O peixe é um alimento saudável, na verdade, seu consumo é recomendado pelo menos 2 ou 3 vezes por semana. Mas, isso se refere a qualquer peixe ou peixe em particular? Descubra neste artigo as variedades de peixes azuis e seus benefícios para a nossa saúde.

Peixes e saúde

Os peixes saudáveis ​​e nutritivos são ricos em proteínas de alto valor biológico e aminoácidos ajudando assim a manter tecidos e órgãos saudáveis. Além disso, ao fornecer ácidos graxos ômega-3, ajuda a reduzir o colesterol ruim e a pressão arterial.

Em geral, peixes fornecem minerais como cálcio, potássio, iodo, fósforo, magnésio e zinco, além de vitaminas A, B6. , B12, D e E. O peixe é dividido de acordo com o seu teor de gordura em peixe magro ou branco e azul ou gordo . A dose semanal recomendada refere-se à alternância de ambas as variedades

Peixe azul

Peixe azul tem maior porcentagem de gordura (poliinsaturada) que peixe branco, incluindo em sua composição ácidos graxos essenciais.

Ao contrário do peixe branco, o azul tem entre 8 e 15% de gordura principalmente poliinsaturada. Precisamente, a alta porcentagem de gordura os torna mais satisfatórios do que as variantes brancas. Agora, por que eles são chamados de azuis? Simplesmente por causa da cor de sua pele.

Aqueles que sofrem de gota deve moderar o consumo de peixe azul, uma vez que podem conter grandes doses de sódio.

Em seguida, vamos descobrir juntos variedades diferentes e benefícios do peixe azul por isso não hesite em incluí-lo regularmente no seu cardápio semanal e de toda a sua família!

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Variedades de peixe azul [19659013] Hoje se fala muito de peixe branco e peixe azul, mas sabe a que família pertence o seu peixe favorito? Vamos ver juntos os valores nutricionais do peixe azul mais famoso:

  1. Atum ]: contribui com 200 quilocalorias por 100 gramas, além de proteínas de alto valor biológico, minerais e vitaminas
  2. Sardinha : uma dose de 200 gramas cobre quase o total da dose diária recomendada de Ácidos graxos ômega-3. Além disso, é rico em vitaminas D e grupo B.
  3. Cavala : a proporção de 200 gramas fornece 40% da ingestão diária recomendada de fósforo. Também fornece mais do que a dose diária de vitamina B12 e D.
  4. Anguila : uma porção de 200 gramas cobre suas necessidades diárias de vitamina A e D, assim como 40% da dose recomendada de ácidos graxos ômega
  5. Salmon : conhecido por sua contribuição de fósforo (50% da dose diária recomendada) de selênio, iodo e potássio, bem como vitaminas B6, B12, D e E, tiamina e niacina. 19659015] Swordfish : tem 288 mg de potássio por 100 gramas, além de 1,2 mg de zinco, 36 μg de vitamina A e 9,7 μg de vitamina B3.
  6. Boquerón : destaques por seu teor de vitaminas solúveis em água, especialmente aqueles pertencentes ao grupo B (riboflavina, B6, B12 e niacina).
  7. Palometa : uma porção de 200 gramas fornece seis vezes a dose diária recomendada de vitamina B12. Também é rico em niacina e vitamina B6
  8. Herring : faz boas contribuições de iodo, potássio, selênio e iodo, vitamina D e B12 e niacina.

É importante notar que algumas espécies podem ter um alto teor de mercúrio conforme relatado pela Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Consumo (AECOSAN) .

8 benefícios do peixe azul

1. Ajudar o desenvolvimento do bebê

 Grávida
Os ácidos graxos ômega-3 contribuem para o bom desenvolvimento do bebê.

Recentemente, o FDA (Food and Drug Administration) sugeriu que mulheres grávidas e lactantes deveriam incorporar mais peixe para as suas dietas, já que suas proteínas de alto valor biológico e seus ácidos graxos essenciais seriam decisivos para o bom desenvolvimento cerebral e físico do bebê.

Alta ingestão de cálcio

Sabemos que o cálcio é essencial para a formação e manutenção dos ossos. Por este motivo, recomenda-se a ingestão de peixe, como sardinhas e anchovas. Ao comer com espinhos, ingerimos uma grande dose de cálcio que ajuda a cuidar da saúde dos ossos e músculos . Rico em iodo

Se você precisa combater uma deficiência de iodo, não hesite e inclua peixes azuis em sua dieta. Todos eles são ricos neste mineral e podem ajudá-lo a reverter a situação de deficiência . Salmão e atum estão entre os mais ricos em iodo

. Prevenção de doenças degenerativas

A ação antioxidante das vitaminas A e E presentes em peixes azuis pode ser interessante porque é considerada um fator de proteção contra doenças cardiovasculares, doenças degenerativas (como a doença de Alzheimer) e Você pode estar interessado: Consumo de peixe azul pode prevenir o câncer de mama

5. Melhoria da função arterial

 Medição da pressão arterial
As vitaminas do peixe azul ajudariam a controlar a pressão arterial e melhorar a saúde cardiovascular.

Uma análise de 16 estudos realizados em 2012 concluiu que consumir entre 0,45 e 4,5 gramas de ácidos graxos ômega-3 melhorariam significativamente a função arterial e a saúde cardiovascular geral.

6. Isso ajudaria a cicatrização de feridas

. Diferentes estudos descobriram que uma ingestão adequada de proteínas de alto valor biológico e vitaminas seria fundamental para o corpo humano ter uma boa resposta curativa às feridas.

] 7. Baixas calorias

Dependendo do tipo de peixe, cada dose de 100 gramas pode ter cerca de 200 quilocalorias ou menos. Isso é pouco se compararmos com carne bovina ou suína.

8. Regeneração do DNA

O peixe azul é rico em vitaminas do grupo B. Essas vitaminas são essenciais para o processo de regeneração do DNA, além de ajudar o corpo a processar alimentos e transformá-los em energia.

Como você pode ver, os benefícios dos peixes azuis são muitos e variados. Não hesite em incluí-los em sua dieta habitual, sempre levando em consideração que algumas variedades, como espadarte, podem conter altos níveis de mercúrio. Fale com o seu médico se tiver dúvidas

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