Um corpo está bem alinhado quando a cabeça, o tronco e a pelve estão localizados seguindo uma linha vertical imaginária que nasce nos pés e sai da coroa. Quando isso ocorre, é necessária muito pouca atividade muscular para manter a postura e as articulações não são sobrecarregadas.

O equilíbrio é fácil e a sensação corporal é mais leve. Internalizar o alinhamento correto é tão importante quanto fortalecer os músculos que contribuem para ele. Esse alinhamento pode ser descrito em mais detalhes:

  • O abdômen é coletado em direção à coluna vertebral para manter a pelve alinhada.
  • A caixa torácica não se projeta à frente. [19659004] O pescoço permanece alongado, com os cervicais estendidos e o queixo mais próximo do peito que o proeminente.

Como alinhar corretamente as costas passo a passo

Para alcançar essa postura, posicione-se no perfil à frente de um espelho. Imagine que uma linha vertical (você pode usar a borda do espelho para desenhá-la) une os seguintes pontos:

  • O lóbulo da orelha
  • O ombro
  • O centro da caixa torácica
  • A cabeça do fêmur [19659004] O joelho
  • O tornozelo

Além disso:

  • Os pés devem ser mantidos em uma posição neutra (nem por dentro nem por fora).
  • Os joelhos são retas, mas não hiperextendidas para trás.
  • A pelve, em uma posição neutra (sem carregá-la para frente ou para trás).
  • A coluna mantém suas curvas normal (não reduzida ou ampliada).
  • As escápulas, em posição neutra.
  • Os ombros estão abertos (não para a frente) e a cabeça nos ombros (não

Gradualmente, com a ativação repetida dos músculos que permitem manter essa posição, o corpo começa a recorrer a eles automaticamente para se organizar de maneira mais eficaz.

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Como cuidar da coluna vertebral

Os problemas de alinhamento geralmente vêm de uma curvatura exagerada da coluna vertebral em uma de suas seções. Pode ser uma curva cervical excessiva (lordose cervical) que leva a cabeça à frente na frente dos ombros.

Ou um aumento na curva na região torácica (cifose), comum no envelhecimento e que em estágios iniciais você pode tentar corrigir exercitando os músculos extensores superiores da coluna vertebral.

Se o aumento da curvatura ocorrer na região lombar (lordose e hiperlordose lombar), geralmente acompanhada de uma pélvis inclinada para frente, você pode tentar corrigir fortalecendo os abdominais e flexionando os extensores inferiores da coluna e músculo iliopsoas.

No entanto, deve-se ter em mente que problemas de alinhamento podem ser causados ​​por muitas causas e que pode ser necessário visitar um profissional antes de tomar iniciativas que podem não ser apropriadas.

Depois que o alinhamento do corpo na posição vertical for aprimorado , é mais fácil mantê-lo em qualquer outra posição ou em movimento.

Cuidado com o que sente

Um erro de alinhamento frequente ao sentar deixa a coluna entrar em colapso, flexionando a região lombar e trazendo a pélvis de volta.

É necessário elevar a parte superior das costas e a área da cabeça logo atrás das orelhas, com o peso do tronco no teto

Outra estratégia útil é pensar em pegar e elevar ligeiramente a região abdominal inferior.

    
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