Nas condições da "nova realidade", os psicólogos recomendam uma mudança de atitude, para reconstruir nosso estilo de vida, volte a acalmar-se e manter o otimismo. Nesta situação, todos devemos assumir uma posição responsável, aceitar a realidade e reconhecer que devemos fazer algumas mudanças em nosso comportamento e também em nossa atitude, para nosso próprio bem e para o de todas as pessoas ao nosso redor.

Aceite o novo realidade com serenidade

Segundo os especialistas, a incerteza e a falta de controle que temos diante da nova situação é a coisa mais difícil para todos nessa situação de pandemia. É quase impossível não se sentir desencorajado, ansioso ou estressado, mas devemos manter a serenidade para não esquecer os requisitos dessa nova normalidade.

Os psicólogos aconselham evitar o foco nas notícias o tempo todo, sem circular informações que não foram verificadas e evitam a discussão desses problemas, especialmente disputas na família ou nas mídias sociais.

É necessário adotar uma nova atitude, realista, mas otimista, vivendo plenamente sem esquecer a ameaça real à nossa saúde e a todas as pessoas ao nosso redor.

Recomendações para adotar uma atitude positiva

  • Mantenha a calma interna e externamente. Toda vez que você estiver pensando no pior, concentre-se nos aspectos positivos da vida.
  • Enfrente os problemas um por um. Concentre-se em organizar sua vida para fazer a coisa certa, recuperar o controle.
  • Não fique impressionado por conhecer todas as informações. Mantenha-se informado, mas não se sinta obrigado a saber todas as respostas.
  • Use o bom senso. Detecte suas possíveis obsessões e mantenha um equilíbrio entre as medidas necessárias e as que não são.
  • Concentre-se no momento presente. Realize suas atividades do dia-a-dia, concentrando-se no presente, sem se deixar envolver pelos pensamentos nostálgicos do passado ou pelas previsões catastróficas do futuro.
  • Cuide de suas necessidades e de seus arredores. Observe quais são as necessidades e satisfaça o que puder, aceitando que você não está no controle, principalmente.
  • Apoie e apoie-se nos seus entes queridos. Converse com pessoas próximas a você sobre seus sentimentos e emoções. Ouça, porque dessa maneira você pode ajudar outras pessoas a aliviar suas preocupações.
  • Seja proativo. Organize, inicie e faça coisas novas todos os dias para fazer você se sentir bem.

O Colégio Oficial de Psicologia de Madri recomenda para começar a fazer as coisas que você sempre quis, mas que nunca teve tempo . É o caso de ler livros, assistir filmes ou realizar projetos em casa.

Compartilhe com seus amigos, familiares e contatos, para que eles possam retomar as atividades com uma atitude otimista e positiva. Comente essas recomendações e deixe-nos seus próprios conselhos.

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