O grande conceito de MAC, além do famoso hambúrguer, refere-se a carboidratos acessíveis à microbiota. De fato, eles foram postulados como o principal alimento dos mesmos e diferentes investigações os relacionaram a uma maior diversidade microbiana e melhor saúde geral .

Quais são os grandes MAC?

Os grandes MAC ou carboidratos acessíveis à microbiota são polissacarídeos não digeríveis dos quais a microbiota se alimenta. A maioria deles responde à definição de fibra solúvel.

O termo "fibra" refere-se à parte de carboidratos que, sendo comestível, resiste aos processos de digestão e absorção. Assim, é capaz de atingir o intestino grosso intacto, onde sua microbiota terá a oportunidade de fermentá-lo .

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Infelizmente, nem todas as fibras são fermentáveis, ou seja, Nem tudo é acessível à microbiota. A referida propriedade, a da fermentabilidade, é atribuída apenas àquela fibra que é solúvel ou seja, que tem a capacidade de reter água, inchar e formar géis viscosos no intestino.

Fibra solúvel, além dos benefícios associados à sua fermentabilidade, é capaz de formar géis capazes de retardar a absorção de gorduras e açúcares.

Frutas e vegetais são a principal fonte dietética de fibras solúvel

Pelo contrário, a fibra insolúvel não pode ser fermentada ou pode ser muito lenta. No entanto, apesar de não ter essa propriedade, é igualmente benéfico por outras razões. Sua principal característica reside na capacidade de limpar o intestino removendo detritos de suas paredes.

Embora a fibra insolúvel não seja fermentável, ela é benéfica devido à sua capacidade de aumentar o volume das fezes e acelerar o trânsito. intestinal

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Por que os grandes MACs devem ser fermentáveis?

A fermentabilidade dos carboidratos é importante porque é a única maneira que a microbiota saudável tem acesso a eles e, portanto, é capaz de se nutrir. Sem ele, microorganismos benéficos não poderiam sobreviver e se multiplicar, e os patógenos se tornariam mais fortes.

Além disso, essa fermentação é um processo fundamental para a microbiota fabricar substâncias como ácidos graxos de cadeia curta , que exercem efeitos nutricionais, tróficos, metabólicos, imunológicos e anti-inflamatórios positivos.

Quais são os benefícios dos carboidratos acessíveis à microbiota?

Os benefícios do grande MAC são atribuíveis a uma microbiota saudável, destacando:

  • Benefícios intestinais . Os microorganismos saudáveis ​​são capazes de melhorar e estabilizar a integridade da barreira intestinal, bem como melhorar o trânsito pelo intestino.
  • Efeitos anti-inflamatórios . A microbiota é capaz de produzir substâncias com grande poder anti-inflamatório, mas o ácido butírico é especialmente importante. Deve-se lembrar que a inflamação celular crônica é o primeiro passo para a doença de Alzheimer, câncer, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce e obesidade, entre outros.
  • Efeitos tróficos . A fermentação do grande MAC é essencial para a microbiota para fornecer nutrientes como ácidos graxos de cadeia curta e vitaminas como K, B12, biotina e ácido fólico.
  • Propriedades imunomodulatórias . Uma microbiota saudável é capaz de estimular a resposta imune intestinal, melhorando a ação de alguns elementos da defesa natural do corpo, como: anticorpos IgA, macrófagos, células Natural Killer células T, interferon e interleucinas. Além disso, sintetiza componentes com ação antimicrobiana
  • Propriedades neuro-psiquiátricas . Uma microbiota intestinal saudável e um intestino pouco permeável são essenciais para uma boa saúde mental.
 Microbiota
Uma microbiota diversa e saudável é essencial para desfrutar de um estado de saúde adequado.

Quais alimentos são ricos in big MAC?

Dentro do grande MAC encontramos: amido resistente, betaglucanos, frutooligossacarídeos e inulina, mucilagem e pectina. Aqui estão os alimentos que os contêm:

  • Amido resistente . Pode ser encontrada principalmente no arroz, batata e aveia que foram cozidas e resfriadas. Além disso, está muito presente em: batata doce, castanha, ervilha, lentilha, banana masculina, banana imatura, trigo sarraceno e yuka.
  • Betaglucanos . Eles estão presentes em algas, aveia e cogumelos e, além de seu impacto na microbiota, destacam-se por sua incrível capacidade de modular o sistema imunológico.
  • Frutooligossacarídeos e inulina. Os alimentos mais ricos nesse tipo de fibra são: alho, cebola, aspargo e banana
  • Mucilagem . Eles são encontrados principalmente em ágar-ágar, Plantago ovata e sementes de chia, tomate e linho.
  • Pectina . Os alimentos ricos em pectina são: mirtilos, groselhas, limões, tangerinas, maçãs, marmelos, laranjas e uvas.

Celulose, hemicelulose, lignina ou farelo, todos presentes em grãos integrais, são fibras insolúveis e, portanto, eles não fazem parte do grande grupo MAC.

Em resumo, para manter uma microbiota saudável e, assim, desfrutar de um estado de bem-estar completo, precisamos não apenas ter uma quantidade e diversidade adequadas de microorganismos benéficos, mas devemos cuidar deles. Nisso, os grandes MAC são especialistas.

O grande MAC pode modular a composição e a função da microbiota afetando positivamente os diferentes componentes da saúde do hospedeiro.

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