O bem-estar mental é um estado psicológico em que a pessoa se sente bem consigo mesma, sente-se relaxada e sente-se satisfeita com o trabalho e a vida pessoal

. O bem-estar mental e emocional que permite que você seja feliz com sua vida pode ser mais complicado do que o esperado. Na vida as coisas nos acontecem continuamente e adaptando-se a todos eles corretamente nem sempre é fácil

No entanto, mesmo que você tenha muitos estímulos que podem dificultar para você, você pode alcançar bem-estar psicológico, já que seu estado mental depende de você. Colocando de outra forma: o bem-estar mental é aquele estado que nos permite funcionar de uma maneira adequada e saudável.

O termo bem-estar mental não é sinônimo de ausência de transtorno mental, mas refere-se a um estado de bonança que abrange as 5 dimensões que compõem a pessoa: física, mental, emocional, social e espiritual

Mas olho:. o ser humano não age de maneira pacífica no bem-estar mental, mas o faz de maneira ativa. Nós mesmos criamos o bem-estar psicológico baseado em como interpretamos as coisas e como vivemos nossas respectivas vidas.

Vejamos 10 hábitos que, se os fizermos adequadamente, podem nos ajudar enormemente a alcançar um estado de bem-estar mental. 19659011] 10 hábitos para alcançar o bem-estar mental e emocional

Cuide-se

 mulher passeando pela praia

Para estar bem, você tem que ser bom consigo mesmo. Esta frase pode ser redundante ou vazia, mas não é. E é que, embora pareça um tópico, poder aproveitar as coisas da sua vida, primeiro você deve ser capaz de se divertir.

Você não alcançará um estado de bem-estar se não estiver bem consigo mesmo, se não gostar de si mesmo ou se você está infeliz com você. Portanto, aloque tempo e esforço para cuidar de si mesmo em todos os níveis: física, emocional, psicológica e socialmente.

Se você cuidar de si mesmo, conseguirá essa imagem de si mesmo que gostaria de ter, você vai gostar de si mesmo e então você estará em ótimo estado para poder participar com seu ambiente .

Cuidar de si mesmo e construir uma boa imagem de si mesmo significa construir boas fundações e uma boa estrutura que garanta que o que você estava construindo nunca

Classifique o que você tem

Sua vida não é o que você tem, mas a interpretação que você faz sobre o que você tem. Como vimos no exemplo anterior, você pode ter uma quantidade infinita de bens teoricamente preciosos em todo o mundo, mas não os valoriza e, portanto, não os aprecia.

Em vez disso, você pode ter um número escasso recompensar estímulos, mas valorizá-los enormemente e aproveitá-los 100%. Você tem duas opções: valorizar as coisas que você tem e apreciá-las ou esquecer tudo o que tem e se arrepender pelo que não tem.

Obviamente, a primeira opção levará a um estado de bem-estar mental e a segunda vai ficar longe dele. Pense que a sua felicidade não estará no número de polegadas da próxima TV que você comprar ou no número de cavalos que têm o motor do seu carro .

Sua felicidade não estará no número de amigos que ter, no reconhecimento social que você alcança ou a quantidade de elogios que recebe durante a semana Sua felicidade está em você e na avaliação que você faz das coisas que você tem, sejam elas quais forem, eu tenho certeza que elas têm suas valor Dedique-se a encontre-o e encontre-o

Ilusões de projeto

 mulher feliz pulando

Muitas vezes, passamos a rotina e esquecemos de fazer coisas diferentes ou desenvolver projetos interessantes. No entanto, mudança e ilusão é uma das principais necessidades do ser humano, e um dos aspectos que mais nos ajudam a possuir um bem-estar psicológico .

nosso cérebro um nível de gratificação muito maior do que as coisas que estão imersas em nossa rotina pode fornecer.

No entanto, como você sabe, alcançar coisas novas em nossas vidas é muitas vezes complicado, desde a inércia do dia após dia nos encoraja a adaptar aos nossos costumes

Tente fazer um esforço para deixar sua rotina de vez em quando e realizar projetos que podem ser empolgantes.

Comece um novo desafio profissional, faça planos relacionados com lazer, pense em mudanças vitais, desejos ou aspirações, você saberá o que é que você pode trazer ilusão. Encontre-o e trabalhe

Descanse corretamente

 descanse bem

Para poder ter um estado mental adequado, você deve dar ao seu corpo o descanso necessário.

Tanto quanto hoje o tempo foi estabelecido e produtividade como os principais valores das pessoas, os seres humanos não são máquinas e precisamos que o descanso funcione adequadamente.

Quando o ser humano não descansa adequadamente ele obviamente ganha tempo, já que ele pode investir o tempo destinado ao sono no trabalho, no entanto, esse ganho de tempo nunca será traduzido em uma produtividade maior.

Além disso, a falta de descanso é traduzida diretamente em um estado mental inadequado. Nossa mente é como se nosso corpo precisasse descansar para funcionar

Portanto, não economize no descanso que seu corpo e seu cérebro precisam. Uma pessoa fatigada se torna uma presa fácil para estímulos ao seu redor, uma pessoa descansada é capaz de tudo.

Compartilhe sua vida com outros

 família se divertindo

A pessoa não é compreendida sem a presença de outras pessoas. Ao contrário de outros animais, o ser humano é projetado para se relacionar com os outros e viver em comunidade.

