Diz-se que o desjejum é a refeição mais importante do dia e, embora este tópico precise de algumas nuances, é verdade que depois de muitas horas de descanso precisamos, principalmente, que seja equilibrado e contribuir com os nutrientes de que nosso corpo necessita para ter um bom desempenho físico e intelectual. Pequenos-almoços à base de vegetais, cheios de cor, são uma boa forma de iluminar as nossas manhãs e começar o dia com boas energias.

Também deve conter líquidos, para manter a hidratação adequada do corpo e repor aqueles que podemos ter perdido durante a noite.
Começamos bem. E para dar-lhe a importância que merece, e evitar que alguém a salte, tentaremos tornar esta primeira refeição do dia atrativa e saborosa, além de completa e nutritiva.

Um nutritivo e delicioso desjejum de vegetais

Um café da manhã 100% vegetal bem balanceado fornece muitos mais nutrientes e de melhor qualidade do que o café da manhã tradicional, baseado em produtos e bebidas refinados, como café ou chá preto. Nesta primeira refeição do dia devemos incluir:

  • Vitaminas e minerais. Frutas e vegetais frescos nos darão uma boa dose
  • Gorduras saudáveis. Podemos obtê-los do abacate, óleos de extração a frio ou de nozes e sementes
  • Proteínas. Também é essencial adicionar uma parte da proteína, que também encontraremos nas nozes, em algumas sementes consideradas superalimentos (chia ou cânhamo), ou em preparações salgadas como homus, alguma preparação com tofu ou em qualquer leguminosa cozida
  • Carboidratos. Interessa-nos os de assimilação lenta, o que nos deixará saciados por mais tempo, pois vão liberando energia aos poucos. Será fornecido por grãos inteiros que devemos embeber ou cozinhar. Também podemos incluir alguma elaboração feita com sua farinha.
  • Um plus de fibra. Todos estes ingredientes também têm alto teor de fibras, um componente essencial para um café da manhã completo e muito saudável.

Café da manhã para todos os gostos

Existem milhares de combinações para preparar um café da manhã com ingredientes vegetais que sejam nutritivos, delicioso e que nos penetra pelos olhos. Opções leves e muito nutritivas são as tigelas de smoothie ou shakes de colher, feitos de frutas e vegetais. Também pudins de chia e aveia embebidos à noite.

Para enfrentar o frio podemos preparar deliciosos mingaus ou mingaus com flocos ou grãos inteiros.

Os amantes de salgados também têm opções saudáveis: torradas com abacate, mexido com tofu, sanduíches recheados de verduras, homus …

Para quem gosta de doces ou para os dias em que queremos nos mimar, podemos preparar waffles, panquecas, biscoitos , ou cupcakes. Existem deliciosas versões integrais enriquecidas com vegetais e vegetais que proporcionam uma agradável doçura natural.

  • Isa Gil, formada em dietética naturopática e oriental, é a autora do livro Cozinha Delicias (Ed. Macro), ao qual pertencem as receitas deste artigo.

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