O corpo humano é uma máquina quase perfeita, isto significa que é capaz de fazer coisas incríveis e criar para nós praticamente tudo o que precisamos.

No entanto, também é verdade que devemos ajudá-lo ] desde há momentos em que o corpo humano não é capaz de criar uma substância que pode ser vital para nós mantermos nossas funções vitais

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Este é o caso Ômega 3, uma substância essencial porque nosso corpo é incapaz de sintetizá-lo, então teremos que obtê-lo através da comida que consumimos.

E precisamente por causa de sua grande importância, então queremos lhe contar tudo o que você deve saber sobre isso, e entre muitas outras coisas você será capaz de aprender quais são os benefícios do Omega 3, suas propriedades e, claro, para que serve.

O que é Omega 3?

Eu acho que todas as gorduras que entram em nosso corpo são ruins e que devemos eliminá-las para ter uma vida saudável . No entanto, isso é certamente um erro, uma vez que, de fato, os seres humanos precisam de gordura para permanecer ativos e com boa saúde.

Embora obviamente nem todas as gorduras sejam iguais, nem são igualmente benéficas, haverá alguns que teremos que tentar eliminar, mas também outros que teremos que tentar consumir com alguma frequência.

Para saber exatamente o que é o Omega 3, é muito importante atender a algumas das classificações que podemos fazer com este tipo de substâncias.

O mais comum é o que diferencia os ácidos graxos saturados e insaturados . O primeiro tipo é aquele que está presente na padaria industrial ou em alimentos pré-cozidos, e que você deve tentar eliminar completamente da dieta, caso contrário doenças cardiovasculares ou colesterol alto podem surgir.

Por outro lado, portanto, encontraremos os ácidos graxos insaturados, que são muito mais benéficos para o corpo humano.

Entretanto, essa classificação não fica assim, já que podemos dar um passo adiante, já que dentro dos ácidos os ácidos graxos insaturados podem ser classificados como monoinsaturados e poliinsaturados.

Esse segundo tipo está presente principalmente em alimentos derivados da carne e em sua gordura, enquanto os monoinsaturados podem ser encontrados em peixes ou vegetais.

] Finalmente, dentro da classificação dos ácidos graxos monoinsaturados, temos Omega 3 e Omega 6, que, como dissemos, são considerados essenciais, já que o corpo humano não é capaz de sintetizá-los por si mesmo, e ele precisa de você para comê-los através da comida que você come diariamente.

O que é bom para Omega 3?

Talvez você não saiba, mas Omega 3 é realmente importante em centenas de processos realizados pelo nosso corpo todos os dias, no entanto, também precisamos em situações que parecem muito mais comuns, como dormir ou ver.

Portanto, queremos dizer-lhe todos os seguintes propriedades de ômega 3 que podem contribuir para o seu corpo comer uma dieta saudável neste ácido graxo:

diminui o risco de doenças cardiovasculares

A primeira consequência positiva de comer uma dieta rica em ômega 3 tem que fazer sem dúvida com o nosso sistema cardiovascular.

Primeiro de tudo, devemos esclarecer que não existem estudos concretos que demonstram que tomar Omega 3 pode reduzir o risco de infarto do miocárdio ou ataque cardíaco.

No entanto, tem sido demonstrado em numerosos estudos que consumir Ômega 3 ajuda a minimizar algumas das causas dessas doenças.

Isso significa, entre outras coisas, que essa substância vai para:

Reduzir quantidade de triglicerídeos no sangue ; Os triglicerídeos são um tipo de substância muito associada a problemas como o colesterol, que pode, sem dúvida, levar a problemas muito mais sérios, como a arteriosclerose.

Aumentar os níveis de colesterol bom; Por outro lado, também é sabido que tomar Omega 3 é capaz de aumentar em maior ou menor grau a quantidade no sangue do colesterol bom ou HDL.

Este tipo de colesterol é capaz de arrastar parte da placa que é criada no artérias que acabam por obstruí-los, minimizando assim os riscos de doença cardíaca grave.

Prevenção tamponamento arterial ; Finalmente, também deve ser dito que tomar Omega 3 foi mostrado para ser um grande aliado na prevenção do bloqueio das artérias causadas pelo colesterol.

Reduzir os problemas de hipertensão

A hipertensão é uma doença que afeta uma grande parte da população embora nem todos tenham sido diagnosticados ainda. Esse problema consiste em que há uma pressão excessiva nas paredes das artérias, algo que, sem dúvida, deve ser tratado, pois, caso contrário, o risco de infarto pode ser aumentado.

