são aqueles que utilizam os alimentos como forma de lidar com situações que causam ansiedade. Como lidar com essa situação? Descubra!

 As melhores dicas para combater a ansiedade sobre comer

Última atualização: 12 de outubro de 2021

No momento, muitas pessoas estão procurando métodos para combater a ansiedade de comer. Esse problema, também conhecido como "fome emocional", tornou-se o gatilho para outros distúrbios de saúde como sobrepeso e obesidade. Também está afetando você?

No início, sentir a necessidade de comer algo no meio de uma situação difícil pode parecer normal. No entanto, quando esse hábito ocorre com frequência, a saúde, o peso corporal e a qualidade de vida são afetados.

Ansiedade para comer: sintomas que ajudam a reconhecê-lo

Conforme explicado por um estudo publicado no International Journal of Transtornos alimentares a ansiedade para comer é uma tendência a comer demais em resposta a emoções negativas.

Geralmente está associada à preocupação com o peso corporal, visto que a maioria das pessoas tende estar acima do peso ou obeso como consequência desse problema.

Por sua vez, o excesso de peso influencia as dificuldades de controlar esse comportamento. A frustração por não conseguir perder peso, somada a problemas de autoestima e falta de autocontrole, são fatores que agravam esse quadro.

E como ela se manifesta? Seus principais sintomas são os seguintes:

  • Necessidade de recorrer à comida toda vez que se passa por um episódio de tristeza ou opressão.
  • Comer compulsivamente, ou seja, comer compulsivamente até o ponto de asfixia.
  • Comer até ficar excessivamente cheio .
  • Sentir-se culpado ou angustiado depois de comer.
  • Cortar horas a fio de forma descontrolada .
  • Voltar obsessivo com a comida. Pense em que horas será a próxima refeição ou planeje futuras refeições saudáveis ​​para compensar os excessos.
  • Faça visitas noturnas à geladeira .


Dicas para combater a ansiedade sobre comer

Aprenda a reconhecer gatilhos para desejos de comida é o primeiro passo para combatê-la. Nesse sentido, é necessário identificar aquelas situações em que surge o desejo incontrolável de comer. Por exemplo, depois de passar por conflitos em um relacionamento, durante longas horas de trabalho, diante de novos desafios, pressões financeiras, etc.

Isso é importante, pois nos permite reconhecer o problema e tratá-lo de forma adequada. Às vezes é necessário procurar o auxílio de um psicólogo, pois nem sempre há recursos suficientes para lidar com esses desencadeadores de ansiedade. De qualquer forma, é possível implementar algumas estratégias.

A ansiedade para comer pode ocorrer a qualquer momento, levando à ingestão de alimentos em locais inusitados.

Manter um diário alimentar

Uma das estratégias propostas por profissionais do setor A Clínica Mayo, para combater a ansiedade de comer, está mantendo um registro diário dos alimentos que você ingere. Nesse sentido, o ideal é que você anote o que come, quanto come e quando o faz.

O objetivo deste diário é identificar os desencadeadores da alimentação emocional. Na verdade, as informações coletadas podem ajudá-lo quando você consultar o seu médico ou nutricionista.

Fazer exercícios físicos

A atividade física regular tem muitos benefícios para a saúde física e mental. Seja caminhando, correndo, indo à academia ou praticando qualquer esporte, seus efeitos são alcançados tanto a curto quanto a longo prazo.

Um artigo publicado por meio de BMC Health Services Research conclui que exercício físico programas são uma opção viável de tratamento da ansiedade. Sua prática ajuda a interromper a secreção de cortisol e norepinefrina, hormônios relacionados à ansiedade.

Também contribui para a liberação de serotonina e endorfinas, conhecidas por induzirem um estado de bem-estar. A propósito, esse hábito está positivamente associado a padrões de alimentação saudáveis ​​e à regulação da grelina, também chamada de o hormônio da fome .

Seguir uma dieta saudável

Uma dieta saudável é aquela que fornece tudo nutrientes essenciais na medida certa. Não se trata de fazer restrições ao grupo de alimentos. Pelo contrário, é incluir "um pouco de tudo", mas tendo consciência da importância de escolher alimentos de qualidade.

Em geral, certifique-se de consumir o seguinte:

  • Frutas e vegetais frescos.
  • Frutas secas e sementes.
  • Carnes magras.
  • Grãos integrais.
  • Legumes.

Por outro lado, tenta limitar a ingestão de alimentos ultraprocessados, alimentos fritos, refrigerantes, refrigerantes, doces industriais sorvetes, doces ou qualquer produto de baixa qualidade nutricional que possa representar uma "tentação".

Além disso, respeite os horários das refeições e porções moderadas. Se você vai fazer as refeições entre as refeições, opte por lanches saudáveis ​​como frutas, iogurte natural e nozes.

Meditar

Aprender a meditar pode ser muito útil no combate à ansiedade de comer . Essa prática não apenas ajuda a reconhecer as emoções, mas induz um estado de relaxamento que ajuda a controlar as emoções.

Por sua vez, como mostra um estudo compartilhado em Comportamentos alimentares, programas como atenção plena contribuem para o tratamento do transtorno da compulsão alimentar periódica e da alimentação emocional.

Você não precisa ser um especialista para obter seus benefícios. Embora possa parecer enfadonho no início praticá-lo, com o tempo, torna-se um hábito simples. Em sites como o YouTube, existem programas gratuitos para aprender a meditar. Também existem aplicativos móveis e cursos online .

O fato de meditar pode ser uma ajuda importante para interromper os impulsos que geram a fome excessiva.


Outras recomendações

Além das citadas, existem outras maneiras simples de lidar com a ansiedade ao comer. Por exemplo, o seguinte:

  • Aumente o consumo de água: isso não só o mantém hidratado, mas também ajuda a manter uma sensação de saciedade.
  • Consuma muita fibra: este nutriente mantém um bom sistema digestivo saúde e, conforme declarado em uma publicação em Apetite é útil para controlar a ingestão de energia e promover a saciedade.
  • Controle de eventos imprevistos e contratempos: O estilo de vida acelerado é um gatilho muito recorrente para ansiedade e fome emocional. É importante aprender a administrar o tempo e os imprevistos do dia. O planejamento de tarefas é uma boa ideia para otimizar o tempo. Além disso, se algo extraordinário acontecer, é conveniente adiar os requisitos menos relevantes para o dia seguinte.
  • Trabalhe a auto-estima: este é um pilar fundamental para reduzir os níveis de ansiedade e a necessidade de comer excessivamente. Uma forte auto-estima vem acompanhada de mais segurança, autoconfiança e autocontrole. Para trabalhar nisso, vale identificar as virtudes, aplaudir pequenas conquistas e se dedicar a si mesmo.

Você está tentando combater a ansiedade de comer?

Responder a emoções negativas com comida pode ter várias consequências físicas e mentais saúde. Não se trata apenas de sobrepeso e obesidade, mas também de outras doenças crônicas, como diabetes, distúrbios cardíacos e depressão.

Portanto, é um problema que não deve ser esquecido, mesmo que pareça normal a princípio. Para muitas pessoas, a melhor opção é buscar ajuda psicológica, pois um profissional pode ajudar a identificar os desencadeadores da ansiedade e as melhores soluções.

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