O outono avança inexoravelmente e nos coloca às portas do inverno que começam no final do mês. A paisagem no pomar é transformada pouco a pouco, sem renunciar ainda a maioria das frutas e verduras típicas da estação do Outono

Por esta altura as rainhas já são as laranjas que começam a fique mais doce e ajude nossas defesas com sua riqueza de vitamina C e outros compostos antioxidantes.

Os legumes de inverno consolidam e pavimentam o caminho para entrarmos em uma cozinha mais lenta e nutritiva do que nos fornecer calor interno. Por sua vez, o frio convida você a passar mais horas em casa e dedicar aos fogões o tempo que eles merecem

 O fogão lento ajuda você a melhor combater o frio

Na mudança de estação não perca tará n nem abóboras nem batata-doce . Eles são vegetais concentrados que confortam, nutrem e fornecem substâncias que são essenciais para o cuidado das membranas mucosas, mais vulneráveis ​​neste momento.

E você encontrará todos os tipos de raízes e outros tubérculos com toda a energia que terá ido Concentrando-se no subsolo

Embora seja verdade que o corpo vai pedir mais pratos quentes, você não precisa desistir completamente de pratos como saladas, onde você sempre pode combinar vegetais crus e cozidos ou quentes ] De fato, incluir alimentos crus no cardápio, mesmo em pequenas quantidades, ajuda a obter melhores doses de minerais e vitaminas.

Com a

alface d e inverno como a escarola, a endibias ou os cânones, as possibilidades são infinitas. Eles se casam maravilhosamente com vegetais como cenoura e erva-doce, ou com frutas como maçãs, peras ou uvas.

 3 saladas de inverno para comer bem durante os meses frios

E para aqueles que acham difícil abandonar o tomate, cuja temporada foi há muito tempo, vem uma variedade de inverno que também é excelente: o tomate raf .

12 frutas e legumes da estação: adicione-os ao seu cardápio!

Consumindo alimentos sazonais, garantimos que eles estão no seu melhor e que seu cultivo não foi forçado, o que provavelmente terá usado menos pesticidas para obtê-los e nos fornecerá maior concentração de nutrientes .

 Comer alimentos fora da estação pode engordar

Nesta estação, quando o outono dá lugar No inverno, essa concentração nutritiva é essencial para o nosso organismo. Esta seleção inclui algumas das frutas e vegetais encontrados neste momento em sua melhor forma

. Alface de folha de carvalho, com antocianinas

As folhas de ondulação e violeta desta alface de inverno, muito decorativa em saladas, são mais doces
e carnuda do que as de outras variedades.

A cor violeta é dada por antocianinas, alguns pigmentos de ação antioxidante.

Como outras variedades de alface a folha de carvalho não é apenas muito é considerada remineralizante, devido à sua contribuição variada de minerais em pequenas quantidades.

Também constitui uma boa fonte de vitaminas : principalmente provitamina A, ácido fólico e vitaminas C e K.

adequado para compor saladas criativas com frutas e nozes. Alinhe com vinagretes densas, por exemplo mel ou mostarda, e faça melhor no último momento.

 Macarrão pepino com sementes, milho e guacamole

2. Supervitamina de espinafre

Em poucos vegetais estão concentrados tantos minerais e vitaminas como em espinafre tão saboroso cru na salada como cozido al dente, com seu sabor e nutrientes intactos.

campeão em ácido fólico : uma porção de 250 gramas cobre metade das necessidades diárias. E para
sua riqueza em ferro (4,1 mg / 100 g) é indicada contra a anemia.

As três vitaminas antioxidantes são abundantes: 250 gramas fornecem todas as vitaminas A e C necessárias por dia e 35% de vitamina E.

Considera-se remineralizing para a variedade e quantidade de minerais que fornece: além de ferro, é rico em
potássio, cálcio, fósforo, magnésio e flúor

 Salada de endívia e tangerinas

3. Abacaxi rico em enzimas digestivas

A polpa suculenta e aromática desta fruta tropical é muito adequada para acompanhar as copiosas refeições do inverno. Ser rico em bromelaína uma enzima que ajuda a quebrar proteínas, facilita a digestão, reduz a sensação de constrangimento e evita gases.

