Os desequilíbrios do açúcar no sangue são muito comuns na sociedade de hoje. Tanto o nível alto como o baixo nível de açúcar no sangue podem ter efeitos negativos no corpo humano. Muitas pessoas percebem que a hiperglicemia é um estado prejudicial que pode levar ao desenvolvimento de diabetes e obesidade ao longo do tempo. O que não é falado o suficiente, entretanto, é a hipoglicemia e por que é necessário evitá-la.

Neste artigo vamos analisar o que é hipoglicemia, as causas e os sintomas comuns, juntamente com as coisas que você pode fazer para melhorá-lo. Se você freqüentemente se sentir repentinamente com fome ou tiver uma queda de energia drástica durante o dia, a hipoglicemia provavelmente estará presente.

O que é hipoglicemia?

A hipoglicemia é quando o nível de açúcar no sangue cai abaixo do limiar normal para o corpo. Isso é tipicamente menor que 70 mg / dL para a maioria das pessoas. Este estado é comumente alcançado de três maneiras:

  1. Muitos carboidratos de rápida digestão são consumidos por refeição, o que causa um grande aumento na insulina que reduz rapidamente o açúcar no sangue
  2. Você queima seus depósitos de açúcar e o corpo não está adaptado para usar gordura como fonte de energia alternativa.
  3. Em pacientes diabéticos, foi administrada muita insulina após uma refeição.

Quando o açúcar no sangue cai tão baixo, o corpo entra em estado de pânico que pode causar muitos sintomas diferentes.

Quais são os sintomas de hipoglicemia?

Quando o açúcar no sangue cai abaixo do Limiar do corpo, várias coisas acontecem. Imediatamente haverá um pico no cortisol. O cortisol cumpre a função de liberar o açúcar armazenado do fígado para aumentar temporariamente o açúcar no sangue. Em tempos de estresse, isso serve para fornecer uma fonte imediata de energia. Neste contexto, serve para prevenir a hipoglicemia.

Sintomas de hipoglicemia incluem:

  • Tremores nas mãos e fraqueza muscular nos membros inferiores.
  • Alteração no humor e desorientação.
  • Cansaço e
  • Irritabilidade
  • Visão turva
  • Fome súbita e repentina
  • Sudorese súbita sem motivo aparente
  • Agitação e palpitações
  • Vertigem e vertigem
  • Formigamento no pele,
  • No caso de estar na cama, adormecer e não ser capaz de acordar pode ser um sintoma de hipoglicemia grave, nestes casos, a pessoa deve ser despertada por outra pessoa e ser imediatamente assistida por pessoal médico.

Particularmente, se você perceber que isso ocorre cerca de 3 horas após a refeição, é provável que você tenha hipoglicemia. Isso pode ser confirmado pelo uso de um monitor de glicose no sangue para medir o nível de açúcar no sangue.

Como agir em caso de hipoglicemia?

 mão trêmula por um ataque de hipoglicemia ]

Durante um episódio de hipoglicemia leve a moderada, a pessoa geralmente está ciente desses sintomas. O tratamento principal consiste na administração de carboidratos, que são uma forma de açúcar.

Em casos de hipoglicemia severa, em que a pessoa está inconsciente, é necessária uma assistência médica urgente para que ele possa receber glicose por via intravenosa. A hipoglicemia pode ocorrer de forma inesperada e ter sérias conseqüências, especialmente se for grave.

Pâncreas e açúcar no sangue

Quando falamos de hipoglicemia, ajuda a entender como o açúcar no sangue é controlado. O pâncreas cria dois hormônios primários que desempenham papéis reguladores para manter os níveis de açúcar no sangue. Esses dois hormônios são insulina e glucagon.

A insulina é liberada quando consumimos carboidratos. Carboidratos aumentam o açúcar no sangue e a insulina ajuda a remover o açúcar do sangue e a transporta para os músculos e fígado como glicogênio. Quando o excesso de açúcar é consumido, ele é armazenado como gordura ou colesterol.

