O cultivo de cañihua e pseudocereal andino relacionado à quinoa é muito rústico, é realizado em níveis muito altos e resiste a alta radiação solar, secas, geadas e inundações, pelo que é considerado resiliente às mudanças climáticas e garante segurança alimentar na região.

As duras condições sob as quais essa semente foi cultivada fizeram a planta ser protegido com múltiplos flavonóides e fenóis antioxidantes que conferem inúmeras propriedades funcionais. Esses valores nutricionais extraordinários motivaram o interesse de organizações internacionais como FAO e NASA.

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Um pseudocereal nutritivo com muitas propriedades

Existem mais de trezentas variedades, embora as mais conhecidas sejam amarelas, cinza e marrons. O cañihua parda é o mais nutritivo e o mais comercializado. Sua cor lembra o café cru.

Pode ser encontrado em grãos e farinha torrada da maneira como é tradicional adicioná-lo aos leites do café da manhã, por seu sabor doce e sua textura crocante.

os nutrientes fornecidos por cañihua são:

  • 65% de carboidratos .
  • 19% de proteínas de alto valor biológico (4 % mais que a quinoa.
  • 7% de g rasas (ômega-6 monoinsaturado e poliinsaturado em partes iguais, com uma pequena proporção de ômega-3).

Graças à sua alta O conteúdo de fibras tem um índice glicêmico reduzido, portanto é adequado para pessoas com diabetes.

Devido à sua riqueza nutricional, é adequado consumir em qualquer fase da vida e um bom complemento em dietas veganas para atletas e mulheres grávidas ou lactantes. [19659003] Artigo relacionado

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1. Cañihua tem glúten?

Não é adequadamente um cereal e não contém glúten . Portanto, é adequado para pessoas com doença celíaca ou intolerâncias. Também é muito apropriado introduzi-lo na dieta complementar de bebês bem como em idosos ou com digestão delicada .

É uma fonte perfeita de carboidratos complexos para fazer bolos ou biscoitos.

2. Suas proteínas são de qualidade?

Com uma porcentagem de 18% de proteína o cañihua excede e dobra o da maioria dos cereais, mas também é rico em aminoácidos escassos em outros grãos, como lisina e treonina, além de em metionina e cistina, que não possuem leguminosas.

Sua composição equilibrada de aminoácidos essenciais, semelhante à caseína, possibilita o enriquecimento da dieta com proteínas de alto valor biológico.

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Não, nem todas as proteínas vegetais estão incompletas

3. Cañihua é uma boa fonte de cálcio

É uma ótima fonte de cálcio, com entre 110 e 170 mg por 100 gramas, dependendo da variedade.

Para piorar as coisas, cálcio na Cañihua está em equilíbrio, com quantidades adequadas de fósforo e magnésio . Isso o torna ideal para promover a formação óssea na infância e adolescência, atrasar a osteoporose e evitar dores musculares e cãibras na menopausa.

4. Contribuição de outros minerais

Sim, fornece até 15 mg de ferro facilmente absorvido por 100 gramas de sementes.

Isso o torna um antianêmico útil em estados de deficiência ou de convalescença. E ideal na dieta da gravidez e como suporte na menstruação.

Sua riqueza em fósforo também ajuda a agilidade mental e sua contribuição em zinco, cobre e manganês regula o sistema imunológico.

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5. Possui propriedades antioxidantes?

Sua riqueza em enzimas de vitamina E flavonóides e fenóis protege contra a deterioração celular e atrasa o envelhecimento .

Possui propriedades antitumoral, antibacteriano, antifúngico, antiparasitário e preventivo de doenças degenerativas, como câncer ou Alzheimer .

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6. Que efeitos isso tem no humor?

É um bom aliado para melhorar o humor. Isso se deve ao seu alto conteúdo de triptofano e fenilamina, precursores de aminoácidos psicoativos dos neurotransmissores serotonina e melatonina que favorecem a serenidade e previnem a depressão e a insônia.

Seus 0,6 mg de vitaminas B1 e B2 também ajudam a estabilizar o sistema nervoso e facilitam a liberação de energia.

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7. Por que isso é bom para o coração?

Pode exercer um efeito preventivo. Betaglucanos e fibras ajudam a baixar os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue .

Seus ácidos graxos insaturados, vitamina E e agentes antioxidantes fluidizam o sangue e impedem a hipertensão e a formação de placas de ateroma.

8. Isso realmente ajuda nossos intestinos?

Possui mais de 10% de fibra solúvel e insolúvel e favorece o tráfego. Sua concentração de quercitina ajuda a restaurar a microbiota intestinal e regenera a parede do sistema digestivo.

Você pode tomá-lo como um laxante suave : ferva duas colheres de sopa de cânhamo em meio litro de água e gengibre e beba durante o dia

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9. Preparação de cañihua

Não é necessário embebê-lo ou enxaguar com água: o grão é cozido por 20 minutos junto com legumes ou legumes.

Também costuma ser torrado em fogo baixo e moer o grãos para obter uma farinha que enriquece smoothies, mueslis e purés. Seu sabor é macio e doce, e sua textura é crocante.

10. Qual é a apresentação mais nutritiva?

De acordo com os dados oficiais da composição nutricional, o cañihua marrom tem proporções significativamente mais altas de minerais (15 mg de ferro em 100 g e 171 mg de cálcio) e vitaminas (especialmente B2 e B3) , em comparação com as variedades cinza e amarelo.

    
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