Bem, após um grande número de investigações, Também foi determinado que o consumo de ômega 3 é capaz de diminuir a pressão arterial em pacientes com essa patologia. Então, se você sofre deste problema, não hesite em aumentar a ingestão de alimentos ricos em ácidos graxos, como certamente ajuda você.

Diabetes

Pacientes com diabetes geralmente também têm uma alta concentração de triglicérides no sangue. e de colesterol ruim, por esse motivo, para eles também é altamente recomendável tomar este ácido graxo ômega 3.

Problemas nas articulações

Estes problemas podem aparecer principalmente em idosos mas ninguém está totalmente a salvo da osteoporose ou do dano articular.

Para tentar minimizá-los ou evitá-los o máximo possível, recomenda-se sempre beber uma boa quantidade de cálcio, o que fortalecerá os ossos.

Mesmo seguindo estas recomendações, há muitas pessoas que têm problemas como artrite ou reumatismo. Para este tipo de pacientes é geralmente recomendado para aumentar a ingestão de ômega 3, uma vez que se acredita que estimula a criação de cálcio, minimizando assim o risco de todas estas doenças.

Inflamação

] sistema de defesa que nosso corpo tem que nos proteger quando sofremos algum tipo de lesão ou acidente.

No entanto, se esta inflamação for muito prolongada no tempo, ela pode se tornar crônica, criando outro tipo de dano. problemas no corpo. Se esta situação ocorrer, o Omega 3 pode ser um grande aliado, combatendo as substâncias que produzem inflamação.

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Vários estudos demonstraram em numerosas ocasiões que os baixos níveis de Omega 3 podem causar insônia ou distúrbios do sono, tanto em adultos e crianças jovens.

Doenças mentais

Tem sido demonstrado em numerosos estudos e pesquisa que o Omega 3 é essencial para um bom desenvolvimento do cérebro. De fato, foi observado que pacientes com certas doenças mentais, como demência, Alzheimer ou esquizofrenia, tinham uma quantidade menor de ômega 3 em seu organismo.

Isso não significa que, se você aumentar seus níveis Ácido graxo você será capaz de eliminar completamente o risco de sofrer essas doenças, mas você será capaz de ter menos possibilidades disso.

Portanto, parece que as funções cerebrais são mantidas em melhores condições ou são melhor preservadas em pessoas que consumir alimentos ricos em Omega 3.

Gravidez

Relacionado com a seção anterior, podemos dizer que, durante a gravidez, tomar este tipo de ácido graxo é muito importante, já que tudo o que você consome durante este período, você vai para alcançar o feto imediatamente

É por isso que o Omega 3 é muito importante para o bom desenvolvimento do cérebro do bebê então, obviamente, você deve consultar o seu médico, o muito bom os seus níveis desta substância

Asma

Isto tem muito a ver com o poder anti-inflamatório do Omega 3, uma vez que normalmente o ataque da asma é produzido por uma inflamação dos brônquios, o que faz com que feche as vias aéreas e pode obstruir e tornar a respiração impossível

Portanto, se formos capazes de minimizar a inflamação graças a uma maior ingestão de produtos com este ácido graxo, não teremos que nos preocupar tanto com os ataques graves de asma.

Degeneração Ocular

Já comentamos anteriormente que o Omega 3 é muito presente no cérebro e que, portanto, tem um papel fundamental no seu bom funcionamento, no entanto, algo que não é tão Conhecido, é que ele também pode ser encontrado no olho, especificamente na retina

Portanto, tomar este ácido graxo também pode ajudar a evitar um grande número de doenças oculares, mas especialmente o chamado dege Esta doença é um distúrbio ocular que destrói lentamente a visão o que dificulta a leitura e exibição de detalhes. Normalmente só aparece nos idosos, mas se uma dieta equilibrada e saudável não for seguida, é provável que estes tipos de doenças apareçam antes.

Dores menstruais

Há muitas mulheres que sofrem períodos muito doloroso nesses casos, muitas vezes são recomendadas pílulas antiinflamatórias, mas se você quer algo mais natural, foi demonstrado que o ômega 3 pode ajudar a reduzir a dor da menstruação.

Câncer

Como você sabe com certeza, O câncer é uma das piores doenças do século XXI, afeta um grande número de pessoas e ainda não se sabe como erradicá-lo ou controlá-lo.

