A qualidade de vida é um conceito relacionado à saúde e padrão de vida que pode ser definido como "o nível de bem-estar, felicidade e satisfação que uma pessoa tem em um determinado momento". 19659002] Pode ser avaliado e medido, e estratégias e intervenções podem ser desenvolvidas para melhorá-lo. Seus principais indicadores são saúde, bem-estar pessoal, felicidade e ajustamento pessoal

4 Indicadores de alta qualidade de vida

A qualidade da vida humana é um conceito que é usado para determinar o nível de bem-estar, felicidade, satisfação que uma pessoa tem em um determinado momento .

Uma alta qualidade de vida consistiria em um bom funcionamento físico, psicológico e social, o que permite uma boa adaptação do indivíduo ao seu ambiente de uma forma que não tem impedimentos para viver adequadamente.

Assim, é um conceito que engloba muitos outros, dos quais os mais importantes são saúde, bem-estar, felicidade. e ajustamento pessoal

Saúde

Seria definido como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou doença"

A saúde não é c considera um estado abstrato, mas um meio que nos permite levar uma vida individual, social e economicamente produtiva e, portanto, ambos nos permitem ter qualidade de vida.

Bem-estar pessoal

Refere-se à avaliação global do estado da pessoa. Assim como a qualidade de vida está relacionada ao presente do indivíduo (estado atual). No entanto, este conceito requer segurança no futuro.

Ou seja, um indivíduo terá bem-estar pessoal se todas ou a maioria de suas funções estiverem em um estado ideal no presente e a continuidade disso estiver assegurada .

Felicidade

Poderia ser definida como uma satisfação pessoal de acordo com os objetivos e desejos específicos do indivíduo.

Neste conceito, os objetivos e expectativas da pessoa tornam-se muito importantes. Felicidade é um conceito que explicaria grande parte da qualidade da vida.

Ajuste pessoal

Poderia ser definido como a harmonia das diferentes facetas da pessoa com seu ambiente.

referência na relação entre sujeito e ambiente. Um indivíduo tem ajuste pessoal se todos os aspectos de sua vida funcionam adequadamente, de acordo com o outro.

Assim, a qualidade de vida é um conceito que engloba muitas facetas da nossa vida e que, em última análise, faz referência à riqueza de todas as nossas áreas vitais . Portanto, a fim de melhorar a qualidade de vida, temos que trabalhar em 3 aspectos diferentes: componente psicológico, componente físico e componente social .

Quem quer ter qualidade de vida e atingir um estado de satisfação, felicidade e bem-estar, deve ter um papel ativo, trabalho nestes 3 aspectos e nunca esperar receber essas coisas passivamente.

E essa qualidade de vida não é recebida ou encontrada por acaso. Bem-estar, felicidade ou satisfação pessoal são criados por si mesmo durante a jornada de sua existência

10 estratégias para aumentar a qualidade de vida

1-Analise suas emoções e pensamentos

Tudo o que fazemos durante o dia, as coisas que pensamos, como fazemos e que sentimentos temos, tem um efeito directo no nosso bem-estar e na nossa qualidade de vida.

Dito de outra forma: de acordo com interpretar, pensar e fazer as coisas será melhor ou pior. L como nós funcionamos é o primeiro requisito para o nosso bem-estar

Portanto, não se limite a executar automaticamente e trabalhar para melhorar os aspectos que não estão bem.

Eles são seus pensamentos habituais por um dia inteiro. Eles são sempre positivos? Eles são principalmente negativos? Eles sempre respondem a uma lógica ou são guiados por suas emoções e sentimentos?

Não há fórmula mágica para pensar que isso lhe causa bem-estar, mas se você fizer o exercício de reconsiderar a maneira como acha que já terá 19659006] muito a seu favor

Tenha em mente que as emoções positivas e os longos momentos em que você está de bom humor aumentarão sua qualidade de vida e sua satisfação . e analisar se o seu modo de pensar e os sentimentos que você geralmente tem estão enfrentando esse objetivo, se eles não estão tentando mudar a maneira como você aborda as coisas.

