As barras de cereais consolidaram-se nos últimos anos como o aperitivo ideal para comer entre as refeições especialmente para todos aqueles que querem perder peso, e procuram lanches saudáveis ​​que eles

No entanto, há muitos que pensam que este tipo de lanche saudável mal contribui calorias e, portanto, eles tendem a abusar do seu consumo . É importante esclarecer que, embora as barras de cereais não sejam particularmente calóricas ou prejudiciais, existem outros tipos de lanches mais saudáveis ​​para comer entre as refeições, como qualquer pedaço de fruta fresca.

O que são barras de cereal? e

O principal ingrediente deste tipo de barras são cereais, portanto, podemos encontrar barras de trigo, aveia, milho, arroz, cevada, centeio … etc. Neste sentido, e precisamente porque os cereais são o seu principal ingrediente, este tipo de barras é muito enérgico uma qualidade que deve ser tida em conta quando se procura uma contribuição extra de energia para o nosso dia a dia.

Por este motivo, também, barras de cereais tornaram-se o lanche fetiche de pessoas que realizam exercício físico em uma base regular e também do que eles passam por longas sessões de treinamento todos os dias.

E este tipo de lanche contribui com uma alta quantidade dos chamados carboidratos complexos, que são aqueles que são metabolizados de forma mais lenta que o resto de carboidratos e, portanto, fornecer energia a longo prazo .

Além dos cereais, este tipo de barras também contém outros ingredientes que os enriquecem. Em muitas ocasiões, frutas desidratadas são geralmente o ingrediente estrela desses lanches, mas também podemos encontrar barras de cereais enriquecidas com chocolate com nozes, com sementes (linho, gergelim … etc.), com soja, com mel, com iogurte, com leite mesmo, enriquecido com mel

Qual barra de cereais escolher?

Agora podemos encontrar uma enorme variedade de barras de cereais no mercado, feitas a partir de diferentes ingredientes e sob uma multidão excepcional de marcas que comercializá-los.

Portanto, uma das dúvidas mais frequentes na compra deste tipo de lanche saudável é, precisamente, qual escolher. Nesse sentido, é importante olhar para aquelas barras cuja embalagem indica que elas contêm vitaminas e minerais e para verificar o conteúdo calórico que elas contêm.

E, por exemplo, as barras de cereais contendo o chocolate pode conter até 350 calorias por 100 gramas de produto, enquanto as que transportam frutas desidratadas podem contribuir com cerca de metade das calorias do que as primeiras

Com relação ao nível de gorduras saturadas, este tipo de lanche pode conter até 3,50 gramas, cerca de 1 grama de fibra, e cerca de 73 gramas de carboidratos, em termos gerais.

Por esse motivo ] as opções mais recomendadas são aquelas que contêm frutas desidratadas, soja, iogurte ou farelo de trigo tentando evitar o máximo possível, todas aquelas que contêm chocolate como ingrediente de destaque em sua composição.

Quando é melhor tomar? Barras de cereais?

Sendo um alimento altamente energético, este tipo de barras de cereais é uma opção ideal no café da manhã ou como um lanche principal na manhã uma vez que nos fornecem energia suficiente para o resto do dia, e temos tempo para metabolizá-los ao longo do dia.

Também, pessoas que sofrem de diabetes também podem tomá-las desde que elas o façam sob a supervisão de um médico ou nutricionista autorizando seu uso. E, como para dieters é preferível que eles optam por essas barras de cereais leves que são aquelas que são feitas de farelo ou outros cereais, e que não contêm açúcares adicionados.

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