O glucagon serve a função oposta de aumentar o açúcar no sangue, estimulando a liberação de açúcares armazenados no fígado. É estimulado por um baixo nível de açúcar no sangue, cortisol e consumo de proteína. O glucagon também promove a queima de gordura .

A superprodução de insulina e o consumo excessivo de carboidratos causam hipoglicemia; o estímulo ao glucagon pode desempenhar um papel terapêutico na manutenção da estabilidade do açúcar no sangue.

Como evitar a hipoglicemia?

Tendo entendido de forma muito básica o balanço de açúcar no sangue, podemos analisar quais são as melhores estratégias para evitar a hipoglicemia. Se a hipoglicemia é algo que você experimenta em uma base regular, é provável que você precisará de estratégias diferentes para evitá-lo. No entanto, a melhor opção é, sem dúvida, a consulta com um endocrinologista que pode se referir a um nutricionista especializado em diabetes ou hipoglicemia

. Reduz a ingestão de carboidratos

Primeiro, é importante reduzir a ingestão de carboidratos . É o bombardeio constante de carboidratos que leva a flutuações no açúcar no sangue . Quando o açúcar no sangue aumenta, o mesmo acontece com a insulina. A insulina alta faz com que o nível de açúcar no sangue fique bloqueado.

Aqueles que seguem uma dieta americana padrão tendem a consumir entre 300 e 500 carboidratos por dia. Um intervalo mais adequado para começar seria entre 100 e 150 gramas. Idealmente, isso viria de fontes de baixo índice glicêmico, como vegetais de raiz, frutas orgânicas, maçãs, grapefruit e pequenas quantidades de mel cru. A diminuição da ingestão de carboidratos para aproximadamente 30 gramas por refeição parece proporcionar efeitos desejáveis ​​em algumas pessoas.

A opção por alimentos ricos em fibras retardará ainda mais a liberação de açúcar no sangue, proporcionando benefícios ao intestino com alimentos que produzem butirato. O butirato é um ácido graxo de cadeia curta que pode proporcionar muitos benefícios metabólicos ao organismo e pode proporcionar benefícios para pessoas com distúrbios metabólicos (3).

Consumir gorduras saudáveis ​​

 abacates para prevenir hipoglicemia

Ao reduzir o consumo de carboidratos, você pode substituir essas calorias por gorduras saudáveis, o que ajudará a estabilizar ainda mais o nível de açúcar no sangue Eventualmente, trabalhar para converter gorduras em uma fonte de energia primária sobre carboidratos pode ser muito útil. Nos estágios iniciais de redução da ingestão de carboidratos, eles servirão para saciar o apetite.

A combinação de gorduras saudáveis ​​ com alimentos contendo carboidratos ajuda a reduzir a resposta glicêmica a muitos alimentos. Isso serve para estabilizar o açúcar no sangue e prevenir hipoglicemia recorrente após as refeições.

  • Abacate
  • Nozes como amêndoas, castanhas e nozes
  • Azeite e azeitonas
  • Manteiga de amendoim e óleo de amendoim
  • Sementes de gergelim

3. Adicione magnésio à sua dieta

O magnésio está envolvido em centenas de processos no corpo. Com base em uma ampla gama de pesquisas, sabemos agora que o magnésio realmente desempenha um papel importante na regulação do açúcar no sangue . De fato, um estudo recente mostrou que os baixos estoques de magnésio no organismo aumentam o risco de fígado gorduroso e prediabetes.

Os melhores alimentos para magnésio incluem vegetais de folhas verdes, sementes de abóbora, vegetais do mar, peixes selvagens, abacate e chocolate escuro

O uso de suplementos adicionais de magnésio pode ser muito útil na manutenção de altos níveis de magnésio também. O mais usado é o cloreto de magnésio que pode ser adicionado à dieta diária

Referências:

  1. Drjokers – Hipoglicemia e tratamento natural
  2. Federação Mexicana de Diabetes
  3. Hormone.org – Diabetes and insulin
  4. ] NIH – National Diabetes Center

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