O abacaxi contém bromelaína, uma enzima que facilita a digestão de outros alimentos

É considerado depurativo e muito leve, bem como uma excelente fonte de vitamina C : uma porção de 200 gramas contribui com dois terços do que é necessário por dia.

Cozinhe ou assada acentua seu sabor entre doces e azedos, embora suas enzimas só sejam aproveitadas se forem ingeridas naturalmente e bem amadurecidas.

O abacaxi é geralmente importado de diferentes países tropicais de acordo com o tempo do ano para tê-lo sempre disponível, mas também é cultivada nas Ilhas Canárias e, em menor grau, na costa da Andaluzia.

 Os alimentos têm enzimas

4 Laranja para as suas defesas

A época para laranjas começa quando a sua vitamina C melhora para o sistema imunitário. Uma das primeiras variedades a chegar é umbigo, conhecido por seu cálice pronunciado ( umbigo significa "umbigo" em inglês). Mais tarde, outros virão, para que possamos desfrutar desta fruta até a primavera

Uma laranja de tamanho médio por si só fornece toda a vitamina C necessária por dia . Também fornece ácido
ácido fólico e vitamina B1

Se você come todo, e não no suco, sua fibra é usada, na qual seus flavonóides estão concentrados. Esses antioxidantes reforçam a proteção da vitamina C.

 Salada de arroz vermelho com espinafre e laranja

5. Endívias muito digestivas

Elas são cultivadas no abrigo da luz, deixando as pontas sobressaírem: daí elas adquirem um tom esverdeado e o tronco é branco.

As folhas tenras deste vegetal de inverno De origem belga, são tão leves como alface e seu sabor amargo leve, além de dar um toque requintado, facilita a digestão.

Em vitaminas são muito ricas: com apenas um par de pequenos botões (cerca de 100 gramas) você obtém o 20% da vitamina A que é necessária diariamente e 15% de ácido fólico e vitamina C.

O mais comum é apreciá-los em salada, mas eles também são deliciosos passado por a panela ou o forno

 Endives assados ​​com pistache

6. Tomate raf, toda doçura

Aqueles que acreditam que os tomates não têm mais gosto de tomates têm a ocasião, entre dezembro e abril de apreciar uma variedade que os faça mudar de ideia.

nas planícies de Almería, em particular na área de La Cañada-Níjar o tomate raf tem uma doçura requintada que lhe valeu o nome de tomate "pata negra". A maior salinidade da água e do solo faz com que a planta absorva mais açúcares.

Como outros tomates, ela é muito rica em vitaminas antioxidantes : uma porção de 200 gramas fornece 80% de vitamina C que é necessário diariamente, 30% do A e 13% do E.

Ao poder antioxidante de suas vitaminas é adicionado o de licopeno um pigmento vermelho associado a um menor risco de sofrer Câncer de cólon

O raf autêntico achatado e sulcado, desdobra todo o seu sabor no momento da maturação, quando na sua pele predominantemente vermelha, mas ainda verde acima. Basta salgá-lo e vesti-lo com um bom azeite virgem

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Gengibre contra indigestão e resfriados

Esta raiz asiática aromática tem esse nome em sânscrito singabera que significa "com a forma de um chifre". Sua aparência abaulada e ramificada pode lembrar, de fato, os chifres de um cervo, mas uma vez descascados descobre uma polpa muito medicinal e suculenta.

O gengibre é, em primeiro lugar, um ótimo digestivo, útil para aliviar gases, indigestão e tontura .

Devido ao seu efeito calórico, também ajuda a combater os resfriados e seus compostos antiinflamatórios gingerols, fazem dele um bom aliado contra dores musculares e articulares.

