Se o seu médico lhe disse que você tem colesterol alto você saberá que esse é um fator de risco para doenças cardiovasculares . E se você também fuma, está acima do peso e tem uma predisposição em seus genes, o perigo aumenta. Portanto, é essencial que você incorpore alguns hábitos que permitem reduzir a gordura corporal. Comece comendo de maneira saudável, pule gorduras saturadas de sua dieta e aumente o consumo de alimentos que ajudam a diminuir o colesterol.

Hábitos para diminuir o colesterol alto

Escolha gorduras saudáveis ​​

Uma dieta para reduzir o colesterol alto é dispensar gorduras saturadas ou trans e substituí-las por gorduras mono e poliinsaturadas . Em vez de comer manteiga, margarina ou gordura animal, opte por azeite, noz, girassol ou óleo de soja.

Coma nozes

Essas gorduras saudáveis ​​também são encontradas em muitas nozes, como nozes , avelãs, amêndoas e pistache. Esses alimentos podem reduzir o colesterol para 10 a 15 pontos e as nozes são especialmente benéficas, pois reduzem o endurecimento das artérias. A recomendação é consumir um punhado, cerca de 30 gramas, de nozes por dia.

Aveia de café da manhã

Aveia é um excelente alimento para começar o dia, porque fornece energia, melhora a digestão e reduz o colesterol . Embora existam muitos produtos industrializados que o contêm, como biscoitos de aveia, é melhor consumir aveia natural, com leite, iogurte, frutas, granola ou nozes.

Escolha o peixe certo

Alguns peixes contêm alta quantidades de Omega 3 e ajudam a reduzir o colesterol ruim. Basicamente, eles seriam: peixe azul (cavala, sardinha, salmão, peixe-espada, enguia), peixe magro (bacalhau, linguado, arenque) e peixe gordo (dourada, salmonete, dourada).

mais cenouras para suas saladas

As cenouras são ricas em beta-caroteno e ajudam a produzir vitamina A, que reduz o colesterol alto e aumenta o colesterol HDL e colesterol bom. Além disso, eles contêm grandes quantidades de fibra, o que limpa o intestino e melhora a digestão. O conselho médico é consumir cenouras cruas, para aproveitar todos os seus nutrientes.

Coma alho diariamente

O alho não apenas reduz o colesterol, mas também triglicerídeos. Para fazer isso, você deve consumi-lo cru e em jejum. Se você não conseguir digeri-lo bem ou não gostar, combine-o com uma fatia de pão e azeite ou opte por cápsulas de alho.

Faça 30 minutos de exercício por dia

O exercício é um bom hábito que melhora a saúde geral e também ajuda a diminuir o colesterol. Aqueles que praticam exercícios intensos podem baixar seus níveis de gordura muito rapidamente mas exercícios moderados também têm um efeito positivo para diminuir os níveis de colesterol LDL. A recomendação médica é praticar pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.

Se seu problema de saúde é colesterol alto, siga estas dicas e compartilhe com seus amigos que você pode se beneficiar deles. Comece hoje e reduza o risco de colesterol.

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