A dopamina é um neurotransmissor liberado pelo cérebro que executa funções relacionadas ao movimento, memória, prazer, comportamento, cognição, atenção, sono, humor e aprendizagem.

A dopamina também inibe a produção de prolactina, o hormônio encontrado no leite materno que é encontrado em altas doses no sangue das mulheres e que pode trazer complicações como bloqueio da menstruação e infertilidade. Por essas e outras razões temos que saber como aumentar a dopamina em nosso corpo.

Dicas para aumentar os níveis de dopamina

Níveis baixos de dopamina no corpo podem causar falta de motivação, fadiga , comportamentos viciosos e perda de memória . Além disso, alguns dos sintomas de níveis baixos do neurotransmissor são: apatia, procrastinação, incapacidade de sentir prazer, diminuição da libido, dificuldade para dormir, alterações de humor, desânimo e incapacidade de concentração.

Algumas condições de saúde associadas. Os baixos níveis do neurotransmissor no corpo incluem depressão, doença de Parkinson e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH ou TDAH).

A falta de dopamina também pode induzir o indivíduo a cometer abuso relacionado à cafeína, álcool, açúcar, drogas, videogames, compras, sexo e uso da internet como compensação . Práticas excessivas podem prejudicar o bem-estar físico e mental, as finanças e os relacionamentos com outras pessoas.

No entanto, a boa notícia é que existem maneiras mais eficientes e saudáveis ​​de aumentar a dopamina no corpo. . E é exatamente isso que vamos aprender agora. Confira:

1. Como aumentar a dopamina com alimentos

Uma maneira simples de estimular o aumento dos níveis de dopamina é comendo. Existem alimentos e bebidas que, por terem o aminoácido tirosina naturalmente, contribuem para o aumento dos níveis do neurotransmissor . Isso ocorre porque é precisamente da tirosina que a dopamina é formada.

A lista a seguir inclui alguns dos alimentos que ajudam a aumentar os níveis de dopamina:

  • Alimentos de origem animal
  • Amêndoa
  • Maçã
  • Abacate
  • Banana
  • Carne
  • Peixe
  • Produtos lácteos
  • Aves
  • Beterraba
  • Chocolate
  • Café
  • Feijão
  • Vegetais verdes folhosos
  • ] Chá verde
  • Aveia
  • Algas
  • Açafrão
  • Melancia
  • Germe de trigo
  • Iogurte
  • Kefir
  • Amendoim
  • Chucrute cru

2. Como aumentar a dopamina com exercícios físicos

Além de incluir os alimentos mencionados em sua dieta, existem outras maneiras de aumentar a dopamina. E a prática de atividades físicas é uma das alternativas.

O psiquiatra John Ratey descobriu em seus estudos sobre os efeitos dos exercícios físicos no cérebro que as atividades físicas aumentam os níveis básicos de dopamina promovendo o crescimento de novos receptores celulares no cérebro.

Junto com isso, os exercícios físicos também estão associados à elevação dos níveis de serotonina, que, junto com a dopamina, é considerada um dos neurotransmissores do bem-estar e da norepinefrina, outro neurotransmissor que atua na regulação do humor, saúde mental, felicidade e coloca o corpo em alerta em situações de perigo ou estresse extremo.

A norepinefrina também é conhecida como o hormônio do estresse. No entanto, ao contrário do cortisol (o hormônio do estresse, cujos níveis elevados estão associados à perda de memória, insônia, alterações de humor, diminuição da capacidade de concentração e ganho de peso), a norepinefrina é criada apenas quando necessário. e desaparece rapidamente após o fim da situação de perigo ou estresse.

As atividades físicas retardam o processo de envelhecimento das células cerebrais e aumentam o fluxo de nutrientes para o cérebro.

Boas notícias para os mais sedentários. [19659006] Você não precisa necessariamente passar horas na academia ou sofrer levantando pesos de ferro. Exercícios mais leves e de menor impacto, como caminhada, ioga e tai chi, já são capazes de oferecer benefícios para a mente e o corpo.

3. Meditação

Outra maneira de aumentar os níveis de dopamina é praticar meditação. A prática não apenas aumenta os níveis de neurotransmissores, melhorando o foco, a concentração e a capacidade de aprendizagem, mas também aumenta a criatividade e promove o relaxamento profundo.