Está ficando mais fácil encontrá-lo fresco e agora é um bom momento para fazê-lo; você pode ralar na salada, incluí-lo em sopas, ensopados e massas de pastelaria ou preparar uma infusão picante muito reconfortante no inverno

.

Outras maneiras saborosas e saudáveis ​​de tomá-lo são confit, em infusão, em conserva ou no suco, obtido com um extrator de suco imprensa fria .

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] 8 Cânones cheios de nutrientes

Essas folhas selvagens eram apreciadas pelos monges renascentistas, que os cultivavam nos mosteiros, e talvez seja de onde vem o nome de "grama dos cânones" . O certo é que eles escolheram com critério: com seu sabor algo doce e cozido, eles constituem uma iguaria frugal mas muito nutritiva.

Os cânones não contribuem apenas com potássio, ferro e iodo, mas são ricos em vitaminas especialmente os antioxidantes: 150 gramas fornecem toda a vitamina A que é necessária por dia, 95% do C e 8% do E.

Enriqueça saladas, smoothies e sanduíches ] embora possam ser usados ​​de muitas outras formas criativas

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9. Cardo para cuidar da microbiota e do fígado

Com um alho picado e amêndoas este vegetal relacionado à alcachofra oferece um prato saboroso e reconfortante nos meses de inverno.

Cardo era considerado uma iguaria e em algumas regiões espanholas é costume servir no dia de Natal.

Embora forneça potássio, cálcio e ferro, é considerado basicamente depurativo. Como a alcachofra possui inulina uma fibra solúvel de efeito prebiótico, e cinarina que confere propriedades diuréticas e hepatoprotetoras.

Para prepará-lo, tanto as folhas como as partes são removidas duro e os filamentos do caule, corte as pencas e deixe ferver bem até amolecer

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10. Nabo, o parente inexplorado dos repolhos

Este tubérculo humilde foi relegado ao fundo em nossa cozinha após a chegada da batata da América. Hoje é usado basicamente para saborear sopas e caldos mas sua baixa ingestão calórica e seu poder nutricional nos convidam a reivindicar suas possibilidades.

Como as couves, com as quais estão relacionadas, os nabos fornecem ] compostos de enxofre com ação antioxidante . Eles também contêm vários minerais, especialmente potássio. E, se eles não são cozidos demais, eles também são uma boa fonte de vitamina C e ácido fólico.

Gratinado, em purês, com cuscuz, em arroz ou ensopado de legumes por exemplo, eles são muito apetitosos enquanto enriquecendo a dieta

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11. Couve-flor protetora

A reputação de couve-flor saudável é bem merecida. Não apenas é leve, mas, como outros tipos de repolho, contém compostos de enxofre que contribuem para prevenir câncer de pulmão estômago e cólon.

Em vitaminas, por outro lado, não é insuficiente: uma porção de 200 gramas fornece toda a vitamina C que é necessária por dia, 25% de ácido fólico e 20% de vitaminas B5 e B6, embora para fazer o melhor uso desses nutrientes é conveniente não cozinhá-lo em excesso .

Também é delicioso cru, por exemplo em uma salada com um vinagrete suave e cominho . Além disso, temperado desta forma, é menos flatulento

 Trigo mourisco com couve-flor azuki e wok

12. Alho-poró, um aliado de suas defesas no inverno

No inverno, os alhos-porros são mais grossos e saborosos . Portanto, não é de surpreender que eles sejam muito usados ​​para dar um toque de sabor suave mas delicioso a caldos e ensopados.

Assim como a cebola e o alho, seus parentes próximos, possuem compostos de enxofre que reforçam a imunidade ] e melhorar a circulação. Além disso, é considerado laxante, diurético e muito digestivo.

Se não for cozida em excesso, também fornece boas doses de ácido fólico e outras vitaminas como C e E.

 Creme aromatizado pumpkin

Dezembro também é um bom mês para …

Durante o outono e o inverno muitas raízes são coletadas, tanto para cozinhar quanto para uso medicinal. Agora é um bom momento para coletar, por exemplo, raiz de alcaçuz.