2-Analise suas atividades

Nosso comportamento sempre tem um efeito direto em nossos pensamentos e sentimentos. Assim, não será suficiente analisar como você pensa e quais sentimentos você tem habitualmente, mas ao mesmo tempo você terá que fazer o mesmo com suas ações .

Analise sua agenda de atividades que você tem por uma semana. Apontar o que você faz, como você faz, a razão e o sentimento que cada atividade produz. Eles são todos justificados, têm um objetivo claro e recompensam você por alguma coisa?

Quantas atividades você faz de acordo com suas necessidades de ocupação? Você gostaria de fazer mais ou menos? Existe uma que você gostaria de deixar para fazer isso ou há atividades que você gostaria de fazer, mas não?

Para alcançar o status de qualidade de vida é muito importante que a sua vida que você gosta e você se sinta confortável com o que você Você faz todos os dias

Obviamente, você não será capaz de criar uma agenda de atividades que se adapte ao milímetro com seus desejos, uma vez que todos nós temos uma série de obrigações que não nos permitem viver à vontade.

É muito importante que você se certifique de que cada uma de suas atividades tenha um objetivo específico, elas relatem algum tipo de benefício e que sua agenda seja adaptada às suas aspirações.

3-Check your goals

 Objetivos-alvo

Todos nós precisamos ter objetivos em nossas vidas, por isso, se lermos isso, não conseguiremos chegar a nenhum objetivo pessoal que você tenha hoje. A primeira coisa que você precisa fazer é incluir alguns em sua vida. 19659002] Os objetivos eles não precisam ser sonhos ou metas de longo prazo, os objetivos são qualquer coisa que você queira alcançar em sua vida.

Mantenha o emprego atual, cuide do relacionamento com os membros da sua família, faça com que seus filhos recebam uma boa educação ou sigam Vendo você com seu amigo da infância com quem você mantém um relacionamento tão bom já é objetivo e muito importante.

Eu recomendo que você faça uma lista de todos os objetivos pessoais que você tem e certifique-se de que:

  • mensurável, realizável e relevante para você.
  • Eles definiram prazos e não estão no ar sem nenhuma organização.
  • Você tem mecanismos para obtê-los, você sabe quais são esses mecanismos e os está executando.
  • tê-los traz-lhe algum tipo de satisfação e bem-estar

Se os seus objetivos cumprirem estas 4 premissas, você estará focando sua vida de maneira apropriada.

4-Work your conscience

 editando

Com consciência de trabalho, refiro-me a executar as ações que permitem aumentar sua clareza mental e aumentar sua confiança nas ações que você realizar.

Para fazer isso, proponho essas duas atividades:

meditação

Atividades de meditação como yoga ou atividades de Mindfulness trazem inúmeros benefícios para o seu corpo e sua mente.

Se você é capaz de ter controle sobre sua consciência, module sua concentração e direcione sua atenção para corretamente você terá uma maior clareza de idéias, que lhe dará satisfação pessoal.

Gerencie suas emoções

Não automatize o que você sente e as emoções que você tem durante o dia. Aponte para eles, pense neles, como eles ocorreram, por que e qual foi sua reação.

Se fizer isso, você estará ciente dos sentimentos e emoções que tem durante o dia e aumentará sua capacidade de gerenciá-los e melhore seu estado emocional .

5-Promova sua saúde

Uma vez que trabalhámos em nosso aspecto psicológico, o próximo passo seria trabalhar em nossa saúde. S Se você desenvolver uma doença ou não tiver um estado ótimo de saúde, sua qualidade de vida será enormemente difícil.

É por isso que você deve assumir um papel de liderança e realizar as atividades necessárias para promover sua saúde física e mental. mental:

  • Vá ao médico periodicamente para prevenir o desenvolvimento de qualquer tipo de doença.
  • Coma de maneira saudável e equilibrada para promover sua saúde, evitar problemas alimentares e melhorar sua imagem pessoal.
  • para melhorar o estado de seu corpo, prevenir problemas físicos e aumentar seu bem-estar mental, melhorar seu estado de ânimo, sua auto-imagem e sua autoestima.

