O ser humano é complexo. Durante o curso da vida procura satisfazer as suas necessidades físicas e aumentar o seu bem-estar psicológico. O homem está sempre em constante mudança e na busca do equilíbrio entre corpo e mente.

Esse equilíbrio é encontrado na saúde mental, porque o indivíduo está consciente de suas habilidades e pode enfrentar os desafios que surgem. O bem-estar psicológico é moldado por aspectos físicos, mentais e sociais e é o modo de aproveitar a vida com força.

Para atingir o bem-estar psicológico, primeiro o indivíduo deve conhecer a si mesmo, desenvolver hábitos e organizar o tempo. . Tenha isso em mente, se você quiser alcançar mudanças psicológicas que, por sua vez, influenciar positivamente a sua saúde.

Conhecer-se como um indivíduo

Segundo a psicóloga Carol Ryff, o bem-estar psicológico é baseado em seis dimensões . Estes representam a maneira pela qual o indivíduo enfrenta as situações que surgem na vida.

Você deve conhecer a si mesmo e aceitar suas virtudes e defeitos . Explore sua personalidade e seus gostos: se você não se aceitar como é, será complexo avançar, porque você viverá descontente. Ao aceitar a si mesmo, você gerará relacionamentos positivos com você mesmo e com as pessoas ao seu redor.

Depois de aceitar sua identidade, você alcançará um propósito na vida com metas de curto, médio e longo prazo. Este propósito o levará ao crescimento pessoal, porque você sentirá que tem um objetivo e ocupará um lugar no mundo que o rodeia.

Ao desenvolver-se como indivíduo, você terá autonomia e liberdade na tomada de decisões e será capaz de controlar o meio ambiente. Você desenvolverá suas próprias opiniões e decisões sem que outras pessoas o afetem.

Quando o indivíduo fortalece sua identidade e conhece a si mesmo, ele estabelece as bases para alcançar o bem-estar psicológico. No caso de não encontrar o caminho e se desviar na busca por "eu", você pode recorrer à ajuda profissional de um psicólogo. Deixar para trás o tabu de "psicólogos são para pessoas instáveis" e se atrevem a avançar na busca do bem-estar.

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Desenvolva hábitos

Às vezes temos uma lista de tarefas ou pendentes, mas não as cumprimos. Nós caímos na ansiedade de alcançá-los, mas não organizamos nosso tempo. Uma maneira de atingir os objetivos é criar hábitos ou regras simples que nos permitam desenvolver tarefas.

O autor Stephen Covey desenvolveu em seu livro Os 7 hábitos de pessoas altamente eficazes uma série de ferramentas que podemos Empregue para priorizar e alcançar a estabilidade. Esses hábitos são desenvolvidos com vontade e trabalho diário.

  • O primeiro hábito é a responsabilidade de uma pessoa que cumpre suas tarefas respeita o tempo do outro e desenvolve uma disciplina na organização das prioridades. Sendo responsáveis, criamos liderança pessoal porque somos autônomos e temos um fim a alcançar.
  • Priorizar o que é importante versus o que é urgente é o hábito de administração pessoal, e é alcançado por meio de ferramentas para usar efetivamente o tempo. Se organizarmos nosso trabalho, nossa vida pessoal, acadêmica e econômica, obtemos um benefício mútuo no relacionamento com outros indivíduos.
  • Como o ser humano é social, a comunicação efetiva é fundamental porque consiste em entender o outro e ser clara para o hora de emitir uma mensagem . Neste processo de comunicação, o indivíduo gera interdependência, porque é alimentado pelo conhecimento e experiências de outros.

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Organize tempo e priorize

A organização eficaz do tempo será a chave para alcançar os objetivos e satisfazer as dimensões do bem-estar psicológico. O tempo é uma variável que não é controlada, mas sim existem ferramentas que nos permitem lidar com eficiência .

Estabelece as prioridades para atingir um objetivo, determina o que é importante em face da urgência: o importante é as tarefas que permitirão resultados satisfatórios na realização dos objetivos e a urgência é a realização das tarefas imediatamente.

Uma maneira de estabelecer prioridades é fazer uma lista de tarefas onde você pode visualizar o objetivo e as etapas para alcançá-lo . Em todos os aspectos do indivíduo, traçar objetivos é fundamental, pois permitirá compreender os avanços na busca do bem-estar psicológico

 Organizar o tempo para melhorar o bem-estar psicológico

Ferramentas para organizar o tempo

inexorável, indispensável, atípico, eqüitativo e inelástico. É aquele que determina as ações do indivíduo e não pode ser controlado, mas gerencia sua distribuição.

Prepara um calendário de atividades para definir as tarefas e as datas. Estabeleça limites e respeite os tempos de culminação, embora seja necessário ser flexível para não gerar estresse. Existem diferentes ferramentas disponíveis on-line que nos permitem organizar o tempo bem como atribuir cores às suas tarefas e fazer lembretes.

Um blog de notas permitirá que você registre os detalhes das atividades; Existem diferentes formatos de blog, e muitos aplicativos de computador têm isso. Lá você pode fazer seleções, listas de tarefas, estabelecer prioridades, anexar fotos e tabelas. Será útil para acompanhar suas tarefas.

O principal desafio ao organizar nosso cronograma é lutar contra os ladrões de tempo todas as distrações que não permitem concluir uma tarefa. O celular e as redes sociais são os principais distratores. Para combatê-los, concentre-se e deixe-os de lado quando estiver trabalhando.

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