O triptofano é um aminoácido essencial para o corpo. Lembremos que estes são elementos que o corpo não consegue sintetizar, pelo que só podem ser incorporados através da alimentação. É encontrada principalmente em alimentos de origem vegetal. É melhor incorporá-lo em sua dieta, pois os suplementos não são muito seguros. Suas funções no corpo são vitais: é um dos precursores da serotonina e da melatonina, chamados de hormônios do sono. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o triptofano:

O que é o triptofano e onde ele é encontrado?

Por muito tempo, o triptofano foi considerado perigoso para a saúde. No entanto, hoje se sabe que é um aminoácido essencial que está envolvido na formação de proteínas e muitos compostos importantes para o corpo, como serotonina e melatonina.

Na década de 1980, um transgênico forma de triptofano foi criada em laboratórios que começou a ser massivamente comercializada como um suplemento dietético . Teve que ser retirado do mercado porque tinha efeitos colaterais prejudiciais. Recentemente, outro suplemento com benefícios para a saúde começou a ser oferecido.

As melhores fontes de triptofano são os vegetais. Também está presente em algumas proteínas de origem animal, mas não são de qualidade tão boa quanto as das plantas.

Exemplos de alimentos

Os alimentos mais ricos em triptofano são:

  • Spirulina, uma alga que fornece 920 mg. de triptofano por 100 gramas de alimento. Na verdade, a melhor fonte deste aminoácido.
  • Soja torrada: 590 mg.
  • Queijo parmesão: 560 mg. por 100 gr. de alimentos.
  • Sementes de gergelim, girassol e chia: 300 mg.
  • Nozes, como amendoim, avelã e nozes.
  • Leguminosas, como grão de bico.
  • Alimentos de origem animal: carne, peixe e ovos [19659015] A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda 320 mg para um adulto. de triptofano por dia . Una dieta equilibrada es suficiente para cubrirlos, por lo tanto, la suplementación solo es necesaria cuando existe algún problema significativo.

    El triptófano y el sueño reparador

    Según la Sociedad Española del Sueño, el 58% de los españoles tiene problemas para dormir. A maioria não consegue dormir 7 horas por noite. Por outro lado, 75% acordam pelo menos uma vez durante a noite e 30% sofrem de insônia. Especialistas afirmam que a falta de um sono reparador está se tornando uma epidemia na sociedade contemporânea ressaltando a importância do sono reparador para se sentir vital e atingir objetivos.

    Além de adotar hábitos de sono saudáveis, uma adequada a ingestão de triptofano ou, se indicado pelo seu médico, de um suplemento, pode ajudar a melhorar o sono . Além disso, combate a depressão e os transtornos de humor. Suas funções incluem as de sintetizar hormônios, como melatonina e serotonina.

    • A serotonina é responsável por controlar estados emocionais, termorregulação do corpo e função cardíaca.
    • A melatonina é responsável por sincronizar os ritmos circadianos, secretam outros hormônios e protegem o DNA.  Sono do triptofano

    Efeitos positivos e qualidade do sono

    Deve-se lembrar que niacina ou vitamina B3 também é derivada do triptofano que favorece a transformação dos alimentos em energia. Vários estudos mostraram que adicionar uma certa quantidade de triptofano à dieta melhorou o humor dos participantes e a qualidade do sono, e eles tiveram um risco menor de desenvolver depressão. Além disso, conseguiram reduzir o tempo de adormecimento, que deve ser de no máximo 20 minutos.

    A ingestão também permitiu aumentar o tempo de sono profundo e diminuir o tempo de despertar. A fase do sono profundo é muito importante. Deve durar pelo menos 1 hora e 40 minutos e, durante este período, ocorre a produção de hormônios de crescimento e divisão celular.

    Outros benefícios do triptofano

    Outras propriedades comprovadas do triptofano foram:

    • Sistema nervoso . É usado para o tratamento de doenças do sistema nervoso, como Alzheimer e Parkinson, depressão, esquizofrenia e outras doenças psiquiátricas.
    • Síndromes menstruais. Seu uso é recomendado para o tratamento da síndrome pré-menstrual, bem como para mudanças repentinas de humor ou irritabilidade resultante do processo menstrual.
    • Também foi testado como um medicamento para parar de fumar.

    Como incorporar triptofano ao a dieta

    Como mencionamos na seção anterior, é melhor incorporar o triptofano por meio de uma dieta variada e balanceada . No entanto, em alguns casos, pode ser necessário adicioná-lo na forma de um suplemento nutricional.

    Leve esses detalhes em consideração:

    • O excesso de triptofano pode causar azia, vômitos, náuseas, diarreia, perda de apetite ou dores musculares . Nas formas mais graves, disfunção erétil, visão turva e dores musculares graves. Além disso, interage com outros medicamentos, como antidepressivos e ansiolíticos .
    • Mulheres grávidas e lactantes não devem consumi-lo, pois é perigoso para o desenvolvimento do feto.
    • Alguns suplementos dietéticos incluem triptofano mas esse ingrediente ativo pode aparecer no rótulo como niacina.

    Antes de adicionar esses suplementos de triptofano à dieta, consulte o seu médico!

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