1. Alimentos ricos e pobres em prana

O prana em yoga é equivalente ao conceito chinês de chi . Uma forma de referenciar a energia vital que ingerimos com alimentos frescos e que é então usada pelo corpo.

Os canais de energia da acupuntura são nadis para o ] yoga os meridianos dos órgãos são os dhamanis e os pontos de acupuntura, os siras do ayurveda .

O prana também penetra o corpo com a respiração de modo que a boa respiração ajuda a diminuir a fome .

Alimentos que perderam prana (pré-cozidos, processados congelado, cozido em microondas …) pode favorecer a obesidade uma vez que a pessoa ingere mais em busca de prana ou energia sutil que está faltando.

 Dicionário de dietas: o que um vegano come e não come?

2. A comida mais inteligente

Yoga oferece sensatas orientações dietéticas e convida você a comer com satisfação, gratidão e consciência.

  • Tranquilidade: permanece quieta durante a refeição, não discuta ou evoca experiências desagradáveis . Uma conversa agradável e uma atmosfera cheia de afeto facilitam a digestão e a assimilação.
  • Lentamente saboreando: a digestão começa na boca. Saborear alimentos e mastigar bem estimula o fluxo de saliva e outros sucos digestivos. Muitas pessoas que sofrem de gases intestinais comem muito rapidamente. Pode ser uma maneira de cobrir o desconforto interno.
  • Moderação: estudos mostram a relação entre uma dieta com poucas calorias e ausência de obesidade, diabetes, hipertensão e arteriosclerose. Não encher o estômago completamente permite que você lide com situações de estresse e incentiva uma expectativa de vida mais longa.
  • Crude? Sim, obrigado: inclui pelo menos um prato cru em cada refeição. desta forma a dieta será mais alcalina e rica em antioxidantes e outros fitonutrientes que previnem doenças.
  • Classifique o jejum: em muitas doenças a ioga imita nossos animais e recorre ao jejum e a ajuda de plantas medicinais. O descanso digestivo simples fornece uma energia extra que o corpo usa para se livrar do que resta e regenerar a saúde.
  • Critério e intuição: os sentidos são o ponto de encontro entre o que Precisa do nosso corpo e comida. Aumente sua sensibilidade e aprenda a ouvir o que o corpo lhe pede . Deixe-se guiar pela intuição e aproveite a textura da comida, perceba com cuidado o seu sabor e aceite-o como um presente da natureza. Não se force a comer algo que você não gosta, mas evite comer apenas as coisas que mais gosta .
 3 maneiras de melhorar sua saúde com alimentos

5 maneiras de tornar a dieta mais saudável

  1. Light cooking: é melhor cozinhar os vegetais o mais levemente possível para preservar suas qualidades. O cozinhar a vapor ou wok salteado são adequados.
  2. Mais legumes: são uma ótima fonte de proteína, e mais quando combinados com cereais, como no kitcheri, prato feito com feijão arroz mungo e basmati
  3. Ração justa: o ioga propõe cozinhar apenas o que deve ser ingerido pois o superaquecimento priva as refeições de boa parte de seu prana ou energia vital.
  4. ] Mais inteiro: Um grão inteiro pode dar origem a uma planta, por isso é preferível a farinhas e cereais refinados, menos equilibrados e nutritivos.
  5. Saladas: é aconselhável beber todos os dias fruta fresca e uma salada mista que combina diferentes texturas (pedaços inteiros, ralados, cortados …).


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