Dietas para emagrecer sempre viraram tendência, e a cada ano vemos uma nova que promete resultados “garantidos”. Infelizmente, não é difícil compreender esse fenômeno, uma vez que o sobrepeso e a obesidade afetam uma porcentagem cada vez maior da população mundial. Mas é fundamental estar atento na hora de adotar um plano alimentar para emagrecer, para evitar déficits nutricionais e danos ao organismo. A seguir, falaremos um pouco mais sobre emagrecimento e apresentaremos 3 dietas para emagrecer que, quando bem feitas, proporcionam excelentes resultados. Continue lendo!

O que considerar antes de escolher uma dieta para perder peso?

A primeira coisa é entender o que significa perder peso e o que precisa ser feito para atingir esse objetivo. Perder peso significa reduzir a quantidade (ou porcentagem) de gordura acumulada no corpo. A gordura é armazenada nos tecidos adiposos e serve como reserva de energia para o corpo.

Portanto, perder peso não é o mesmo que perder peso porque podemos reduzir o peso corporal perdendo, por exemplo, fluidos e massa muscular. Por outro lado, é possível ganhar peso enquanto reduz o percentual de gordura corporal e aumenta a massa magra.

Então, o que você precisa fazer para perder peso? A resposta é simples: gerar um déficit calórico no corpo . Como a gordura acumulada é uma reserva de energia, precisamos fazer com que nosso corpo use essa reserva para gerar energia de maneira eficaz, e não para mantê-la armazenada.

Como criar um déficit calórico? Bem, fornecendo a seu corpo menos calorias do que o necessário para realizar todos os seus processos fisiológicos e as atividades que você realiza no dia. Dessa forma, seu corpo usará os estoques de gordura para gerar energia, e não apenas as calorias que você obtém dos alimentos que ingere todos os dias.

3 dietas para perder peso que podem ser muito eficazes

KETO ou dieta cetogênica

As dietas cetogênicas, especialmente a metodologia KETO, estão na moda nas redes sociais. Na verdade, é possível ter resultados muito bons em curto prazo adotando esse tipo de dieta para perder peso . Basicamente porque, ao restringir significativamente o consumo de carboidratos, levamos nosso corpo a adotar a gordura como sua principal fonte de energia.

Uma estratégia excelente para perder peso é combinar a dieta cetogênica com o jejum intermitente . Da mesma forma, deve-se entender que os carboidratos são a primeira fonte que nosso corpo recorre quando precisa gerar energia. Isso não os torna "vilões", mas seu consumo excessivo pode na verdade promover o acúmulo de gordura.

A dieta "realalimentar"

O nome já indica seu fundamento principal: basear a dieta em comida "real", feita a partir de alimentos naturais e saudáveis. Para isso, é fundamental eliminar ou restringir ao máximo o consumo de produtos ultraprocessados ​​ou ingredientes com efeito aditivo como os açúcares refinados.

Além de promover a metabolização da gordura acumulada, essa dieta pode trazer um ganho importante em termos de saúde. Sabe-se que o consumo de alimentos ultraprocessados ​​é prejudicial a todo o corpo, aumentando o risco de inflamações, doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde.

A dieta volumétrica

Um dos pilares desta estratégia nutricional é encontrar as melhores formas de manter o apetite equilibrado para que nos sintamos realmente saciados. Isso é muito importante para evitar a compulsão alimentar tão comum em dietas de perda de peso excessivamente restritivas que levam ao temido efeito rebote.

Para conseguir isso, é proposto focar em alimentos com baixo teor calórico densidade da qual podemos comer uma boa quantidade sem obter muitas calorias. Por exemplo, vegetais, sopas, frutas, infusões, cereais cozidos, entre outros. Da mesma forma, é importante observar que o consumo de qualquer tipo de alimento não é proibido, embora seja recomendado minimizar açúcares e farinhas refinadas.

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