Aumento os níveis de testosterona, o alívio das cólicas menstruais e a melhora da função cerebral são apenas alguns dos benefícios potenciais do boro. Mostramos de que outras maneiras ele pode ajudar o corpo.

Última atualização: 26 de julho de 2021

O boro é conhecido por ser um produto químico elemento que é identificado com o símbolo B . No entanto, também é um oligoelemento, ou seja, um componente essencial para o corpo.

Está presente no meio ambiente e em alimentos como nozes, feijão e laranja. Além disso, há uma pequena quantidade na água. Em geral, o boro é usado para fortalecer o tecido ósseo, ajudar no tratamento da artrite e melhorar a função cerebral.

Por outro lado, não há uma dose recomendada de boro, mas sim um limite. na idade, sexo e condição física. Mostramos tudo o que você precisa saber sobre este elemento natural.

Usos e possíveis benefícios do boro

O uso do boro remonta a milhares de anos . No antigo Egito fazia parte do processo de mumificação, enquanto em Roma era usado na fabricação de vidro. Mesmo na Primeira e Segunda Guerra Mundial, destacou-se como conservante de alimentos.

1. Pode melhorar a função cerebral

O boro é considerado por muitos como alimento para o cérebro. Isso ocorre porque está relacionado à atenção aprimorada, memória de curto prazo e controle motor.

De acordo com um estudo publicado em Perspectivas de Saúde Ambiental aumentar a ingestão de boro pode estimular a atividade cerebral . Os resultados da pesquisa mostraram que os participantes que receberam uma dose mais alta deste mineral tiveram um melhor desempenho em testes cognitivos e psicomotores.



2. Fortalece os ossos

Há evidências científicas de que o boro pode melhorar a densidade óssea o que previne o aparecimento de doenças como a osteoporose. Da mesma forma, um estudo em roedores descobriu que os suplementos deste mineral aumentam a formação óssea e combatem a reabsorção óssea.

Em geral, os roedores que receberam os suplementos experimentaram um aumento na massa, espessura e volume dos ossos. O boro também pode melhorar a maneira como o corpo usa a vitamina D, um nutriente com papel fundamental no metabolismo do cálcio.

O boro pode ser um aliado na prevenção da osteoporose, por exemplo.

3. Pode ser um tratamento para a artrite

De acordo com uma pesquisa publicada em Environmental Health Perspectives as pessoas com baixos níveis de boro nos ossos e no líquido sinovial têm maior probabilidade de desenvolver artrite. Em contraste, os ossos de pacientes que tomam suplementos deste elemento são mais resistentes .

4. Aumenta os níveis de testosterona

De acordo com um estudo publicado em Medicina Integrativa tomar 6 miligramas de boro diariamente durante uma semana pode ter os seguintes efeitos:

  • Aumentar os níveis de testosterona em 25% livre, que isto é, aquele que não está ligado a proteínas.
  • Diminuir os níveis de estradiol pela metade . Embora os homens precisem de estrogênios, o estradiol elevado em homens está associado à redução da libido e à disfunção erétil.
  • Reduzir os marcadores de inflamação, como a interleucina e a proteína C reativa.

Da mesma forma, pesquisas publicadas em Journal of Trace Elements in Medicine and Biology mostrou que tomar 10 miligramas de boro diariamente durante uma semana aumentaria os níveis de testosterona e reduziria os níveis de estradiol.

Agora, o boro poderia também combater a disfunção erétil? Pode ser bem-sucedido, mas apenas se o distúrbio for causado por baixa testosterona e alto estradiol. No entanto, a recomendação é consultar um especialista antes de começar a tomar este mineral.

Fontes de boro e quantidade recomendada

Existem muitos alimentos que servem como fonte de boro . Entre os mais proeminentes estão os feijões, bagas, cerejas e nozes.

Também existem concentrações utilizáveis ​​do elemento em alcachofras, batata-doce, cebola, pêssego, pêra e uva. Frutas cítricas, como laranja, e bebidas como café, vinho e leite não pasteurizado, também têm.

Quanto à dose, saiba que embora o mais recomendado não tenha sido estabelecido, há um limite de miligramas que pode ser ingerido com base na idade e sexo. Nesta lista, você encontrará os valores máximos e seguros:

  • 1 a 3 anos : 3 miligramas diários.
  • 4 a 8 anos : 6 miligramas diários.
  • 9 a 13 anos : 11 miligramas diários.
  • 14 a 18 anos : 17 miligramas diários.
  • Adultos (19 a 50 anos) : 20 miligramas diários.
  • Mulheres grávidas e lactantes : 17 a 20 miligramas diários.
  • Homens com baixa testosterona ou disfunção erétil : 6 miligramas diários.
Alcachofras têm boas concentrações de boro, mas não são tão populares em dietas tradicionais.

Segurança e lado efeitos

Em geral, deve-se ter cuidado com o consumo de suplementos de boro . Em altas doses, pode ser difícil para os rins filtrarem, então eles se acumulam na corrente sanguínea com o aparecimento de efeitos colaterais:

  • Dor de cabeça.
  • Vômitos e diarreia.
  • Convulsões.
  • ] Alterações na pele cor

Além disso, pode ser prejudicial para pessoas com doença renal ou condições hormonais. La recomendación es consultar con un especialista antes de iniciar su consumo en forma de suplementos.



Boro: un elemento natural escaso, pero prometedor

Desde la antigüedad, el boro ha sido utilizado para la fabricación de cristal, cerámica e incluso fibra de vidro. Mas isto não é tudo. Graças ao seu potencial como mineral-traço, tem despertado o interesse de muitos e descobertas relacionadas aos seus possíveis efeitos na saúde foram feitas.

Aumentar os níveis de testosterona, aliviar a dor menstrual, melhorar a função cerebral, fortalecer os ossos e tratar a artrite são apenas algumas das maneiras pelas quais o boro poderia contribuir para o corpo. Embora seja considerado seguro, não existe uma dose diária recomendada por isso é aconselhável consultar um médico antes de começar a tomar suplementos do elemento.

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