Vícios são hábitos ou comportamentos perigosos que geram uma dependência da pessoa. Há também dependências para o consumo de produtos ou drogas que afetam e destroem o indivíduo, tanto física como mentalmente.

Descubra neste artigo as melhores dicas para parar os vícios e começar a melhorar sua vida. Liberte-se dessas amarras e assuma o controle daquilo que você quer e não quer fazer.

As 5 melhores dicas para desistir de vícios

1. Seja honesto consigo mesmo

O primeiro passo para superar qualquer problema da vida é admitir que temos isso . Se nos apegamos a uma atitude pessimista ou introspectiva, na qual não nos permitimos ser aconselhados ou ajudados, não resolveremos nada.

Devemos ser honestos conosco mesmos e sermos capazes de encarar as coisas cara a cara. Auto-enganar, minimizar a situação, evitar falar sobre o assunto, esconder nosso vício, mentir ou dar desculpas quando somos descobertos são atitudes autodestrutivas.

A honestidade nos ajudará a ser honestos, a admitir a dura realidade da situação em que caímos. Nesta seqüência, o próximo passo será tomar a decisão de mudar e entender que não há dependência saudável . Todos eles trazem dor e sofrimento para nossas vidas.

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. Peça ajuda a um profissional

Entrar no inferno de um vício pode ser um processo quase imperceptível que nos custa a nos tornarmos conscientes. Em muitos casos, os vícios começam com um desequilíbrio emocional ou como consequência de uma dor psicológica de que não sabemos como sair. Pensar que somos auto-suficientes ou que podemos com tudo é um erro.

Nesse sentido, um especialista na área pode orientar-nos a tomar as decisões certas para sair do vício. Não devemos subestimar a experiência desses profissionais e a carreira que os sustenta. Devemos ter confiança no terapeuta e, acima de tudo, seguir o programa para superar nosso vício.

3. Descubra o que desencadeou seu vício

Toda pessoa é um mundo e não há gatilhos inevitáveis ​​que levam a um vício. No entanto, existem alguns fatores que podem causar este problema:

  • baixa auto-estima: pessoas que têm sentimentos de desvalorização, insegurança, medo ou baixa auto-estima podem cair em vícios para tentar aliviar ou contrariar esses sentimentos.
  • Períodos de dor: decepções amorosas, a morte de um ser amado, a perda da estabilidade econômica, mudanças importantes no palco, etc.
  • Jovens e más companhias: a inexperiência da própria juventude e viver com amigos que sofrem dependências pode nos arrastar para o mesmo problema
  • Ansiedade e depressão: O aparecimento de uma doença crônica ou uma alteração permanente do sistema nervoso também podem ser fatores de risco para o desenvolvimento de um vício.

4. Encontrar um bom apoio emocional em torno de você

 dicas para parar vícios

Superar um vício sem a ajuda de ninguém é muito complicado e difícil. Requer uma vontade de aço e muita perseverança. Por esta razão, é conveniente ser cercado por pessoas em quem confiamos e que podem e podem ajudar . A família, amigos ou casal têm, nesse sentido, um papel muito importante. Qualquer tipo de apoio emocional em um momento de crise pode ajudar a parar os vícios.

Para fazer isso, eles devem conhecer a realidade do vício e ter as informações necessárias para saber como agir. Deve haver uma entrevista entre o psicólogo e os familiares, a fim de conhecer as diretrizes que devem ser seguidas. No tratamento contra um vício, o meio social, se quer cooperar, é muito valioso e pode ser decisivo para recuperação.

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5. Cuidado com as recaídas

Todos os vícios têm ciclos em que você costuma baixar a guarda e relaxar. É comum que em um estágio de felicidade ou euforia, depois de passar algum tempo superando o problema, seja decidido tentar novamente "apenas mais uma vez". Estas recaídas podem ser um sério perigo que submerge novamente e previne vícios permanentemente. No entanto, eles devem enfrentar e aprender a tirar proveito deles, analisando a situação com o psicólogo.

Devemos manter e incentivar uma atitude positiva e vital. Se outras pessoas conseguiram sair desse vício, também teremos sucesso . Nesta luta existem etapas de altos e baixos. Períodos de felicidade e dias de sofrimento. E devemos entender a recaída como um processo natural na reabilitação, sem minimizá-la, mas aprendendo com o erro.

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