Não há nada de errado em comer com os olhos. Não é para crianças ou wolverines. Pelo contrário, uma boa refeição deve entrar de vista como os chefs sabem, para quem a montagem do prato é uma parte fundamental de sua arte.

As cores são o principal ingrediente visual e um bom Seleção não só ajuda a tornar o prato bonito e atraente, mas é uma ferramenta muito útil para o desenvolvimento saudável e menus revitalizantes.

As cores da comida revelam os seus benefícios para a saúde

Na natureza, as cores são usadas para que muitos animais encontrem sua comida. As abelhas encontram o néctar porque são atraídas pelas cores brilhantes das flores.

As pessoas não são muito diferentes. A alimentação começa com a visão, que nos permite selecionar os alimentos mais saudáveis ​​ e apetitosos.


Podemos interpretar as informações fornecidas pelas cores de pelo menos três níveis:

1. Riqueza antioxidante

Primeiro, o mais óbvio é o da química. As cores indicam o tipo de substâncias, de moléculas, que têm uma presença abundante na comida. São principalmente pigmentos vegetais antioxidantes que colaboram com o sistema imunológico.

2. Efeito psicossomático

Um segundo nível é psicológico ou psicossomático. Sabe-se que as cores influenciam o humor e o comportamento, que é usado na decoração, moda ou publicidade, mas também são capazes de influenciar a fisiologia.

Embora pareça surpreendente, mera percepção da cor de um alimento também modula seu efeito no organismo. Um estudo realizado pela Universidade de Newcastle (Reino Unido) mostrou que ele apresenta tranqüilizantes leves para a ansiedade. Os pacientes receberam pílulas vermelhas, amarelas ou verdes com a mesma composição química e os resultados indicaram que os verdes (essa cor produz um efeito relaxante) foram mais eficazes.

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3. Informações sutis

O terceiro nível pode ser descrito como energético e baseia-se na percepção intuitiva e prática de certas propriedades associadas a cada cor.

As medicinas orientais aprofundaram esse campo. Na China, por exemplo, cada cor está relacionada a um tipo de energia (madeira, fogo, terra, metal e água), um órgão, uma estação e uma emoção.

O que ela diz? cada cor de uma fruta ou um vegetal

Cada cor pode nos dar indicação das propriedades específicas da comida em si. Vamos vê-los um por um:

amarelo protetora

Certos carotenóides – como luteína e zeaxantina – e polifenóis – como quercetina e curcumina – são os principais responsáveis ​​pelos tons amarelos. Como se fossem um filtro solar, esses pigmentos protegem as células das plantas da radiação solar ultravioleta

No organismo humano produzem um efeito antioxidante e estimulam o sistema imunológico, especialmente protegendo a pele e a pele. olhos (prevenir a catarata e a degeneração macular, que é a principal causa de cegueira relacionada ao envelhecimento).

Especialmente eficaz é o beta-caroteno, um pigmento de laranja que é transformado em vitamina A como o corpo precisa disso. É também um poderoso antioxidante que é atribuída a capacidade de prevenir cânceres de mama e ovário, bem como bronquite e asma em não-fumantes.

 5 outono alimentos carregados com beta-caroteno

para melhorar a absorção de carotenóides e polifenóis em alimentos deve ser consumida juntamente com ingredientes gordurosos como o azeite de oliva.

Para a medicina chinesa, o amarelo beneficia o estômago e o baço reduz a inflamação em geral e promove a digestão de alimentos doces.

  • Alimentos amarelos são: milho, pimentão amarelo, chicória, soja, limão, grapefruit, banana, maçãs e as ameixas amarelas, o abacaxi, bem como especiarias, como açafrão, gengibre e baunilha.

O poder verde da natureza

O verde é a cor da clorofila, o sangue do pl antas que participam na transformação da energia solar, água e dióxido de carbono em carboidratos nutritivos

A abundância de clorofila indica a presença de magnésio, mineral essencial para o sistema músculo-esquelético , mas os vegetais mais saudáveis ​​são repolhos e eles se destacam por conter compostos de enxofre (indoles e sulforafano).

Estas substâncias, que são extraídas de vegetais por certas bactérias intestinais benéficas, protegem as células contra danos Isso poderia causar agentes cancerígenos que são formados durante a digestão ou que vêm de fora.

