O ferro é um mineral indispensável. Uma de suas principais funções é fabricar hemoglobina a proteína nos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio para os tecidos .

Ferro é essencial para oxigenação de células, função cognitiva, eficácia do sistema imunológico e atividade física.

A absorção de ferro depende do hormônio hepcidina que o fígado fabrica em maiores ou menores quantidades dependendo da inflamação do organismo, se há um déficit de oxigênio ou corporal.

1. Quais são as consequências da deficiência de ferro?

A deficiência é comum e pode ser devida a uma dieta incorreta, períodos abundantes ou falta de absorção no intestino.

Uma das principais consequências é a anemia ou seja, produção insuficiente de glóbulos vermelhos.

anemia por deficiência de ferro (anemia por deficiência de ferro) é o mais comum e acaba reduzindo a concentração de hemoglobina e a capacidade de transportar oxigênio para os tecidos.

Os sintomas de anemia mais comuns são cansaço, palidez, queda de cabelo , resfriado, palpitações, dores de cabeça, falta de concentração ou falta de ar durante o exercício.

A causa geralmente é uma ingestão insuficiente de ferro através dos alimentos, mas deve-se levar em consideração que outros nutrientes, como vitamina B12 e ácido fólico, também são necessários para produzir glóbulos vermelhos.

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2. Quais são as necessidades diárias de ferro?

A quantidade diária recomendada de ferro depende da idade, sexo ou se você está grávida.

Durante o estágio fértil, as mulheres as mulheres precisam de 15 a 18 mg de ferro por dia .

Antes e depois, as necessidades são reduzidas e são iguais a dos homens: 8 mg por dia .

O

mulheres grávidas requerem 27-30 mg por dia.

3. O corpo pode transformar ferro inorgânico em orgânico?

Entre as melhores fontes vegetais de ferro estão leguminosas, espinafre, pistache, algas (especialmente espirulina), milheto ou framboesas.

. uma proteína nas vilosidades intestinais que é capaz de transformar ferro não heme em ferro heme, mas o ferro de plantas (inorgânico ou "não heme") é absorvido pior do intestino do que o de origem animal (orgânico ou "heme").

4. Como melhorar a absorção de ferro?

Embora tenhamos a capacidade de transformar o ferro não heme em heme, podemos melhorar sua absorção intestinal favorecendo uma acidificação correta do pH do estômago e combinando alimentos ricos em ferro com outros rico em vitamina C ou com vinagre e fermentado.

Uma boa solução para fazer melhor uso do ferro vegetal é combinar legumes com brotos.

Para melhorar a assimilação do ferro, também é reduzir a inflamação do organismo e descarta hiperpermeabilidade intestinal uma vez que reduz a capacidade de assimilar nutrientes.

5. Como seria um cardápio diário rico em ferro?

  • Café da manhã: smoothie com espinafre, laranja e cânhamo com flocos de espirulina.
  • Almoço: salada de leguminosas, couve, arroz e pimenta vermelha com vinagrete de pistache.
  • Jantar: quinua salteada, tofu, brócolis e alga marinha dulse com castanha de caju e tahine de limão.

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6. Você pode ter ferro em excesso?

Ferro em excesso no sangue, hemocromatose, é muito menos comum mas também existe.

Geralmente é devido a uma alteração genética fazendo com que mais ferro seja absorvido ou outros tipos de doenças.

As consequências podem ser graves como danos ao fígado ou diabetes.

7. A clorofila pode ajudar na anemia?

A clorofila das plantas tem uma estrutura semelhante à hemoglobina (apenas contém magnésio em vez de ferro).

Alimentos rico em clorofila (espinafre, alfafa ou espirulina) estimula a formação de glóbulos vermelhos enquanto alcaliniza e desintoxica o corpo.

8. Como a deficiência de ferro afeta a imunidade?

Os linfócitos são os mais afetados pela deficiência de ferro, uma vez que este mineral é essencial para a formação e maturação desse tipo de glóbulo branco.

Estas células do sistema imunológico permitem que o corpo se lembre e reconheça invasores anteriores, ajudando a destruí-los.

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9. Quais são os melhores suplementos de ferro?

A suplementação de ferro é comum, mas costuma causar constipação ou náusea.

Para evitá-lo, uma das melhores soluções é tomá-lo na forma de biscyginato: melhora a absorção e tem menos efeitos colaterais.

É aconselhável que um médico controle o tratamento.

10. Que parâmetros devem ser observados em um exame de sangue para entender os níveis de ferro?

Além de ferro no sangue (sideremia):

  • Todo o hemograma : hemoglobina, hematócrito e glóbulos brancos.
  • transferrina (proteína de transporte) e índice de saturação de transferrina.
  • ferritina (proteína de armazenamento de ferro).

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