O sal de mesa ou cloreto de sódio é a principal fonte de sódio em nosso corpo . O sódio é necessário para o funcionamento dos músculos, pois transmite os impulsos nervosos que os ativam. Porém, consome-se muito mais do que o necessário, devido ao sal adicionado aos alimentos. Uma de suas consequências, mas não a única, é a hipertensão arterial, que atinge mais de 42% da população espanhola. É o seu caso? Descubra como fazer uma dieta variada, mas com baixo teor de sódio.

Por que você deve reduzir a ingestão de sódio?

A alta ingestão de sódio está associada a muitos problemas de saúde. O principal deles é a hipertensão, que é um fator de risco para doenças como insuficiência cardíaca, derrame e doença renal.

Assim, uma dieta com baixo teor de sódio pode ajudar a prevenir esses problemas. Outros riscos à saúde são:

Ingestão diária recomendada e alimentos ricos em sódio

O sódio é necessário para o corpo. De acordo com a Spanish Heart Foundation, está envolvido em:

  • Equilíbrio osmolar, ácido-básico e homeostático.
  • Geração e transmissão de impulsos nervosos.
  • Resposta muscular.

Para atingir esses objetivos, a quantidade diária recomendada ou o suficiente está entre 575 mg. mínimo e 1250 mg. no máximo. O consumo médio na Espanha é de 6.300 mg!

Na verdade, os alimentos naturalmente ricos em sódio são poucos . A maior quantidade entra no corpo por meio de alimentos industrializados ou não processados ​​em casa.

  • 11% é encontrada nos alimentos.
  • 12% é o sal adicionado durante o cozimento.
  • 77% entra por meio de alimentos processados.

Os alimentos que contêm sódio naturalmente são:

  • Frutos do mar (têm mais de 150 mg por 100 gramas de alimento)
  • Peixes, com 100 mg. each100 gr. de comida.
  • Carne, com 50 mg. sódio por 100 gramas de alimento.
  • Vegetais: acelga, aipo, espinafre, cenoura, aspargos, beterraba, alcachofra. Eles excedem 40 mg. para cada 100 gr. de alimentos.
  • Leite.

Sódio e rótulos de alimentos

O consumo de alimentos industrializados é muito alto, e isso se deve em grande parte à alta ingestão de sal. O problema é que é muito difícil controlar a ingestão de sal desses alimentos, uma vez que a rotulagem não é muito clara. Assim, sem saber, você pode estar consumindo mais sal do que pensa. Por exemplo, dois gramas de sódio no rótulo equivalem a cinco gramas de sal.  Flocos de sal

Siga estas dicas:

  • Leia atentamente a embalagem e o rótulo de composição nutricional e compare com a ingestão de sal e o valor diário recomendado.
  • Para encontrar o teor de sal, multiplique o valor de sódio no rótulo por 2,5. Esses valores geralmente são atribuídos a uma porção de comida. A porção é a quantidade de alimento que você consome durante uma refeição. Por exemplo, uma porção de peixe é equivalente a 85 gramas de comida.
  • Conteúdo reduzido de sódio ou sal: é equivalente a 25% menos sal do que outra não reduzida.
  • Baixo teor sódio ou sal ou produto sem sal adicionado: deve ter menos de 12 mg. de sódio por 100 gramas de alimento.
  • Teor de sódio muito baixo: deve conter 4 mg. ou menos sal por 100 gramas de ração.
  • Aditivos: A indústria de alimentos usa muitos aditivos à base de sódio que devem ser adicionados ao sódio total. Isso inclui substâncias como glutamato, bicarbonato, nitrito ou benzoato de sódio.
  • Sabor: muitos alimentos industrializados que contêm sódio não têm sabor salgado . Isso é importante saber, uma vez que sódio e sal são frequentemente usados ​​como sinônimos, mas não são.

Como fazer uma dieta saudável com baixo teor de sódio

Na verdade, mantenha o consumo de O sódio em níveis adequados é muito fácil pois, por um lado, os alimentos que contêm sódio são poucos e grande parte desse mineral se perde durante o cozimento. No entanto, seria suficiente preferir alimentos com baixo teor de sódio e adicionar pouco sal durante o cozimento.

No entanto, reduzir o teor de sal é difícil porque esse tempero torna os alimentos mais saborosos e atraentes ao paladar. Aprender a comer com a quantidade certa de sal permitirá descobrir novos sabores, ao mesmo tempo que cuida da saúde. Siga estas dicas:

  • Modere a quantidade de sal durante o cozimento. Se você usar produtos ricos em sódio, não é necessário adicionar mais sal aos alimentos.
  • Tire o saleiro da mesa. Quando você vai a um restaurante, também pede para que ele seja removido. Na verdade, mais de 26.000 restaurantes na Espanha aderem a um código de boas práticas para reduzir o consumo de sal, eliminando o saleiro das mesas.
  • Use outros condimentos. Os melhores substitutos para o cloreto de sódio são suco de limão, pimenta do reino moída na hora, alho torrado, sementes, noz-moscada, gengibre e orégano.
  • Adicione mais alimentos naturais à sua dieta.
  • Reduza a ingestão de alimentos. industrialized.

Você achou úteis essas dicas para uma dieta com pouco sódio, mas muito sabor? Compartilhe-os!

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