  • Patrick Boboumian o "homem mais forte da Alemanha"
  • Os irmãos Williams tenistas.
  • Frank Merdrano praticante vegano de Calistenia.

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Quais alimentos você deve comer se for um atleta vegano

Frutas e vegetais

 Frutas e vegetais
Frutas e vegetais devem ser o sustentáculo da dieta do atleta, eles fornecem energia para realizar o treinamento.

O artista vegano terá como base em sua comida fresca e sazonal. Carregar uma dieta vegana no atleta não consiste em comer apenas arroz e macarrão, como é frequentemente imaginado.

Legumes e frutas sazonais são fundamentais porque, como todos os atletas, eles têm certos requisitos aumento de vitaminas e minerais. No caso de atletas que estão em um período de recomposição corporal, tentando perder gordura, por exemplo, legumes e verduras serão priorizados.

Naqueles em que o objetivo é aumentar o peso e melhorar o desempenho, os frutos serão priorizados (entre outros alimentos que vamos mencionar mais tarde), porque, embora eles também são saciantes, eles fornecem mais calorias e carboidratos do que o grupo anterior.

Carboidratos em um atleta vegano

Inclua arroz, aveia, quinoa e outras sementes e nozes que nos fornecerão, além de proteínas e gorduras saudáveis, uma infinidade de vitaminas e minerais.

Os eguments e nuts serão uma boa fonte de carboidratos além das principais fontes de proteína na dieta vegana.

Esta é uma das razões pelas quais seria preferível dispensar outros cereais menos interessantes, em favor de acrescentando mais opções alimentares com leguminosas, sementes e nozes . Mesmo usando farinhas de leguminosas (como farinha de grão de bico) ou macarrão de leguminosas (ervilha, lentilha) em vez de massa de trigo

Proteínas

 Leguminosas dietéticas
As leguminosas são uma importante fonte de proteína vegetal Portanto, a dieta do atleta deve contê-los.

Para muitos, aqui está o problema de uma dieta vegana em atletas. Porque quando pensamos sobre esse macronutriente, temos mais fontes animais presentes. No entanto, vegetais e nozes são boas fontes de proteína vegetal.

Pode ser comido em ensopado, saladas, em preparações como hummus ou cremes como castanha de caju e manteiga de amendoim, muito denso em calorias e nutrientes. Como as versões creme de nozes (creme de amêndoa, avelã), que podem ser feitas em casa, simplesmente moendo as frutas secas.
Da mesma forma, cogumelos e cogumelos também são alimentos a considerar por sua qualidade nutricional, bem como a levedura de cerveja. Um par de colheres de sopa pode trazer cerca de 12-15 g de proteína para qualquer um dos seus pratos.

Gorduras

Ácidos graxos essenciais pode ser considerado um inconveniente em termos de saúde em um modelo vegano que, como se sabe, o peixe azul é a melhor fonte de ácidos graxos essenciais da série ômega 3. No entanto, isso não significa que eles sejam o único alimento que os contém. Podemos encontrar fontes de gordura vegano em:
  • Nozes : nozes, amendoim, amêndoas, avelãs, castanhas, pistache, pinhão, etc.
  • Sementes : abóbora, girassol, gergelim, linho, papoula
  • Azeite de oliva : nozes ou sementes
  • Margarina vegetal (de preferência orgânico).

] Lembre-se que será responsabilidade de um nutricionista especializado em esportes realizar um aconselhamento adequado para que sua dieta esteja completa equilibrada e atenda às suas necessidades. Isso permitirá que você alcance um ótimo estado de saúde.

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