Você conhece os benefícios e mitos do jejum intermitente? Esta prática ganhou muita popularidade e presença nos últimos anos. Neste artigo, vamos esclarecer em que consiste, quais são seus benefícios reais e os mitos sobre sua realização.

Muitos dos comportamentos alimentares que temos hoje dependem em grande parte de fatores psicológicos, socioculturais e educacionais. . O jejum não é algo novo, afinal leva-nos a acompanhar toda a nossa existência como espécie


O que é o jejum intermitente?

O jejum intermitente refere-se a uma prática que sugere a alternância de um período de jejum para obter uma série de benefícios para a saúde.

O jejum intermitente não é uma dieta. O jejum intermitente consiste em períodos alternados de jejum com períodos de ingestão de alimentos. Existem diferentes tipos de jejum intermitente, sendo os mais conhecidos o jejum 16/8, o jejum 24 e o jejum 48, embora existam outros como o 12/12

Jejum 16/8

Jejum 16/8 consiste de períodos de jejum de 16 horas, seguidos por períodos de alimentação de 8 horas

Ou seja, se, por exemplo, tivéssemos a primeira refeição às 2:00 da tarde, nós ingeriríamos todas as nossas quilocalorias entre as 14h e as 22h, durante 8 horas, fazendo duas refeições únicas durante o dia. E no dia seguinte comeríamos novamente depois de 16 horas da última refeição, isto é, às 2:00 pm novamente

Jejum 24 e 48

Por outro lado, o jejum de 24 horas e o jejum de 48 horas são baseadas em períodos de jejum de 24 horas e 48 horas, respectivamente . Alguns podem pensar que, ao fazer isso, teremos problemas com hipoglicemia, falta de energia ou algo parecido. Mas, nada está mais longe da realidade, nosso corpo pode se adaptar perfeitamente a isso.

Jejum 12/12

Jejum 12/12 seria o equivalente a ter um café da manhã e jantar, separados uns dos outros 12 horas . Por exemplo, café da manhã às 8:00 e jantar às 20:00. Eles são diferentes estratégias, todas válidas


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Benefícios do jejum intermitente

Diz-se que o jejum intermitente tem múltiplos benefícios para o nosso corpo, entre eles podemos encontrar alguns como os seguintes :

  • Pode ajudar a reduzir a mortalidade e retardar o envelhecimento, tanto fisicamente como ao nível do nosso corpo.
  • Reduzir indicadores de inflamação.
  • Poderia ajudar a melhorar o nosso perfil lipídios ou seja, nosso colesterol, além de reduzir os triglicerídeos.
  • Eles têm efeitos positivos sobre a plasticidade neuronal.
  • Eles até ajudam a limitar o crescimento de células cancerosas.
  • No que diz respeito à composição corporal ajuda a reter a massa magra enquanto perde gordura .
  • Também ajudam a melhorar a sensibilidade à insulina e a melhorar a resistência à insulina. uso de glicose como substrato energético
  • Melhora a capacidade de autocontrole: muitas vezes pensamos que estamos com fome, mas não é fome real, é uma fome bastante falsa, então se formos capazes de "superá-la", vamos melhorar nossa capacidade de autocontrole

Mitos do jejum intermitente

Há vários mitos sobre o jejum intermitente. Um dos mais comuns é que isso leva à perda de massa muscular.

O que acontece quando você não come por 24 horas? os argumentos contra o jejum são típicos. Aqui nós revelamos 3 mitos de jejum intermitente que estão muito longe da realidade

Mito 1: queimar o músculo

Quando seu corpo consumiu todos os aminoácidos no sangue e glicogênio armazenado, comece a usar reservas de proteína , seus músculos, para convertê-los em glicose (via gliconeogênese). Você deve evitar esse processo, mas felizmente não ocorre nas primeiras 24 horas de jejum .

Um estudo sobre o jejum intermitente em adultos obesos é efetivo para perda de peso, mesmo alcançando

Mito 2: o açúcar diminui

O corpo é projetado para manter o nível adequado de glicose no sangue. Quando você come, você produz insulina para armazenar o excesso de glicose. Quando você jejua, você produz glucagon para liberar glicose armazenada. Comer freqüentemente para controlar externamente a glicose no sangue não é necessário .

De fato, em pessoas com resistência à insulina, o jejum intermitente ajuda a recuperar a sensibilidade em maior como a restrição clássica de calorias

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Mito 3: você engordará

Simplesmente absurdo. Vários estudos mostram que o jejum intermitente ajuda a perder gordura, melhor em geral do que as dietas hipocalóricas clássicas . Revisões recentes já reconhecem isso como uma estratégia eficaz para perder peso.

A justificativa de alguns é que quando você pula uma refeição, você acumula fome e come duas vezes mais na próxima refeição, mas sabemos que isso não acontece.

Lembramos que o jejum intermitente é adequado para todos. No entanto, haverá casos em particular que precisam de conselhos. É sempre importante consultar o médico antes de iniciar qualquer regime.


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