O tomate é uma das principais fontes de antioxidantes na dieta saudável graças ao seu alto teor de licopeno, ao qual deve sua cor vermelha. De fato, é o alimento com o maior teor de licopeno conhecido. Lembre-se de que os antioxidantes são substâncias capazes de atrasar ou impedir danos às células. A planta produz licopeno, para proteger seus próprios órgãos da luz e da oxidação. O tomate é consumido fresco, em salada, ou industrializado na forma de molhos ou ketchup. A seguir, propomos analisar os benefícios de beber um copo de suco de tomate por dia.

Preparar suco de tomate

Preparar suco de tomate é muito fácil. Na verdade, chamamos de suco, mas é simplesmente um suco de tomate com água . O segredo está nos ingredientes que podem ser adicionados ao smoothie para obter diferentes bebidas. De fato, o famoso coquetel Bloody Mary não passa de… suco de tomate!

  • Smoothie básico de tomate: 800 gr. de tomate vermelho e 200 ml. de água potável. Misture até obter uma mistura homogênea.
  • Condimentos e ingredientes que podem ser adicionados ao smoothie ou combinados com o suco (a gosto): sal, pimenta, manjericão, alho, azeite, suco de limão, molho picante Molho Worcestershire e vodka (para o famoso coquetel), rabanete, aipo ou o que sua criatividade sugerir.

Benefícios

  • Um copo de suco de tomate com o estômago vazio ou no estômago primeiras horas do dia: diurético, queima de gordura. Ele cobre as necessidades diárias de vitamina C, é uma poderosa fonte de licopeno e fibra e promove o trânsito intestinal. Diminui o risco de doenças cardíacas, fortalece as defesas e ajuda a curar e rejuvenescer a pele. Previne doenças infecciosas e vários tipos de câncer.
  • Após o treinamento: ajuda a repor o oxigênio e os minerais perdidos durante o exercício, como o potássio, que também promove o desenvolvimento celular.
  • Após o consumo de álcool: um copo de suco de tomate alivia a ressaca e o desconforto associados ao alto consumo de álcool.
  • Anticoagulante: recomendado para pessoas com diabetes.

Precauções

Apesar de todos os seus benefícios,

algumas pessoas devem limitar ou eliminar o consumo de suco de tomate :

  • Alergia: pessoas alérgicas ao pólen ou ao látex podem experimentar reações semelhantes ao suco de tomate. Também aqueles que têm sensibilidade às glicoproteínas do tomate.
  • Acidez: podem causar desconforto no sistema digestivo.
  • Ácido úrico: o tomate pode aumentar o nível de ácido úrico no sangue, portanto que pessoas com artrite, gota ou hiperuricemia devem limitar seu consumo.
  • Enxaqueca: pode ser causada por um alcalóide do tomate, tomatine, especialmente presente em tomates verdes ou com falta de maturação.

Incorpora um copo de Suco de tomate diariamente para sua dieta. Sua saúde, grata!

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