Uma dieta rica em alimentos crus aumenta a imunidade e a capacidade de resposta do organismo, e previne doenças relacionado a um excesso de gorduras, proteínas e carboidratos refinados.

Do ponto de vista terapêutico, Os médicos naturopatas geralmente prescrevem dietas que são 75-100% cruas. Neste artigo dizemos-lhe como introduzir mais alimentos crus em sua dieta e quais benefícios você obtém ao fazê-lo.

O que ajuda a comer mais alimentos crus

Uma dieta crua é rica em fibras e fluidos orgânicos, baixa em calorias e justa em proteínas.. Segui-la ajuda:

  • Perder ou manter o peso comendo. Os alimentos crus têm baixo valor calórico e são saciantes devido à sua riqueza em fibras. Podem ser consumidos sem restrições de quantidade em dietas de emagrecimento e manutenção.
  • Tem um efeito anti-envelhecimento, uma vez que longevidade parece estar relacionada com dietas de baixa caloria e moderadamente proteicas.
  • Constipação. O efeito estimulante do peristaltismo da fibra vegetal de vegetais crus e algas pode corrigir esta patologia em poucos dias.
  • Enxaqueca. Uma porcentagem significativa de enxaquecas é causada por constipação crônica que libera substâncias tóxicas da putrefação intestinal na corrente sanguínea. A dieta crua, rica em fermentos e enzimas digestivas e fibras, é excelente nestes casos.
  • alergias, A quantidade de substâncias estranhas que incorporamos aos alimentos, como aditivos, conservantes, antibióticos e hormônios de alimentos de origem animal, ou produtos resultantes da fritura de gorduras e proteínas (histamina) está por trás das alergias. A incorporação de alimentos crus abundantes, ou a dieta crua temporária, limpa o corpo e melhora esta patologia.
  • Artrite. Uma dieta rica em petróleo bruto reduz a inflamação, limpa e regenera os tecidos.
  • problemas de pele. Muitas dermatites e erupções cutâneas melhoram ou desaparecem após seguir uma dieta crua por alguns dias.
  • Diabetes. Sua riqueza em fibras regula a absorção de glicose e seus fermentos e enzimas ajudam a controlar o diabetes tipo 11 ou adulto.
  • infecções e resfriados. A abundância de vitamina C nos óleos brutos e seu poder imunoestimulante e revitalizante previnem e ajudam a resolver infecções.
  • Câncer. O petróleo bruto contém uma grande quantidade de fitonutrientes reconhecidos como protetores do câncer ou inibidores do crescimento tumoral (flavonóides, lignanas, glucosinolatos, fitatos, carotenóides, resveratrol…).

Quais alimentos podem ser consumidos crus?

Quase todos os alimentos à base de plantas que sabemos em nossa dieta pode ser comido cru.

Frutas

Eles fazem parte do alimentos crus por excelência.

Eles estimulam os cinco sentidos por suas cores, texturas e formas, seu aroma, sua variedade de sabores e seu som crocante quando mastigado. Eles fornecem água viva, juntamente com açúcares orgânicos (glicose, frutose, sacarose…), vitaminas, minerais, fibras, pigmentos e elementos fitoquímicos.

Por seu fornecimento de energia e gorduras de boa qualidadesem colesterol, não devemos esquecer frutas como azeitonasdo qual se obtém um excelente petróleo bruto, e a abacateuma “manteiga” vegetal saudável.

As doce de frutas secasresultantes da dessecação ou desidratação de alguns frutos (passas, figos ou ameixas secas, damascos secos, tâmaras…) poderosa fonte de energia que concentra os nutrientes da fruta fresca sem alterar.

Legumes e legumes

pode ser consumido quase tudo cru na salada (alface, tomate, cenoura, aspargo, pepino, rabanete, alcachofra, couve, espinafre…), embora alguns eles precisam cozinhar para evitar sua toxicidade (batatas e berinjelas).

São uma excelente fonte de fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos.

Os da família de crucífero (couves, nabos, rabanetes… ) e o liliaceae (cebola, alho, alho-poró…) contêm nutrientes que demonstraram eficaz na neutralização de substâncias cancerígenas e interromper o seu crescimento quando o processo for iniciado.

Eles também contêm quantidades não insignificantes de proteína.

Frutos secos

Rico em gorduras de boa qualidade e nutrir o sistema nervosocontém um cquantidade significativa de proteína alguns deles em maior porcentagem do que a carne, embora sejam ingeridos em quantidades menores.

Consumi-los crus aproveita todos os seus nutrientes (minerais, vitaminas, antioxidantes, fitoesteróis…), algo que não acontece se forem assados ​​ou fritos (perdem até 75% da vitamina B1).

