Neste artigo você vai descobrir quais são as 7 principais vitaminas naturais para a fadiga física e mental, sono, estresse ou exaustão. Eles são capazes de obter a energia vital que você tinha antes, retornar ao seu corpo.

Com tantas atividades diárias e responsabilidades, quase todos os dias você se sente cansado e quer ter mais energia para atender às demandas de sua vida diária. C Como se isso não bastasse, além do estresse diário, você não encontra tempo para preparar suas refeições adequadamente e seu corpo sente isso

Geralmente, se você tem uma dieta equilibrada, com alimentos variados, você não deve tomar suplementos nutricionais ricos em vitaminas, embora você possa ter um déficit de alguma vitamina devido a algum distúrbio físico.

Antes de tomar vitaminas como suplementos alimentares, é recomendável que você vá a um clínico geral. Você pode ter que fazer testes para evitar possíveis efeitos colaterais.

As principais vitaminas que combatem a fadiga

A vitamina C

O limão é um alimento comum rico em vitamina C

Sua função é principalmente antioxidante. Neutraliza os radicais livres e previne o envelhecimento prematuro dos tecidos. Além disso, essa vitamina desempenha um papel importante na estimulação das defesas naturais do corpo.

Portanto, se você incluir alimentos suficientes ricos em vitamina C diariamente em sua dieta, sentirá muito mais energia, porque estará evitando das consequências negativas do estresse

As frutas cítricas estão entre os alimentos com maior teor de vitamina C. Lembre-se que as frutas frescas são as que contêm a maior quantidade de vitaminas.

Alimentos que foram processados ​​ou cozidos perderam suas propriedades

A salsa, a groselha e a pimenta também são ricos em vitamina C. Incluí-los em saladas frescas para obter uma boa contribuição

Vitamina B1

Mais especificamente, a vitamina B1, também chamada tiamina, é o que mais contribui para o bom funcionamento do metabolismo. irá ajudá-lo a converter carboidratos em fonte de energia para todos os seus tecidos

Se você quiser garantir um bom suprimento de vitamina B1, inclui grãos integrais, carnes magras, massas, peixes, feijões e ervilhas, diariamente em sua dieta.

A falta desta vitamina pode causar fraqueza, fadiga e danos ao sistema nervoso

Vitamina B9 para melhorar a sua vitalidade

Também conhecida como "ácido fólico", esta vitamina integra também o complexo B colabora com o funcionamento adequado do seu sistema nervoso (evita que você se sinta cansado), entra em outras funções importantes.

Para obter vitamina B9 suficiente, é melhor que eu ncluyas frutas cítricas frescas, inteiras ou no suco, espinafre, repolho e feijão em suas refeições diárias. Também é possível fazer uma boa contribuição ao comer frango, porco, marisco ou fígado.

Sempre tenha em mente que quanto menos processados ​​e processados ​​alimentos ou alimentos, maior a quantidade de vitaminas que eles fornecem.

Vitamina B2 para estimular o seu metabolismo

Este nutriente desempenha um papel muito importante no crescimento orgânico, na produção de glóbulos vermelhos na medula óssea e também na libertação da energia presente nos hidratos de carbono.

Você provavelmente tem uma deficiência dessa vitamina, porque ela está presente em muitos alimentos, de qualquer forma você pode incluir nozes, carnes, ovos, laticínios e vegetais de folhas verdes.

A vitamina A para ter mais força em geral

A vitamina A cumpre importantes funções no crescimento e desenvolvimento adequado dos tecidos; É essencial para uma boa visão e também ajuda a evitar a fadiga.

As fontes mais importantes de vitamina A são fígado, gema de ovo e leite. Também é encontrado, embora em menor proporção, em cenouras e brócolis

A vitamina B 12 para evitar a fadiga

Ele desempenha um papel fundamental na eficiência do metabolismo e no bom funcionamento do sistema nervoso central, razão pela qual É muito importante que você tenha uma boa contribuição se quiser evitar a fadiga.

Esta vitamina é encontrada em ovos, carne, aves, laticínios e frutos do mar. Sua deficiência pode causar anemia

A vitamina B3, para completar o complexo B

Contribui para o bom funcionamento do sistema digestivo, pele e sistema nervoso.

Também será útil para transformar a energia fornecida pelos carboidratos em sua dieta

Você pode garantir uma boa ingestão dessa vitamina, incluindo produtos lácteos, aves, carnes vermelhas, nozes e ovos em sua dieta.

A melhor maneira de obter as vitaminas que você precisa

Se você comer três porções de frutas e vegetais frescos diariamente, juntamente com algumas porções de proteína (carnes vermelhas magras ou carnes brancas) e uma porção de laticínios, sua contribuição de vitaminas será coberta.

A melhor maneira de obter as vitaminas que você precisa para evitar a fadiga é através de uma dieta saudável.

O mito dos suplementos vitamínicos

é muito É verdade que você precisa de todas essas vitaminas para que seu corpo funcione adequadamente e se sinta bem, cheio de energia para desempenhar adequadamente seu trabalho ou estudos.

Mas também é verdade que as quantidades necessárias são pequenas, de modo que qualquer pessoa saudável que tenha uma dieta balanceada terá uma boa contribuição de todas elas.

Existem apenas três situações em que um suplemento vitamínico é indicado, por indicação médica, e são as seguintes: :

  • Gravidez e aleitamento. Um suplemento nutricional de vitaminas e minerais é recomendado durante as primeiras semanas de gestação e na lactação, porque nestes casos as necessidades nutricionais são geralmente mais altas que a contribuição.

  • Adolescentes incompetentes . Se eles estão no período de crescimento máximo e não comem o suficiente, eles provavelmente precisarão de um suplemento para complementar sua dieta. Desta forma, o corpo terá todos os nutrientes necessários para um bom desenvolvimento.

  • Seniors . Eles geralmente têm problemas de mastigação ou deglutição, ou não conseguem comer tudo o que precisam. Nesses casos, também pode ser necessário suplementar a dieta com um suplemento multivitamínico.

Além dessas três situações, e se não houver doença subjacente, não é necessário suplementar a dieta com um suplemento vitamínico.

] Se, apesar de comer frutas e legumes frescos, carnes e produtos lácteos, você ainda se sentir cansado ou sem energia, consulte o seu médico. Você pode ter anemia, algum distúrbio hormonal ou outras patologias.

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