De fato, o relacionamento interpessoal é uma necessidade básica que todos nós temos que ser capazes de receber estímulos gratificantes. Não guarde suas coisas para si mesmo, você tem a sua vida para compartilhar com os outros.

Reserve um tempo para contar à sua família sobre suas coisas e ouvir as experiências que elas explicam para você.

Invista tempo em enriquecer seus relacionamentos, porque as pessoas ao seu redor serão o sustento de seu bem-estar, que lhe dará uma gratificação pessoal maior e aqueles que o ajudarão a recuperar um estado psicológico benéfico nos momentos em que você pode perdê-lo.

Expresse suas emoções e preocupações

 garota sorridente com óculos

Assim como é benéfico para o seu estado mental compartilhar suas coisas com os outros, também é o que é expressar suas emoções e preocupações.

Problemas e sentimentos que podemos ter são nossas coisas e devemos guardá-las para nós mesmos. E n parte é verdade, já que devemos ser capazes de controlar e gerenciar nossas emoções e pensamentos por conta própria.

No entanto, isso não nos impede de expressá-las de maneira apropriada àquelas pessoas que sabemos que nos aceitarão. este tipo de exteriorizações. Sentimentos e pensamentos negativos são normais e não têm que ser prejudiciais, muitas vezes eles cumprem uma função adaptativa.

No entanto, se os manejamos de forma inadequada e os mantemos dentro de nós, eles podem ser convertidos em um problema maior. Quando você estiver triste, preocupado ou estressado, compartilhe esses sentimentos com as pessoas em quem confia, verá que ele se adequará a você e seu estado mental será melhorado.

Permaneça ativo

Para estarmos bem, precisamos fazer as coisas. Se passarmos o dia inativo, deitado no sofá ou deitado na cama sem fazer nada, nosso estado mental piorará irremediavelmente.

Se você tem um emprego, você já pode estar ativo o suficiente ou não, isso vai depender suas características pessoais Se você se sentir suficientemente ativo, você não terá um problema, se você não se sentir assim, é melhor procurar mais atividades para aumentar sua ocupação.

Se você não tem um emprego, é possível que a sensação de falta de atividade que você tem mais presente. No entanto, isso não tem que ser o caso

Há muitas atividades que você pode fazer: desenvolver uma busca de emprego ativa, investir tempo para ajudar sua família e amigos, examinar atividades lúdicas que você gostaria de fazer, iniciar uma tarefa voluntária …

Não é tão importante o tipo de atividade que você faz, mas como você se sente fazendo isso. Se você gosta, é do seu agrado, dá satisfação pessoal e uma sensação de bem-estar e funcionalidade que você terá como objetivo.

Exercício

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<p style= o exercício físico nos ajuda a estar em forma, com mais saúde e menos propensos a sofrer de doenças físicas. No entanto, os benefícios do exercício físico não são apenas para nossos corpos, eles são para nossa mente também.

Realizar exercícios físicos promove a liberação de endorfinas em nosso cérebro e aumenta a produção de triptofano, aumentando os níveis de serotonina em nossos neurônios.

co aumenta a confiança, a estabilidade emocional, o funcionamento intelectual, entre outros. Também reduz a depressão, o estresse, a raiva, entre outros

Evite o estresse

 mulher sem estresse

O estresse pode ser um dos maiores inimigos do nosso bem-estar psicológico. Quando sofremos stress, o nosso corpo e a nossa mente adoptam um estado de activação permanente superior ao normal.

Há alturas em que esta activação maior é necessária, mas muitas outras em que não é. Por exemplo:

Você tem uma reunião muito importante que determinará o futuro do seu negócio. Diante dessa situação, será bom que seu corpo e sua mente adotem uma ativação maior para alcançar seu potencial máximo.

Entretanto, se esse estado for mantido assim que a reunião terminar, quando você chegar em casa, quando sair para dormir, no dia seguinte e por um período tempo, essa ativação não fará mais sentido e a única coisa que você fará é desgastar seu corpo e roubar seu bem-estar mental.

Analise sua agenda, suas atividades e sua maneira de lidar com cada aspecto de sua vida para perceber se você deve reduzir seu estresse ou não.

Invista tempo em você mesmo

Finalmente, para melhorar seu bem-estar mental é muito importante que você não se esqueça. Não esqueça que a sua vida é sua e você terá apenas uma para aproveitá-la

Não esqueça que para muitas obrigações que você tem que cumprir, nenhuma deve ser tão importante a ponto de privá-lo de ter um momento para realizar atividades que são do seu agrado

Invista tempo em atividades de lazer que lhe tragam bem-estar, não deixe de lado seus hobbies e hobbies, pois eles são uma fonte de gratificação que você não pode perder.

Estes são 10 hábitos que podem ajudá-lo a melhorar o seu bem-estar psicológico: pratica algum que não tenhamos mencionado? Compartilhe conosco para ajudar os leitores. Muito obrigado!

Referências

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  3. Capdevila, L (2005) Atividade física e estilo de vida saudável. Girona: Documentário da Universidade
  4. OGDEN, J. (2007). Leituras essenciais em psicologia da saúde. Berkshire, Reino Unido: Open University Press
  5. Sjösten N, Kivelä SL. Os efeitos do exercício físico nos sintomas depressivos entre os idosos: uma revisão sistemática. Int J Geriatr Psychiatry 2006; 21: 410-18.
  6. Sociedade Espanhola de Psicologia Clínica e da Saúde: http://www.sepcys.org/.

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