A lecitina de soja é um nutriente natural que pode ser encontrado incorporado aos componentes de alguns alimentos e também pode ser adquirido comercialmente como suplemento dietético. Não é um único componente, mas um grupo de substâncias químicas que pertencem a compostos chamados fosfolipídios. Esses compostos são um tipo de gordura que ajuda a manter a integridade das células, essencial para o funcionamento normal do cérebro, nervos, fígado e outros órgãos vitais. A lecitina de soja pode ser encontrada em vegetais, carne vermelha e ovos. Atualmente, é regularmente extraído de sementes de algodão, fontes marinhas, leite, colza, soja e girassol.

Benefícios potenciais da lecitina de soja

Melhora os níveis de colesterol

A incorporação de lecitina de soja como um suplemento dentro de uma dieta é relacionado com a diminuição da hiperlipidemia e com a influência do metabolismo lipídico . Este suplemento é conhecido por seu importante papel no processamento de gorduras e colesterol. Por esse motivo, muitas pessoas tendem a tomá-lo para reduzir o colesterol de uma forma mais natural.

Os resultados da pesquisa revelaram algumas propriedades da lecitina, como a de que tem a capacidade de reduzir o colesterol LDL em excesso e promover Síntese de HDL no fígado.

Serve como fonte de colina

A lecitina de soja contém fosfatidilcolina, que é uma das principais formas de colina a macronutriente que é essencial para a função hepática, movimento muscular, metabolismo, função nervosa e desenvolvimento adequado do cérebro.

Uma equipe de pesquisadores da University of Wales Swansea descobriu que a suplementação com fosfatidilcolina é favorável para manter níveis adequados de colesterol para a função hepática e cerebral.

Pode aumentar l to immunity

Foi demonstrado que a suplementação de lecitina de soja estimula significativamente a função imunológica. Este teste foi realizado em ratos diabéticos. Mais pesquisas são necessárias para definir bem o papel da lecitina de soja no sistema imunológico humano .

A substância ativa nesta substância ajuda o corpo a lidar com o estresse físico e mental. Um dos benefícios à saúde da lecitina de soja é um composto conhecido como fosfatidilserina, um fosfolipídeo que faz parte das membranas celulares de plantas e animais. A fosfatidilserina derivada do cérebro da vaca demonstrou reduzir o estresse físico.

Doença de Alzheimer

Acredita-se que a colina derivada da lecitina melhora a função cognitiva em pessoas com doença de Alzheimer e outros tipos de demência (incluindo demência de Parkinson). Atualmente, não há evidências de que a lecitina suplementar possa retardar ou reverter a progressão da demência em pessoas com Alzheimer ou qualquer outro distúrbio neurológico.

Os resultados de alguns estudos em animais sugeriram que a lecitina pode ter um efeito neuroprotetor, reduzindo o risco de demência ao retardar a degeneração das células gliais que protegem e estabilizam os tecidos cerebrais. São necessários mais resultados de pesquisas.  Suplemento alimentar

Possíveis efeitos colaterais e outras fontes naturais de lecitina

Embora os suplementos de lecitina sejam geralmente considerados seguros, eles não são controlados como medicamentos prescritos. Por esse motivo, é aconselhável consultar um médico antes de começar a tomá-lo, como com qualquer outro suplemento, especialmente se você tiver uma doença subjacente, alergia ou se estiver tomando medicamentos.

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ser produzidos pela lecitina são: aumento da salivação, diminuição do apetite, diarreia, náuseas, dor abdominal e inchaço.

Como precaução, a lecitina não deve ser usada em mulheres grávidas ou amamentando, apenas com a aprovação de seu obstetra ou ginecologista. Em crianças, este suplemento deve ser evitado devido à falta de pesquisas de segurança.

A lecitina de soja está disponível na forma de pílula, comprimido, cápsula, cápsula mole, grânulo, pó, líquido ou pasta . Não há diretrizes para o uso adequado de lecitina embora muitos fabricantes endossem uma dose diária de 2.400 mg para adultos. Como regra geral, nunca exceda a dosagem recomendada no rótulo do produto.

Escolha do suplemento certo

Para melhor garantir a segurança e a qualidade, escolha suplementos que foram testados independentemente por um organismo de certificação externo como a US Pharmacopeia (USP), NSF International ou ConsumerLab. Essas autoridades podem certificar que os ingredientes são puros e encontrados nas quantidades indicadas no rótulo do produto.

Além das formas comerciais como suplementos, existem alimentos que são fontes naturais de lecitina e podem fornecer todos os nutrientes que são necessários.

Fontes alimentares de lecitina são: carnes orgânicas (como fígado), carne vermelha, frutos do mar, ovos, miséria, gérmen de trigo, óleo de canola, óleo de girassol, vegetais verdes (como brócolis e couve de Bruxelas) e legumes (como feijão preto, feijão e soja).

Atualmente não há aprovação para o uso de lecitina de soja como um suplemento que pode tratar qualquer condição médica . Ainda faltam mais estudos.

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