Uma dieta equilibrada que nos dá as energias e vitaminas é vital para se recuperar do desgaste diário do corpo . Alimentos ricos em antioxidantes são de grande ajuda quando o objetivo é permanecer ativo

Os antioxidantes são moléculas responsáveis ​​por evitar a oxidação de outras moléculas, especialmente os radicais livres. Graças a isso, possuem a propriedade de retardar o desgaste e a deterioração da pele, assim como de outros órgãos e tecidos.

Assim, os radicais livres formados em nosso organismo oxidam nossas células, sendo responsáveis ​​pelo aparecimento de doenças, envelhecimento ou câncer. Assim, o consumo de alimentos ricos em antioxidantes é fundamental para desfrutar de boa saúde.

Portanto, afirma-se que os antioxidantes ajudam a prevenir o envelhecimento prematuro. Assim, o corpo é mais capaz de recuperar quando eles são consumidos com freqüência.

Importância de consumir alimentos ricos em antioxidantes

Existem cerca de 8.000 tipos de antioxidantes, embora nem todo mundo age da mesma maneira no corpo. Alguns combatem diretamente os radicais livres. Outro grupo atua em partes específicas de uma célula. Um terceiro grupo responde apenas a certas condições.

Aqui está a importância de fornecer ao corpo uma quantidade significativa de antioxidantes por dia. Quanto maior a quantidade de antioxidantes que consumimos, maior o número de funções que serão realizadas para o benefício do nosso corpo.

A seguir, listamos alguns dos melhores alimentos ricos em antioxidantes:

1 Bagas

Framboesas, azai, mirtilos e morangos são bagas. E, portanto, fontes ricas em antioxidantes. Cranberries, framboesas e amoras, em particular, contêm um antioxidante chamado proantocianidinas. Este é apenas um dos antioxidantes que, de acordo com alguns estudos, ajudam a prevenir doenças cardíacas crônicas.

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2. Brócolis

 Brócolis
Seu alto teor de vitamina C e cálcio faz dele um alimento altamente antioxidante.

Este vegetal altamente nutritivo contém mais vitamina C do que uma laranja e tem mais cálcio que um copo leite . Além disso, é rico em vitaminas e minerais que trazem grandes benefícios para o corpo.

Brócolis contém fitonutrientes, que são substâncias que ajudam a prevenir e combater muitas doenças. O sulforafano, fitonutriente encontrado no brócolis, está relacionado à redução de diferentes tipos de células cancerígenas

. Nozes

Além de serem alimentos ricos em antioxidantes, as nozes contêm ácidos graxos essenciais. Estes últimos contribuem para controlar o estresse oxidativo celular. Como se isso não bastasse, proteger o corpo de doenças cardiovasculares e deterioração cognitiva

. Chá verde

É caracterizado por ter altas concentrações de polifenóis. Estes são compostos que, juntamente com outros produtos químicos, aumentam os níveis de oxidação de gordura e termogênese.

O consumo regular de chá verde ajuda a perder peso. Por outro lado, ajuda a reduzir os níveis elevados de colesterol, bem como a prevenir câncer e doenças cardíacas.

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5. Tomate

Fonte por excelência do antioxidante conhecido como licopeno. O licopeno poderia combater diferentes doenças com mais eficácia do que a vitamina E e o beta-caroteno.

Para poder ser absorvido pelo organismo, é necessário acompanhá-lo com uma gordura saudável. Portanto, recomenda-se acompanhá-lo com azeite. Essa é a maneira mais eficaz de se beneficiar de todas as suas propriedades

. Alho

 Garlic cravo
O alho é um alimento rico em antioxidantes.

Embora seja conhecido sobretudo por sua ampla aplicação na cozinha, o alho é um alimento altamente medicinal rico em antioxidantes. Um dente de alho contém vitaminas A, B e C, selênio, iodo, potássio, ferro, cálcio, zinco e magnésio.

Além disso, é considerado um antibiótico natural capaz de eliminar algumas cepas de bactérias nocivas

O consumo de alho cru poderia ajudar a prevenir o câncer e a eliminar metais pesados ​​do corpo. Também ajuda a baixar a pressão arterial e o colesterol.

Cenoura

A cenoura é um vegetal que contém não apenas beta-caroteno, mas outros antioxidantes importantes que ajudam o corpo a produzir vitamina A.

A vitamina A é boa para a saúde visual, além de ser fundamental na prevenção do câncer. Devido a tudo isso, as cenouras são um dos alimentos mais recomendados e ricos em antioxidantes.

Uvas

As uvas, como o vinho que é feito a partir delas, são ricas em polifenóis e flavonóides. Graças a eles, ajudam a controlar o colesterol, reduzir a pressão arterial e proteger, por extensão, o coração.

Deve ser lembrado, no entanto, que para se beneficiar de suas propriedades, o vinho deve sempre consumido com moderação

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