Nossos corpos são feitos para se mover, não para ficar parados. Na verdade, muitas vezes nos dizem para nos mudarmos com frequência. Infelizmente, hoje é muito fácil recorrer ao estilo de vida sedentário . Trabalhos de escritório, entretenimento e uma dieta com falta de energia podem nos manter sentados em um lugar durante grande parte do dia.

Um estilo de vida sedentário é algo contra que as pessoas devem lutar. As consequências de ser inativo podem ser graves. Essas consequências podem assumir a forma de problemas físicos, problemas mentais ou problemas emocionais . Pode até levar à morte.

Ser inativo não é algo para ser considerado levianamente. Se você acha que isso parece extremo, continue lendo para descobrir o que cientistas e médicos especialistas dizem sobre viver um estilo de vida sedentário.

Como é levar um estilo de vida sedentário?

Um estilo de vida inativo é caracterizado por pouco ou nenhum movimento . Não pode incluir tarefas diárias ou atividades diárias, como caminhar pela casa. Seu corpo está acostumado a esse tipo de atividade, então eles não ajudam muito.

Quando você pensa em pessoas inativas, a primeira imagem que vem à mente é a de uma "batata de sofá". Embora essas pessoas estejam incluídas, também pode se referir a pessoas que ficam sentadas o dia todo no trabalho ou pessoas com problemas de mobilidade. Infelizmente, os problemas de mobilidade podem estar além do controle de uma pessoa, mas todos os outros casos se devem a escolhas individuais de estilo de vida.

Acredite ou não, pessoas fisicamente ativas também podem levar a estilos de vida. sedentário. Quando você pensa sobre o fato de que há 24 horas em um dia, e os atletas mais dedicados podem gastar de 2 a 4 horas treinando todos os dias, ainda há 20-22 horas de inatividade . Oito dessas horas já foram gastas dormindo. Isso significa que você tem quase 14 horas nas quais pode permanecer imóvel ou ativo.

Causas de um estilo de vida sedentário

Um equívoco comum é que pessoas sedentárias são simplesmente preguiçosas. No entanto, isso está longe de ser verdade para a maioria das pessoas.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o desenvolvimento econômico dos países é o que contribui para os altos índices de inatividade entre seus cidadãos. Acesso a mais opções de transporte, disponibilidade de tecnologia, valores culturais e urbanização são os culpados pelo aumento da inatividade.

Transporte

De acordo com um estudo do economista-chefe Don Pickrell, do Volpe Center do Departamento de Transporte dos Estados Unidos (US DOT), em 2015, os americanos gastaram mais de 84 bilhões de horas dirigindo. Esse número continuou a aumentar ao longo dos anos.

Muitos americanos passam horas por dia sentados no trânsito, parados.

Tecnologia

A explosão da tecnologia fez com que muitas pessoas tornar-se sedentário. Televisão, videogames, dispositivos inteligentes e muito mais mantêm as pessoas sentadas em uma cadeira.

O americano médio gasta de três a quatro horas por dia em seus telefones. Os americanos também passam quase três horas por dia assistindo à televisão. Isso significa seis a sete horas de inatividade devido à tecnologia. Quando você leva em consideração um trabalho de oito horas e oito horas de sono, isso deixa apenas uma hora de tempo livre se a pessoa tiver sorte.

Valores culturais

Um livro completo poderia ser escrito sobre como os valores culturais contribuem ter um estilo de vida sedentário. Um exemplo pode ser visto em certas hierarquias sociais . As pessoas no topo, as ricas e poderosas, geralmente não participam de atividades extenuantes. Eles têm pessoas que fazem isso por eles.

A religião é outro excelente exemplo. Algumas pessoas vão à igreja todos os domingos, onde se sentam por uma hora ou mais. Eles podem ir ao estudo da Bíblia ou a outras funções da igreja duas vezes por semana, onde mais uma vez passam várias horas sentados.

A menos que sejam pessoas do serviço religioso (como um membro do coro, diácono ou porteiro), é provável que sejam plantados em um banco na maioria das vezes.

Urbanização

A urbanização tem teve um impacto tremendo nos níveis de atividade das pessoas. As grandes cidades podem não ser mais acessíveis a pé, então as pessoas usam transporte público ou dirigem . Além disso, as preocupações com a segurança fazem com que as pessoas fiquem mais dentro de casa.