4. Suplementos para aumentar a dopamina

  1. Cúrcuma : um deles é o açafrão, que já foi classificado como um antidepressivo com uma eficiência semelhante ao Prozac e pode cruzar rapidamente a barreira do sangue e do cérebro para estimular o crescimento de níveis de neurotransmissores. É recomendável escolher suplementos de açafrão que contenham piperina em sua composição. Este composto encontrado na pimenta-do-reino aumenta a absorção de açafrão em 2.000%.
  2. Ginkgo biloba: Outro produto que pode ajudar é o ginkgo biloba, que aumenta os níveis de dopamina enquanto aumenta níveis de acetilcolina, outro neurotransmissor associado à memória e ao aprendizado. O suplemento também ajuda a tratar problemas relacionados às funções cerebrais, como dor de cabeça, baixa concentração, confusão mental, ansiedade e depressão.
  3. L-tirosina : Há também L-tirosina, um precursor de dopamina disponível em forma de suplemento. Sua forma mais indicada é a acetil-L-tirosina, que apresenta maior biodisponibilidade, ou seja, maior capacidade de ser absorvida e utilizada pelo organismo. Além disso, como a cúrcuma, é capaz de cruzar rapidamente a barreira do sangue e do cérebro para estimular o crescimento dos níveis de neurotransmissores.
  4. L-fenilanina : também há L-fenilanina, que é um aminoácido precursor da tirosina, um composto usado na formação de dopamina.
  5. Rhodiola rosea: Outra opção é Rhodiola rosea, um suplemento de ervas que age inibindo a degradação de neurotransmissores, como dopamina.
  6. L-teanina : por sua vez, a L-teanina é um componente encontrado no chá verde que, além de melhorar o bom humor, o aprendizado e a memória, aumenta os níveis de dopamina. Você pode obter seus benefícios se tomar o suplemento de L-teanina ou se beber três xícaras de chá verde por dia.
  7. Fosfatidilserina : finalmente, temos a fosfatidilserina, que pode aumentar os níveis de dopamina e melhorar a memória , aprendizagem e concentração e atenuar os sintomas de TDAH. Além disso, atua na regulação de nutrientes e resíduos que entram e saem do cérebro.

5. Atividades criativas

Ao estimular a criatividade em atividades como tricô, quilting, costura, desenho e fotografia, o indivíduo coloca seu cérebro em estado de meditação e pode ter altos níveis de dopamina, além de prevenir o envelhecimento cerebral e evitar a depressão

6. Ouvindo música

Você já se sentiu mais feliz, mais relaxado ou menos estressado ouvindo suas músicas favoritas? Bem, tenha em mente que ouvir músicas também é uma forma de aumentar os níveis de dopamina, também conhecido como um dos neurotransmissores do bem-estar.

7. Estabelecendo metas pequenas e grandes

A dopamina também é liberada quando uma meta é alcançada. Enquanto isso, estabelecer apenas grandes objetivos, que só são alcançados a longo prazo, pode levar à frustração, impaciência e até estresse. Daí a importância de estabelecer também pequenos objetivos, que são fáceis de alcançar e podem ser alcançados rapidamente.

O conselho aqui é escolher coisas fáceis como caminhar pelo quarteirão, cozinhar uma nova receita, limpar a sala, escrever um texto ou limpar a cozinha. Outra possibilidade é converter uma meta de longo prazo em várias pequenas metas de curto prazo.

Tenha algo para lembrá-lo todos os dias de que atingiu suas pequenas metas. Porém, mesmo com objetivos menores, procure escolher atividades que signifiquem algo para você, que sejam úteis, facilitem o seu dia a dia e direcionem você para os seus sonhos, para que não seja apenas uma rotina, mas algo que você saiba que vale a pena. Vale a pena buscar e concretizar a cada dia.

8. Exposição à luz solar

A exposição ao sol é essencial para obter vitamina D. Mas não só isso: a exposição à luz solar também é conhecida por estimular níveis elevados do neurotransmissor dopamina no corpo .

9. Evite açúcar

O açúcar pode interferir no cérebro ao diminuir os níveis de dopamina em uma ação semelhante à do álcool e das drogas. E o pior de tudo, com níveis mais baixos do neurotransmissor, a pessoa terá mais desejo de consumir açúcar de forma a sentir prazer em seu estado de deficiência de dopamina.

A maneira recomendada evitar que isso aconteça é reduzir a quantidade de açúcar ingerida durante o dia.

10. Evite o estresse

Altos níveis de estresse também estão relacionados a baixos níveis de dopamina. Por isso é importante fazer o melhor que puder para evitar situações estressantes, como ouvir uma música antes de ir falar com uma pessoa chata, fazer pequenos intervalos durante o trabalho, dividir tarefas profissionais e familiares com outras pessoas, reservar tempo para descansar e praticar exercícios físicos, por exemplo.

O estresse pode estar associado a um mau funcionamento das glândulas supra-renais, que são responsáveis ​​pelo combate ao estresse no corpo. Portanto, se eles não funcionarem adequadamente, o corpo não será capaz de lidar com o estresse de maneira adequada.

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