você sabe que nem todas as bananas são iguais? O mais comercializado e conhecido é o cavendish amarelo. No entanto, existem mais de 1000 variedades desta fruta. No artigo a seguir conhecemos a banana vermelha.

 Banana vermelha: quais são seus benefícios?

Última atualização: 08 de janeiro de 2022

O A banana vermelha não é comercializada em larga escala, mas é um tipo de fruta com demanda crescente. Em parte, isso se deve ao seu tamanho menor, textura densa e sabor doce.

Acredita-se que tenham se originado na Índia e na Malásia, onde cresceram selvagens durante séculos. Mais tarde, eles se expandiram para outras áreas, como Austrália, Norte da África e Sudeste Asiático. Chegaram também à Europa, onde são cultivadas nas Ilhas Canárias.

Para muitos é um fruto desconhecido, pois não está disponível em todos os mercados. Então, se você está curioso para descobri-la e saber quais são seus benefícios e diferenças com a banana amarela, no artigo a seguir vamos te contar.

O que é a banana vermelha e quais são as diferenças com a amarela?

] A banana vermelha é conhecida botanicamente como Musa acuminado Red Dacca . Mas dependendo de seu local de origem, pode ter outros nomes, como banana vermelha espanhola tinto cubano lal kela ou colorado .

É interessante saber que não é uma fruta geneticamente modificada . Na verdade, é um grupo natural dentro das bananas, que apareceu ao longo dos anos graças ao cultivo e à seleção biológica. A casca é dura e tem uma cor que pode variar do vermelho vivo ao amarelo-alaranjado. As nuances da sua coloração dependem dos pigmentos antioxidantes que contém.

A principal característica distintiva deste tipo de banana é a cor da casca . Pois bem, uma vez descascada, a polpa tem um tom amarelo ou marfim. Esta é macia, cremosa, doce e com sabor e aroma frutados que lembram framboesa e manga.

Benefícios e propriedades da banana vermelha

Existem algumas crenças equivocadas sobre bananas em geral. Muitas vezes é citado como uma fruta pouco saudável ou muito calórica.

Apesar disso, pode-se dizer que é um alimento nutritivo e sua ingestão pode oferecer inúmeros efeitos positivos à saúde. A banana vermelha também os compartilha.

A banana é considerada por muitos como uma fruta pouco nutritiva, mas isso está longe da realidade, tanto na variedade amarela quanto na variedade vermelha.

Contribuição de nutrientes

Em a composição da banana (também da variedade vermelha) os carboidratos se destacam sobre as proteínas e as gorduras (que estão em pequenas proporções). Além disso, contêm quantidades notáveis ​​de fibra, potássio e vitamina B6.

Fonte de energia

Três tipos diferentes de açúcar são encontrados na banana vermelha:

  • Frutose,
  • Sacarose,
  • Glicose. [19659030] Esta composição torna fornecedor de energia rápido, mas durável . São ideais para crianças, pessoas com grande atividade física ou após esportes.

    Bem-estar digestivo

    Quando a fruta está imatura, uma parte importante de seus carboidratos existe na forma de amido. No entanto, com a maturação são transformados em açúcares mais simples. Por esta razão, torna-se uma fruta macia e de fácil digestão,

    Além disso, contém fibra alimentar na forma de inulina e frutooligossacarídeos. Não pode ser digerido e chega intacto ao cólon, onde é fermentado pelas bactérias intestinais. Desta forma, contribui para melhorar o trânsito intestinal e possui propriedades prebióticas.

    Sistema nervoso e imunológico

    A piridoxina (ou vitamina B6) é necessária para o desenvolvimento do cérebro e para o funcionamento normal do sistema nervoso. Além disso, participa da formação de anticorpos

    Saúde cardiovascular

    Segundo a Harvard School of Public Health, a banana vermelha é uma excelente fonte de potássio. Este mineral facilita a contração dos músculos e o batimento regular do coração . Além disso, compensa o excesso de sódio na dieta, o que pode favorecer a manutenção de níveis normais de pressão arterial. encontraram alguns compostos antioxidantes presentes . Algumas delas, mesmo em maior quantidade que as variedades amarelas. Isso acontece com beta-caroteno, alfa-caroteno e luteína.

    Antioxidantes são substâncias que previnem danos celulares e ajudam a neutralizar o efeito nocivo dos radicais livres. Estas últimas, quando ultrapassam a capacidade antioxidante do organismo, estão relacionadas ao envelhecimento.

    Como comer banana vermelha? Possíveis usos na cozinha

    Descascar e comer frutas frescas é uma das maneiras mais fáceis de consumi-las. Além disso, graças ao seu tamanho e fácil manuseio, são perfeitos para levá-los para fora de casa e para lanches no meio da manhã ou da tarde.

    Também é possível cortá-los em fatias e adicioná-los a alguns pratos. São excelentes para combinar com outras frutas em saladas ou na forma de espetos. Da mesma forma, são muito bons para usar como cobertura ou decoração de sorvetes, cereais e panquecas de aveia. e sobremesas. Fornecem textura cremosa a smoothies shakes ou mousses . Além disso, podem ser utilizadas para adoçar naturalmente todo tipo de biscoitos, bolos e tortas.

    para um delicioso aperitivo. Em alguns países, eles são usados ​​até para cozinhar caril e receitas de frango com molho.

    Para saborear bananas vermelhas em ótimas condições, elas devem estar maduras, caso contrário, são muito secas e sua textura pode ser desagradável. A presença de manchas marrons na concha é um dos sinais de maturidade

    Em casa mantêm-se bem à temperatura ambiente durante 2 a 10 dias. É necessário mantê-los protegidos da luz solar e não precisam de refrigeração.

    Em muitos mercados é difícil encontrar a variedade vermelha de bananas, pois sua distribuição não é mundial.


    para incluir na dieta

    As bananas são apreciadas por quase todos: são deliciosas, fáceis de comer e dão uma textura maravilhosa a muitas receitas. A variedade vermelha é uma fruta única que compartilha todos os seus nutrientes e propriedades com a variedade amarela.

    Quando fazem parte de uma alimentação saudável, apresentam benefícios para o coração, são antioxidantes e promovem saciedade e trânsito intestinal. São ideais para tomar em qualquer idade e em qualquer momento da vida.

    Na hora de comer e aproveitar, suas possibilidades de uso são múltiplas, pois são tão versáteis quanto as amarelas. Mas se lhe faltam ideias ou não encontra inspiração, pense que elas podem substituir estas últimas em todos os seus preparativos habituais.

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