 6 vegetais verdes carregados com clorofila

Além disso reduzir a população de bactéria Helicobacter pylori associado com úlceras de estômago e cânceres digestivos

Vegetais de folhas verdes também são ricos em ácido Folic, vitamina essencial para o desenvolvimento e funcionamento correto do sistema nervoso.

Para a medicina energética oriental, o verde nutre o fígado e a vesícula biliar, melhora a visão e fortalece as defesas.

  • Alimentos verdes são: todos os tipos de alface, cânones, agrião, espargos, feijão verde, ervilha, pepino, pimentão verde, abacate, abobrinha, couve chinesa, couve, espinafre, acelga, erva-doce, aipo, wheatgrass, brócolis, maçãs e peras, limão, uvas verdes, kiwis, azeitonas e ervas com salsa, manjericão, endro, alecrim ou hortelã

Red dá-lhe a vida

Um dos responsáveis ​​pela coloração vermelha de muitas frutas e vegetais é o licopeno antioxidante, uma substância da família dos carotenóides. Como um antioxidante, essa substância aprisiona os radicais livres, impedindo-os de danificar os tecidos do corpo.

Isso se traduz em uma variedade de benefícios à saúde: o licopeno pode reduzir o risco de vários tipos de câncer (próstata, ovários, pâncreas e pulmão) e diminui as chances de doença cardiovascular em mulheres.

Ao contrário de outros nutrientes e compostos benéficos, o licopeno não é destruído em altas temperaturas. O calor decompõe as células vegetais, o que permite a liberação de licopeno e aumenta sua disponibilidade para ser absorvido . Por esta razão, a pasta de tomate e os molhos são considerados fontes recomendáveis.

 Vermelho como tomate! 6 variedades cheias de cor

Para a medicina chinesa, o vermelho favorece a atividade cardíaca e a circulação sanguínea.

Estas propriedades foram comprovadas por um curioso estudo da Universidade de Wageningen (Holanda). : os pesquisadores descobriram que as pessoas que consomem mais frutas vermelhas e vegetais reduzem o risco de sofrer um acidente cardiovascular . Eles especificaram, além disso, que o risco é reduzido com cada ração adicional

  • Os alimentos vermelhos são: tomate, pimenta, pimenta vermelha, alface vermelha, como radicchio, rabanete, feijão vermelho e beterrabas, romãs, cerejas, framboesas, morangos, maçãs vermelhas, melancias e groselhas

roxo surpreendente

azuis e violetas intensas são geralmente devido a proantocianidinas e antocianidinas , compostos pertencentes à família dos flavonóides

Eles foram chamados de superantioxidantes porque são 50 vezes mais ativos que a vitamina E e 20 vezes mais ativos que a vitamina C.

Como os carotenóides, esses pigmentos protegem as plantas da radiação solar ultravioleta e eliminam os radicais livres. Além disso, em humanos, eles mostraram um efeito muito benéfico sobre o sistema cardiovascular, mantendo e promovendo a flexibilidade e o bom estado dos vasos sanguíneos.

    

        

 6 alimentos coloridos incomuns cheios de propriedades
        

    

Eles podem melhorar o fluxo de sangue pelas veias menores e prevenir a inflamação associada ao acúmulo de colesterol. Eles também previnem infecções no trato urinário.

  • Alimentos roxos são: berinjela, repolho roxo e algumas variedades de cebolas e batatas fornecem esta cor, assim como figos, mirtilos, ameixas, groselhas negras, uvas pretas, sabores e amoras

A pureza do branco

Os vegetais brancos mais saudáveis ​​contêm compostos voláteis de enxofre, encontrados em todos os membros da família da cebola: alho, cebolinha, escalonias e alho-poró. A mais representativa é a de alliin.

Mas para que ocorra uma ação benéfica no organismo, primeiro a alina deve reagir com as enzimas presentes no próprio alimento, a alanase e a sintase do fator lacrimgen para dar origem à alicina. Esta reação ocorre em corte ou mastigação de alimentos .

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alicina ajuda reduzir o mau colesterol LDL reduz a pressão arterial e aumenta a capacidade do organismo para resistir a infecções virais.

Na medicina chinesa, alimentos brancos nutrem os pulmões eo intestino grosso .

  • Alimentos brancos são: rabanetes e espargos brancos, cebolas e cebolas, alho, tofu, couve-flor, alho-poró, cogumelos, couve chinesa, aipo, nabo, coco e lichia. Arroz e aveia são outras fontes comuns desta cor.

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