6-Descanse corretamente

Da mesma forma, para poder funcionar Devidamente você deve fornecer seu corpo com o resto que precisa. Tente nunca dormir menos de 7 horas ou exponha o seu corpo a atividades físicas extremamente agressivas por um longo tempo.

Descansar corretamente irá fornecer vários benefícios físicos: sistema imunológico, pressão arterial, freqüência cardíaca, metabolismo, [19659006] etc. E permitirá que você alcance um estado mental de maior tranquilidade e bem-estar.

7-Evitar comportamentos arriscados

Promover sua saúde com as atividades acima mencionadas e descansar adequadamente não garante que você tenha boa saúde se você não evitar Comportamentos de risco

Portanto:

  • Embora você coma de maneira saudável e saudável, tente não ingerir alimentos que possam ser prejudiciais à saúde, como excesso de sal, açúcar ou alimentos frito com excesso de gordura.
  • Mesmo se você fizer atividade física, tente não levar uma vida extremamente sedentária. Tente que seu estilo de vida esteja ativo e você não gaste longas horas sentado ou deitado.
  • Evite problemas de higiene e assete adequadamente diariamente.
  • Evite hábitos tóxicos, o consumo de substâncias como álcool , tabaco ou outras drogas

8-Cuide de suas relações pessoais

 motes para amigos

Finalmente, o último aspecto que devemos trabalhar para melhorar a nossa qualidade de vida é o nosso ambiente social. Para isso, o primeiro requisito é ter relações enriquecedoras pessoais. Não abandone seus relacionamentos, sejam eles amigos, amigos ou parentes.

Invista tempo cuidando deles, pois nada poderá proporcionar um estímulo mais gratificante do que o que uma pessoa preciosa pode trazer para você.

com seus filhos, organize eventos familiares, fique com seus amigos frequentemente, preocupe-se com as pessoas ao seu redor e sempre os ajude que eles precisam.

9-Aprecie seu ambiente

É muito importante que você seja capaz de desfrutar do ambiente em que vive. Nem sempre fique dentro de casa e vá para a rua com freqüência. Nosso ambiente pode ser uma fonte de gratificação muito alta e você deve se acostumar com isso

Entre em contato com a natureza sempre que puder, dê um passeio tranquilo nas montanhas ou no parque atrás de sua casa. Se você mora na cidade invista tempo e esforço em visitar as áreas mais bonitas, procure lugares que tenham uma beleza especial e os veja.

Às vezes pensamos que a área em que vivemos não pode nos trazer nenhum tipo de estímulo positivo, uma vez que vemos todos os dias, mas este não é o caso. Aprenda a ver com os outros olhos as coisas ao seu redor para encontrar sua beleza.

Se uma tarde você não tem nada para fazer, eu recomendo que você vá passear em vez de se esticar no sofá.

10-Fortalece a solidariedade

 mulher solidária

Boas ações aumentam a energia, aumentam a sensação de bem-estar e satisfação pessoal, melhoram a auto-estima e muitas vezes fornecem felicidade . Então, tente levar a cabo esta premissa: "Eu farei algo de bom para os outros sempre que puder."

Não é sobre você gastar sua vida ajudando alguém que você pode encontrar, mas você mantém um atitude positiva em relação aos outros e ofereça ajuda a pessoas em quem você confia sempre que precisar.

Você acha que você faz essas 10 estratégias com frequência? Se você não tentar, conte-nos os benefícios que isso traz para você. Sua opinião será muito valiosa para os leitores . Muito obrigado!

Referências

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  4. Marks, D.F., Murray, M., Evans, C., Willig, C., Woodlall, C. e Sykes, C. (2005). Psicologia da saúde: teoria, pesquisa, prática. Segunda edição. Londres: Sage
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