Os parques podem não estar disponíveis para as pessoas, especialmente crianças, irem, e as associações a academias são caras e fora do orçamento de muitas pessoas. Tudo relacionado à urbanização parece tornar as pessoas cada vez mais inativas

Consequências de levar um estilo de vida sedentário

A consequência mais comum de ser inativo é o ganho de peso. Esta é a consequência com a qual a maioria das pessoas está familiarizada e pode ser muito terrível para algumas pessoas. No entanto, isso não é tudo. Existem mais consequências que podem passar despercebidas.

Ser inativo não faz parte da natureza humana

Ser inativo é contra a natureza humana. Os seres humanos evoluíram como uma entidade ambulante, explorando o mundo com os pés. Em outras palavras, evoluímos para estar em movimento, não para sentar em uma cadeira de escritório o dia todo.

Os cientistas descobriram que a inatividade física contribui para pelo menos 35 problemas de saúde, incluindo as 10 principais causas de morte nos Estados Unidos . As consequências da inatividade podem se manifestar de maneiras diferentes, mas todas levam a doenças e condições graves que podem causar a morte.

Consequências da inatividade

Algumas das consequências menores (nenhuma delas são menores, apenas menos graves do que os mais velhos) incluem:

  • Obesidade ou obesidade mórbida.
  • Atividade reduzida da lipase de lipoproteína que remove triglicerídeos (gorduras ruins).
  • Risco aumentado de hipertensão.
  • Risco aumentado. depressão ou ansiedade.
  • Aumento do risco de ter um acidente vascular cerebral.
  • Diminuição da massa muscular esquelética.
  • Aumento do risco de síndrome metabólica.
  • Aumento do risco de quedas em idosos .

Consequências importantes, muitas das quais começam com os efeitos menores e, em seguida, progridem, incluem:

  • Um aumento da probabilidade de morte relacionada a doenças cardiovasculares Scular.
  • Um risco aumentado de alguns cânceres.
  • Aumento das chances de desenvolver diabetes tipo 2.
  • Aumento do risco de osteoporose.

A prevenção de todos esses problemas é muito simples. Tudo que você precisa fazer é se levantar e se mover mais. Mesmo se você tiver um trabalho que exija que você se sente, existem várias maneiras de aumentar seus níveis de atividade. Algumas idéias sobre como fazer isso são fornecidas na próxima seção:

Dicas para aumentar seus níveis de atividade física

Aumentar a atividade física nem sempre é tão simples quanto levantar e praticar exercícios. Existem barreiras a serem superadas, como trabalho, escola, filhos, orçamentos, condições médicas e muito mais. Você pode ter que começar pequeno e depois trabalhar até um nível mais alto de atividade.

Você pode começar fazendo um esforço consciente para se levantar e mover-se a cada 30 a 60 minutos mesmo que seja apenas alongamento . Isso é especialmente importante se você tiver um trabalho administrativo. Outras pequenas coisas que você pode fazer é limitar o tempo que passa em frente à tela / dispositivo, escolher um novo hobby que não envolva sentar.

Experimente passear mais com o cachorro, use as escadas em vez do elevador ou estacione no parte traseira do estacionamento para que você tenha uma distância maior para caminhar. Fazer pequenas coisas acabará levando a outras coisas, como fazer exercícios de verdade em casa ou na academia.

Assim que encontrar uma atividade de que goste, expanda seu conhecimento por meio de aplicativos online ou vídeos do YouTube. Quem sabe? Talvez você nunca tenha encontrado o exercício certo para você!

Quanta atividade física você deve fazer

A quantidade de atividade física de que as pessoas precisam varia com a idade. Organizações de saúde, como o CDC ou o Departamento de Saúde e Serviços Humanos (HHS) dos EUA. publicaram estas diretrizes sobre quanta atividade as pessoas devem fazer de acordo com sua idade:

Idade pré-escolar

Crianças em idade pré-escolar devem fazer muita atividade física durante o dia.

Adolescentes

Jovens na idade de 6 a 17 anos devem realizar pelo menos uma hora por dia, com alguns dias por semana focados no fortalecimento dos músculos e ossos.

Adultos

Os adultos devem realizar 2,5 a 5 horas por dia de atividade física moderada ou 1,25 a 2,5 de atividade aeróbica por semana. Os exercícios de fortalecimento devem ser feitos pelo menos dois dias por semana. Esses números são mínimos: mais atividade física gerará mais benefícios.

Idosos

As mesmas diretrizes para adultos se aplicam aos idosos. No entanto, eles podem ter condições que os impeçam de seguir as diretrizes. Nesse caso, eles devem tentar o seu melhor. Exercícios de alongamento e equilíbrio podem ser muito úteis.

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