Os carboidratos no jantar não são um problema . É um mito pensar que, ao fazê-lo, estaremos definitivamente fadados a ganhar peso. O efeito será o mesmo se consumirmos carboidratos no café da manhã, almoço ou jantar, pois o resultado depende de vários fatores. O mais importante é saber quão completa é a nossa reserva de energia. Isso se refere basicamente à atividade física que desenvolvemos ao longo do dia.

Carboidratos no jantar

Tradicionalmente, acreditava-se que, se não gastarmos energia dormindo, os carboidratos que consumimos no jantar serão Eles se transformarão em acúmulos de gordura. Era melhor fazê-lo durante o dia, porque o trabalho diário tornaria mais fácil o uso dessa energia.

Atualmente, foi demonstrado que essa é uma crença falsa. Tudo está resumido em quão cheios estão nossos estoques de glicogênio muscular e hepático . Se estiverem vazios, os carboidratos que ingerimos à noite irão diretamente para completá-los, assim como fariam se os comemos de manhã ou ao meio-dia. É necessário deixar claro que a primeira coisa que um carboidrato faz quando entra no corpo é ir diretamente para essas reservas.

Mas se os estoques de glicogênio estiverem cheios, então o carboidrato se acumulará na forma de gordura do organismo. glicose . Basicamente, ele tenta não exceder a quantidade de calorias necessárias no dia.

Quantidade de reservas de carboidratos

Carboidratos fornecem 4 quilocalorias por grama, assim como proteína. O fato de consumi-los a qualquer hora do dia não faz diferença. O importante é a quantidade de reservas que temos e a quantidade de alimentos que vamos comer . Se os estoques de glicogênio estiverem cheios e excedermos a ingestão de carboidratos, armazenaremos esse excesso de gordura independentemente do tempo.

O importante, em qualquer caso, é ingerir carboidratos de qualidade à noite. Não é o mesmo que desfrutar de um bom prato de cereais integrais, tubérculos, legumes ou frutas, do que empanadas fritas ou pizza.

Outro aspecto a ser considerado é a atividade hormonal, . regulado pelo ritmo circadiano . Por esse motivo, não temos o mesmo desejo de comer durante o dia do que à noite. A resposta a esses nutrientes também não é a mesma.

O mesmo vale para a insulina . Sua atividade é maior durante o dia, quando extrai carboidratos mais rapidamente da corrente sanguínea. À noite, essa atividade diminui. No entanto, foi demonstrado que as pessoas que comem carboidratos à noite no dia seguinte mantêm sua sensação de saciedade e aumentam seu gasto energético. Novamente, tudo está ligado ao nível de nossas reservas de energia.

Os carboidratos no jantar não são prejudiciais . Vai depender da sua atividade física diária e da quantidade que você come. Para que você possa apreciá-los sem remorso.

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