A economia, as crises políticas e a Covid 19 são três das coisas que mais preocupam a população mundial. A esses três fatores devem ser adicionados as pesquisas constantes para encontrar dietas para perder peso . Afinal, os índices de ações não são as únicas dores de cabeça. A obesidade e o excesso de peso são problemas de saúde pública. Situação em que também é preciso ter uma visão completa e não deixar de fora as regiões onde a desnutrição populacional é tão grave.

Para gozar de boa saúde, uma das recomendações mais repetidas é a manutenção de um cardápio perfeitamente equilibrado . O que muitas vezes não é tão fácil quanto simplesmente querer. Além disso, alguns cenários exigem medidas drásticas. Em todo caso, se há uma coisa em que você não deve cair é na impaciência, nem nas dietas milagrosas. Existem muitos regimes alimentares que prometem resultados imediatos e cujos supostos benefícios implicam danos ao organismo.

Dieta mediterrânea

A gastronomia que se desenvolveu ao longo da história na costa norte do Mar Mediterrâneo é uma das mais apreciado em todo o mundo. Apesar do fato de que como toda regra tem suas exceções, em termos gerais representa o equilíbrio ideal entre sabor e qualidade .

Um de seus princípios básicos é incluir uma ampla gama de alimentos natural, de várias fontes. Vegetais, laticínios, azeite e nozes estão entre os ingredientes comuns . O mesmo que peixes e frutas frescas, junto com os vinhos; pão e cereais como o trigo também estão incluídos.

Parte dos benefícios oferecidos pela conhecida dieta mediterrânea: redução dos riscos de acidentes cardiovasculares ou de doença de Parkinson. Previne diabetes e câncer, melhora a função cognitiva e fornece uma grande quantidade de antioxidantes. Não menos importante, como parte desta boa dieta para perder peso, o consumo de conservantes e outros produtos químicos diminui consideravelmente .

Menu diário

Para o café da manhã: uma fatia de pão integral, guarnecido com um pouco de azeite. Uma xícara de café com leite desnatado sem açúcar, acompanhada por um copo de suco de laranja fresco . Para quem prefere algo um pouco mais "substancial", os ovos de estilo mediterrâneo são a opção ideal.

Ao meio-dia, um prato de lentilhas com ervilhas e cenouras. A salada de pepino, tomate, azeitonas verdes e o inevitável fio de azeite é um excelente complemento. Para sobremesa, uma maçã ou morangos com creme .

O encerramento do dia pode ser acompanhado por uma salada mista e peixe assado com batatas assadas . Não se esqueça dos petiscos e aperitivos. Frutas frescas são muito apreciadas e você também pode optar por pedaços de queijo com baixo teor de sal com mel.  Salada mista

DASH

Abordagens dietéticas para parar a hipertensão . Ou o que é o mesmo: dieta voltada para lidar com a hipertensão . Não é estranho que esse tipo de cardápio seja tão específico que esteja relacionado ao excesso de peso. Afinal, é uma consequência direta da obesidade, embora não seja a única causa provável.

A primeira coisa a notar: é uma dieta bastante variada . Inclui cereais, peixes e carnes de todos os tipos, bem como legumes, embora de forma limitada. A parte importante recai sobre frutas, vegetais e laticínios com baixo teor de gordura. Todos os carboidratos, açúcares refinados e álcool são reduzidos ao mínimo. Embora as gorduras saturadas sejam completamente excluídas.

Além de controlar a pressão arterial, esta dieta reduz os riscos de doenças cardíacas e derrames . Controla e previne diabetes, acaba com o excesso de colesterol ruim no sangue e reduz as chances de sofrer de pedras nos rins.

Presunto e vinho

Uma dieta para perder peso tendo presunto e vinho como protagonistas? Embora possa parecer implausível para muitos, é uma opção saudável, com resultados verificáveis ​​. Sem ter que renunciar a dois ingredientes muito apreciados pelo seu sabor.

É um regime hipocalórico, em que frutas, vegetais e proteínas de origem não animal têm um peso específico . As 'quotas' dos ingredientes principais são: um copo de vinho por dia (nunca antes de conduzir) e duas rodelas de presunto ibérico nos pequenos almoços e jantares.

Café com leite desnatado sem açúcar, pães integrais (de preferência não durante o almoço), iogurte e nozes são bons acompanhamentos. Banana, manga e melão não são recomendados a partir de frutas . Para a sobremesa, uma xícara de chocolate puro.

Dietas para perder peso: uma alimentação saudável não é suficiente

A atividade física frequente é um pré-requisito para manter o peso ideal . Não basta comer de forma saudável, o ser humano é completo. Além de cuidar do que comemos, também temos que nos movimentar. Você tem que se exercitar.

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