Inconveniências no joelho são muito comuns quando fazemos jogging. Neste post, apresentamos as causas e exercícios recomendados para evitar dores no joelho ao correr.

Causas de dor no joelho ao correr e exercícios recomendados

Última atualização: 18 de janeiro de 2022

Correr é um dos exercícios mais recomendado para manter a forma e melhorar a saúde. Além disso, é uma atividade ao alcance de todos, pois requer equipamentos básicos e podemos realizá-la no local que escolhermos. No entanto, devemos estar vigilantes se a dor no joelho aparecer ao correrespecialmente se formos iniciantes.

A dor no joelho é uma das queixas mais comuns e pode se manifestar por várias causas , como, por exemplo, corporais, devido ao equipamento deficiente ou ao terreno escolhido. De qualquer forma, o fato de fazer a atividade não necessariamente causará desconforto, mas é bom levar em conta algumas dicas para ir correr de forma saudável e minimizar os riscos . dor ao correr

A falta de preparação ou a má escolha da estrada são duas causas de dor no joelho ao correr.

Correr em si não causa lesões, mas diferentes fatores podem causar desconforto quando nos exercitamos. Em geral, é causado pelo desalinhamento da patela com o fêmur quando fazemos o movimento dessa articulação.

Um estudo mostrou que, no caso de atletas, a maioria dos as lesões ocorrem nas extremidades inferiores e mais da metade delas ocorrem na articulação do joelho. Vejamos quais são as principais causas de dor no joelho ao correr:

Músculos fracos

É importantetrabalhar os músculos das pernas para suportar a demanda a que vamos nos submeter. Não se trata apenas da intensidade do treino, mas também das mudanças que a superfície do local apresenta e dos rumos que vamos tomar. Tudo isso pode ter repercussões negativas.

Se não formos fortes o suficiente, nossas articulações podem ser afetadas e gerar dores no joelho. Exercícios de alongamento também são importantes. Finalmente, devemos levar em conta nossas possibilidades e progredir pouco a pouco, já que o esforço excessivo também aumenta o risco de lesões. com a postura correta, é possível que coloquemos mais pressão em certas articulações . Isso, a longo prazo, pode causar dor no joelho. Aqui estão algumas dicas para melhorar sua técnica de corrida:

  • Mantenha o corpo ereto.
  • Evite inclinar o tronco para a frente.
  • Eleve bem os pés.
  • Evite deixar os joelhos irem para dentro.
  • Acompanhar as passadas. com movimentos do braço.

Excesso de peso e dor no joelho ao correr

Se sofremos de obesidade, o risco de lesão aumenta, pois aumenta a carga nos joelhos, tornozelos e quadris. No entanto, fazer jogging também é uma boa opção para queimar calorias e perder peso.

Neste caso, é importante fazer um check-up médico prévio para determinar se estamos em condições de realizar o exercício. Recomenda-se optar por terrenos macios e começar com treinos leves . Da mesma forma, é importante realizar uma alimentação saudável para complementar a atividade.

Calçados inadequados

Tênis são essenciais para evitar lesões durante a corrida. O calçado deve ser confortável, estar bem ajustado ao nosso pé e ter o amortecimento necessário . Também devemos tentar trocá-lo quando percebermos que está com algum desgaste.

Alguns calçados que não atendem às necessidades para realizar a atividade aumentam o risco de dores no joelho e até em outras partes do corpo, como os quadris. [19659034]Tipo de terreno

A superfície também desempenha um papel importante. Tenha em mente que o terreno não costuma ser plano e, na maioria dos casos, nem mesmo. Isso significa que a carga cai mais em uma perna do que na outra, o que pode causar dor. Recomenda-se que ao repetir o circuito o façamos ao contrário para distribuir melhor as cargas em cada perna. evitar lesões, os exercícios devem ter como alvo a área dos músculos que controlam os movimentos da patela, um osso fundamental na hora de dobrar e endireitar a perna; e o fêmur, o osso da coxa que conecta as articulações do joelho com as articulações do quadril.

Em geral, é importante fortalecer os quadríceps e glúteos. Além disso, devemos levar em conta a área média e lombar. Estes são alguns exercícios recomendados para evitar dores no joelho ao correr:

  • Extensão de quadríceps: Pode ser feito em uma máquina na academia. Trata-se de estender as pernas e dobrar os joelhos para completar um movimento em que os quadríceps serão os que carregarão o peso. As costas devem estar sempre retas e as pernas não devem estar completamente esticadas. Uma opção para trabalhar o quadríceps em casa é fazer o agachamento clássico. A postura corporal deve estar em 90 graus. As mãos podem ser colocadas na cintura para obter maior equilíbrio. É bom praticar a técnica antes de realizar o exercício, pois no início não é tão fácil!
  • Extensão do quadril: É feito com um elástico. Paramos na frente de um poste, amarramos uma extremidade da faixa e prendemos um pé no outro lado. O exercício consiste em trazer a perna amarrada para trás e movê-la o mais longe possível, estendendo o quadril. Depois de completar a série, ela é repetida com a outra perna. Devemos lembrar que o tronco deve permanecer reto e podemos nos ajudar segurando o poste com as duas mãos.
  • Abdução do quadril: A posição inicial é como em extensão. Corpo reto, uma perna para apoio e a outra amarrada no elástico. Neste caso, o movimento da perna será para o lado. Tentaremos levantar a perna o máximo possível e devolvê-la com um movimento contínuo, mas controlado. Uma vez que completamos as repetições, trocamos de perna.
  • Elevador de quadril: É feito deitado de costas. Devemos manter os braços esticados ao lado do corpo. Uma perna é esticada em linha reta com o tronco e a outra deve estar flexionada, com o pé bem colocado no chão para realizar um movimento de flexão e estender o quadril para cima. Quando descemos, devemos evitar que o quadril toque o solo.
  • Fechar e abrir os joelhos: Aqui também faremos a atividade deitado de bruços. Um elástico é colocado ao redor dos joelhos, as pernas são flexionadas e os pés devem estar bem apoiados no chão. Você tem que levantar os quadris e, nessa posição, começar abrindo e fechando os joelhos até completar uma série.


Saia de casa e mexa-se!

Correr tem vários benefícios e, com o tempo, Isso nos ajudará a nos sentirmos melhor e descansarmos melhor. Mas, para aproveitá-la e tirar o máximo proveito dela, devemos fazê-lo da maneira certa, prestar atenção ao nosso corpo, usar os sapatos certos e não subestimar o terreno ou nossas possibilidades.

Além disso, é uma boa opção usar alguns acessórios como bandagens nos pés, palmilhas ou joelheiras. Em caso de dor, temos que abandonar a atividade e consultar um médico. Agora sim, saia de casa e mexa-se!

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