Um bom sono é essencial para permanecer ativo e saudável, uma vez que uma boa noite de sono elimina a fadiga e o estresse acumulados durante o dia . Além disso, quando você dorme bem, o humor ao acordar fica mais relaxado, o corpo fica mais enérgico e em perfeitas condições para se concentrar e trabalhar. Mas para dormir e obter esses benefícios, é essencial adotar uma boa postura que promova o repouso.

Posturas de sono que cuidam da saúde

Quase qualquer posição em repouso incentiva o repouso, embora seja preferível do que o corpo permanece alinhado e completamente horizontal.

Dormir de costas

Dormir de costas é considerado a melhor maneira de descansar para ter um sono saudável e sem dor ao acordar. Nessa posição, a cabeça, o pescoço e as costas são mantidos alinhados à coluna vertebral.

Dessa forma, o peso do corpo é dividido igualmente por toda a superfície com a qual entra em contato, reduzindo os pontos de pressão que causam dor. Por outro lado, é uma posição em que todos os músculos estão relaxados, sem tensão.

Se, apesar de repousar nesta posição, alguém sofre de dor lombar, é recomendado coloque um travesseiro sob os joelhos. O suporte extra levantará os joelhos e ajudará a manter a curva natural da coluna. Também pode ser útil usar a chamada almofada em cunha, que mantém o corpo numa posição reclinada.

Dormir de lado

Postura em direção a um lado, ocasionalmente, causa dor lombar em apenas um lado, devido ao esforço prolongado da coluna.

Para evitar dores no pescoço e nas costas, a cabeça deve estar na posição horizontal eliminando o travesseiro ou usando uma almofada macia que afunda a cabeça.

Também é conveniente colocar um travesseiro entre os joelhos pois este suporte adicional reduzirá significativamente o estresse nas costas e na pelve e quadris.

Dormir de bruços

Outra posição comum para dormir é com o peito todo apoiado na cama e as pernas estendidas, sem travesseiro, já que a cabeça e o pescoço não precisam dele. Esta forma de repouso é particularmente benéfica para pessoas que sofrem de hérnia de disco ou têm problemas degenerativos de disco.

Se esta for sua postura preferida para dormir, tente usando um travesseiro fino sob o abdômen para levantar ligeiramente a parte média da coluna. Isso ajuda a alinhar a coluna e promove o descanso.

Compartilhe essas dicas com seus amigos nas redes sociais. Para todos é muito importante dormir bem e evitar problemas de saúde com as posturas de sono. Deixe seus comentários, com suas opiniões, experiências e recomendações.

Comentarios

comentarios