Sementes

Sementes de girassol, abóbora ou gergelim têm propriedades semelhantes às nozes oleosas se comidas cruas.

Cereais

Quando estão inteiros, Eles não apenas fornecem carboidratos, fibras e calorias, mas também também proteínas, minerais e vitaminas.

Com exceção de minimilho e flocos não torrados (flocos de aveia, por exemplo), eles não podem ser incorporados à dieta como alimentos crus, mas podem ser consumidos germinadoscom a vantagem de fornecer provitamina A e vitamina C que faltam nos grãos secos.

pode ser preparado base de pão ou pizza feita de cereais germinados como já faziam os essênios, uma comunidade religiosa que se alimentava principalmente de alimentos crus.

Leguminosas

Eles geralmente não são comestíveis em seu estado natural. uma vez que contêm substâncias tóxicas e também não são digeríveis, por isso é necessário cozinhá-los.

Porém, ervilhas jovens e favas podem ser comidos crus e, por outro lado, o processo de germinação converte todas as leguminosas em um alimento cru de alta qualidade.

Nos brotos, a grande reserva de amido, proteínas e gordura das leguminosas já é pré-digerida, livre de fatores antinutrientes ou tóxicos; sua riqueza em vitaminas, minerais e enzimas lhes confere grande vitalidade e os transforma em alimentos vivos com grande poder regenerador e purificador, e proporcionalmente com poucas calorias.

As leguminosas germinadas mais utilizadas são feijão mungo (soja verde) e alfafamas lentilhas e grão de bico também podem ser facilmente germinados.

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Algas

São alimentos pouco utilizados em nossa cultura ocidental, mas de longa tradição em populações que subsistiram em função do mar. Por exemplo, no Japão seu uso ancestral tem sido relacionado à longevidade.

As algas são os primeiros seres vivos capazes de transformar a energia solar em nutrientes e, portanto, aqueles que eles colocaram a base da pirâmide alimentar.

Ao consumi-los crus, além de ingerir minerais de alta qualidade, oligoelementos, proteínas e fibras, incorporamos a energia solar em sua máxima expressão de ordem e vitalidade.

Como obter mais alimentos crus em sua dieta

Os óleos brutos fornecem toda a energia que transformaram do sol e são rico em vitaminas, fibras, enzimas e outros nutrientes que protegem a saúde. Estas são algumas sugestões para aumentar a sua presença na dieta.

No café da manhã

  • Salada de frutas ácidas como laranjas, morangos, kiwis, ananás…
  • fruta doce suculenta (pêssego, uva, melancia, cherimoya… ), acompanhado com banana.
  • Muesli de vegetais esmagando flocos de aveia crus e embebidos durante a noitecom maçã, pêra, frutos secos doces e oleosos, gérmen de trigo e mel.

Meio da manhã

  • Fruta. Um pedaço de fruta sozinho: uma maçã para saciar o apetite ou um kiwi para laxar…
  • Sucos naturais cenoura, beterraba, maçã, uva, pêra, aipo…

Na comida

Salada. Sempre um primeiro curso salada com todos os tipos de vegetais crus (alface, escarola, espinafre, tomate, pepino, cenoura, beterraba, rabanete…), frutas gordurosas como abacate e azeitonas, algas, germinado (soja, alfafa…), sementes (girassol, abóbora, gergelim…) e azeite virgem prensado a frio.

No lanche

No jantar

Salada mista como primeiro ou único prato.

como sobremesa

  • maçã ou pêra. De sobremesa, no mundo naturista tradicionalmente aconselhado maçã ou pêra.
  • papaia ou ananás. Alguns recomendam mamão ou abacaxi após uma refeição proteica, pois são ricos em fermentos digestivos que ajudam a digerir proteínas (papaína no caso do mamão e bromelina no caso do abacaxi).

Como se adaptar a uma dieta crua

Incorporar alimentos crus na dieta pode causar problemas de adaptação. A flora intestinal vive à custa do que comemos, por isso, mudando os alimentos por alguns dias, flatulência e desconforto digestivo: algumas bactérias desaparecem e novas começam a repovoar a mucosa intestinal.

Também deve-se ter em mente que alimentos com pouquíssimos pigmentos, que geralmente são eles não receberam luz solar porque estão enterradas (cebola, alho… ) ou rodeadas de folhas exteriores (repolho, couve-flor, coração de alcachofra, coração de alface, endívia…) são mais indigeríveis e produzem mais gases mesmo que sejam saudáveis.

Pessoas com problemas digestivos que não toleram alimentos crus devem recorrer a plantas anti-inflamatórias (camomila, tomilho… ) e dietas cozidas que não estimulem excessivamente a secreção ácida do estômago e dos intestinos, incorporando gradualmente o cru. a sucos naturais de frutas e vegetais Eles são muito úteis neste caso.