A água fria é saudável, mas para usá-la no chuveiro é necessário se acostumar e, para isso, nada melhor do que começar no verão. A terapia de contraste com água quente e fria é muito boa para reduzir o cansaço e o estresse mas também oferece vários benefícios à saúde: melhora a circulação, reduz a dor causada pela tensão e aumenta a imunidade. Se você costuma se exercitar, não para de fazê-lo nem no inverno, porque possui melhor tônus ​​muscular e recupera-se muito rapidamente do esforço.

O que é terapia de contraste com a água?

A combinação de exercícios de água fria e quente vários efeitos no corpo . A água quente relaxa os músculos, removendo a tensão e dilata os vasos sanguíneos, ativando a circulação do sangue. A água fria, aplicada depois e em contraste, estimula a circulação sanguínea e o metabolismo, reduzindo a fadiga e eliminando toxinas.

Um chuveiro de água com contraste começa com água quente, a uma temperatura de 29 a 40 ºC e diminui gradualmente para uma temperatura mais baixa que a temperatura corporal.

A água fria deve ter entre 29 e 24 ºC. O jato deve estar em uma temperatura que pareça fria, mas agradável.

O contraste do calor ao frio é muito benéfico, pois reduz contraturas, tensões e inflamações, melhorando o tom muscular. Essa terapia, além de ser boa para a saúde e reduzir o estresse, mantém o corpo ativo e com mais energia pelas próximas 5 horas.

A água gelada é boa?

Uma das terapias mais comentadas atualmente é o método Wim Hof, projetado pelo holandês que leva seu nome, uma combinação de exercícios respiratórios, meditação e exposição ao frio extremo.

A técnica, aplicada corretamente, oferece vários benefícios como função imunológica aprimorada, estresse reduzido e humor e bem-estar aprimorados. No entanto, o método requer treinamento, para que nem todos possam se beneficiar do banho com água gelada, e também pode ser muito perigoso.

Conselho médico para o banho em água fria

Os médicos aconselham tomar banho com água fria no final do banho habitual, apenas por curtos períodos de 30, 60 ou 90 segundos.

Estudos demonstraram que a duração do banho não influencia os resultados. Após um banho de água quente, 30 segundos de água fria são suficientes e a água não precisa ser congelada.

Se o corpo começar a tremer, não é um bom sinal e você terá que voltar à água quente ou sair do chuveiro. Também é aconselhável não molhar a cabeça, mas o corpo.

Você conhecia esta terapia para estresse e cansaço? Deixe-nos o seu comentário. Pergunte aos seus amigos se eles tentaram a terapia de contraste e quais os benefícios que eles obtiveram com os chuveiros quentes e frios.

Comentarios

comentarios