Esta doença consiste em um crescimento anormal das células de certas células. partes do corpo, o que às vezes pode até levar à morte.

Existem muitos tipos diferentes de câncer, dependendo da área do corpo em que se desenvolve, e em algumas investigações tem sido Sabe-se que o consumo de ômega 3 pode reduzir muito o risco de câncer de cólon

Acredita-se que ele também pode diminuir o risco de outros cânceres, mas estes são estudos em que uma conclusão não foi alcançada.

Onde podemos encontrar o Omega 3?

Agora que você conhece em detalhes os benefícios que o Omega 3 terá em seu corpo, você também está interessado em conhecer os alimentos que você irá usar. pode ser encontrado em uma proporção maior

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O mais normal quando você pensa sobre esta substância é que eles vêm para a cabeça imagens de peixe azul, como anchovas, as sardinhas ou o atum, no entanto, estes não são os únicos produtos em que vamos encontrá-lo.

Portanto, em seguida, vamos dar-lhe uma lista completa de alimentos que o incluem na sua composição:

  • Pescados az uva : Sardinha, salmão, cavala, arenque, anchova, pregado ou bacalhau
  • Frutos do mar : Camarões, mexilhões, ostras, carangueijão …
  • Frutas e vegetais : Alface, morangos abacaxi, repolho, pepino, espinafre, soja …
  • Nozes : Amêndoas, nozes …

Você também deve saber que, como explicaremos a seguir, não é bom abusar de seu consumo, portanto, com tomar alguns destes alimentos um par de vezes por semana será mais do que suficiente para aproveitar todos os seus benefícios .

Portanto, não será necessário tomar qualquer tipo de suplemento Omega 3, não Seja o seu médico recomendar outra coisa.

Efeitos colaterais e recomendações

Como temos enfatizado ao longo deste artigo, Omega 3 tem um grande número de benefícios para a sua saúde, por isso, se você sofre de alguma das problemas descritos acima, ou apenas quer levar um [19459] 004] vida mais saudável não hesite em tomar alimentos ricos neste ácido graxo.

No entanto, não devemos esquecer que, quando se trata de tomar qualquer tipo de alimento, sempre que há uma precaução para não iniciar sofrer outros tipos de riscos

Não abuse do seu consumo

Não importa quão bom seja um tipo de alimento ou substância, se você abusar dele, pode até ser prejudicial, por esta razão, tenha em mente que embora Omega 3 é bom, também não é aconselhável passar ou tomar doses muito altas .

Para ter um ponto de referência sobre isso, você deve saber que a recomendação geral é não levar mais de 3 gramas de Ômega 3 por dia

Portanto, tente incluí-lo em sua dieta, mas sem cometer excessos ou sem introduzi-lo repentinamente em seus hábitos alimentares.

Possíveis efeitos colaterais

Como qualquer outro alimento ou substância, consumo de Ômega 3 pode apresentar alguns dos efeitos efeitos colaterais que nós dizemos a você abaixo:

  • Azia
  • Náusea ou tontura
  • Alergia
  • Gases

Como você vê, nenhum deles é algo sério, mas pode ser ser um pouco chato por isso, se sofrer algum destes problemas, não hesite em consultar o seu médico para lhe dizer o que deve fazer a seguir, pois se sofrer de uma erupção cutânea pode ser que o seu corpo não tolera bem este ácido gordo e tem de diminuir Sua dose ou mesmo eliminá-lo de sua dieta.

Sempre consulte o seu médico

Finalmente, tenha em mente que sempre, faça a mudança que você faz em seus hábitos ou em sua vida, você deve verificar Primeiro com o seu médico, porque mesmo algo tão inócuo quanto o Omega 3 pode estar em conflito com certos medicamentos.

Eles são profissionais que conhecem você e que podem lhe dizer perfeitamente se é uma boa idéia começar a tomar produtos ricos e n Omega 3 ou não, porque, embora seja totalmente inofensivo, você pode não se sentir bem em determinados momentos ou situações.

Além disso, você também poderá fazer um follow-up para poder controlar e evitar os possíveis efeitos colaterais que descrevemos anteriormente. Mesmo se você acha que é uma boa idéia, com sua ajuda você será capaz de elaborar uma dieta completa em que você inclui alimentos ricos em ômega 3 e que certamente irá ajudá-lo a levar uma vida muito mais saudável.

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