Quando você lê sobre os nutrientes para a saúde óssea, os "suspeitos comuns" são cálcio, magnésio, vitamina D e talvez mais um ou dois. Mas, de fato, existem 20 nutrientes essenciais para a saúde dos ossos, e o fato de alguns deles serem necessários apenas em pequenas quantidades não os torna menos importantes. Tome boro um desses micronutrientes que geralmente são ignorados e que são tão importantes para a saúde óssea ideal.

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boro nutrientes essenciais para os ossos

Se você nunca ouviu falar dos benefícios para a saúde dos ossos de boro não está sozinho; No entanto, a ciência sabe há décadas que tem um grande impacto na maneira como usamos alguns desses principais macronutrientes ósseos. Ele atua como um "reforço" para vários dos construtores ósseos mais importantes.

O cálcio e o magnésio, por exemplo, são fortemente afetados pela presença ou ausência de boro. Com muito pouco boro, a excreção de cálcio aumenta e a absorção de magnésio diminui o que é muito ruim para os ossos. No entanto, ele garante níveis adequados de boro e esses problemas são revertidos rapidamente.

Em um estudo, a suplementação com 3 mg / dia de boro reduziu a perda de cálcio em 44% em mulheres com magnésio adequado em menos de um mês.

Em mulheres com baixo teor de magnésio, a perda de cálcio foi reduzida pela metade, mas teria sido interessante ver como isso mudou ao longo de um período superior aos 28 dias de

Então, e quanto a esse outro nutriente crítico para o desenvolvimento ósseo, a vitamina D? Se você adivinhou que o boro também ajuda a manter os níveis de vitamina D. você acertou.

Ajuda o corpo a fazer um uso mais eficaz da vitamina D, agindo como um estabilizador para esse nutriente efêmero. A mesma dose usada nos estudos de cálcio e magnésio produziu um aumento de 39% na vitamina D em aproximadamente 2 meses em indivíduos com deficiência de boro.

Poderíamos continuar falando sobre todos os benefícios que esse mineral oferece não apenas para ossos, mas também para equilíbrio hormonal, saúde cerebral e atividade anti-inflamatória.

Mas entendemos a idéia: o boro é algo que precisamos. E se você também está pensando que é algo que a dieta média não oferece o suficiente, bem, você também está certo nessa pontuação.

O consumo muito comum de frutas e legumes resulta em uma baixa ingestão de boro de cerca de 1 mg por dia apenas nos EUA No entanto, muitos estudos sobre saúde humana mostram que os benefícios do boro são vistos em uma dose maior ou igual a 3 mg / dia [19459004[[19659014[Oquedeveenãodeveserfeitocomboronadieta

Como muitos outros nutrientes essenciais, a chave para obter o suficiente desse mineral em sua dieta é comer uma variedade de frutas frescas e integrais, legumes e nozes. Abacates, damascos, castanhas de caju, amêndoas, tâmaras, amendoins, ameixas, passas, lentilhas e avelãs são alguns exemplos de alimentos ricos em boro e estão entre as melhores fontes de boro na dieta.

Para aqueles de nós que Lutamos contra condições que limitam seu acesso a alimentos ricos em boro, por exemplo, uma alergia a nozes foi demonstrada que a suplementação com 3 mg / dia de boro é segura e eficaz .

Se houver Um "definitivamente não" é o seguinte: não recorra ao ácido bórico ou ao bórax para suplementação alimentar. Nem todo boro é criado da mesma maneira.

Nos alimentos, o boro é encontrado como boratos (várias combinações de boro com oxigênio), que geralmente são inertes e inofensivos, mas algumas mídias on-line defendem o uso de formas encontradas em pesticidas e produtos de limpeza: ácido bórico (H3BO3) e sais de borato de sódio, como tetraborato de sódio (bórax).

O ácido bórico e o bórax são produtos químicos cáusticos. A exposição pode irritar os olhos, a pele e as mucosas do nariz e da boca, mas consumi-los pode prejudicá-lo ou matá-lo.

É ilegal usar ambos como aditivo em alimentos por esse motivo, e há relatos na literatura médica de envenenamentos graves causados ​​pelo consumo de apenas 21 gramas de ácido bórico (o menos tóxico dos dois).

As alegações on-line sobre "benefícios para a saúde do bórax" são baseadas em um entendimento insuficiente da pesquisa Em andamento, se essas moléculas contendo boro podem ser usadas para matar células cancerígenas ou micróbios patogênicos, mas isso não significa que essas substâncias sejam seguras para comer.

Portanto, fortaleça seus ossos com uma porção extra de guacamole ou manteiga de amendoim, e deixe o bórax na lavanderia.

Bibliografia

  1. Price, CT, Langford, JR e Liporace, FA (2012). Nutrientes essenciais para a saúde óssea e uma revisão de sua disponibilidade na dieta média norte-americana. O jornal de ortopedia aberta 6 143-149. doi: 10.2174 / 1874325001206010143
  2. Pizzorno L. (2015). Nada chato sobre o boro. Medicina integrativa (Encinitas, Califórnia) 14 (4), 35-48.

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